.

.
.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Juniores – Nacional da 2.ª Divisão: SC Vianense, 6 - AD Fafe, 1

Texto e fotos: João Carlos Lopes


Humilhados por culpa própria

É verdade! Os juniores da AD Fafe perderam mesmo por seis bolas a uma no campo n.º 2 do Sport Clube Vianense, naquela que foi a maior humilhação da época, pois nem com os dois primeiros classificados o Fafe consentiu semelhante descalabro. A equipa fafense acabou a partida com menos dois elementos, Rabiola e Neca, autores de duas das três grandes penalidades que os fafenses fizeram neste jogo. Os fafenses foram uma sombra de si mesmos.
A partida correu mal aos fafenses de princípio a fim, ainda que durante o primeiro tempo, em que o resultado, terminou com uma igualdade os fafenses tiveram oportunidade de passar para a frente do marcador em várias situações que desperdiçaram.
O Vianense colocou-se em vantagem logo aos quatro minutos quando Costa deu o melhor seguimento a um cruzamento da esquerda.
A partir do golo contrário o Fafe tomou literalmente conta da partida mas o nervoso miudinho impedia que os jogadores se entendessem e transformassem em golo as oportunidades criadas. Foi num desses lances de entendimento entre Mike e Fonseca que a bola chegou em condições a Fábio Teixeira e este fez o golo do empate.
No segundo tempo o Vianense voltou a colocar-se em vantagem logo ao primeiro minuto. Um cruzamento ao segundo poste com Ricardo a facturar para os da casa. Ainda havia muito tempo para jogar e o Fafe pode-se queixar de uma grande penalidade sobre Fábio Teixeira que não foi assinalada aos 49 minutos.
O jogo descarrilou aos 56 minutos quando Rabiola se envolveu sem bola, esta andava longe, com o vianense Ricardo, este caiu e o árbitro assinalou de pronto grande penalidade, com a consequente expulsão do guardião fafense. Tenev abdicou de Tiago Ribeiro para a entrada do outro guarda-redes Fábio Lago. Mauro é que não foi de modas e converteu o pénalti em golo.
A perder 3-1 e com menos um jogador já era difícil quanto mais que os jogadores fafenses nunca mais se encontraram no jogo, pelo contrário, estavam de cabeça perdida.
Aos 77 minutos um mau alívio de Fábio Lago resultou num grande golo do vianense David que, apanhando o guardião fafense adiantado, marcou quase do meio campo.
Aos 84 minutos o Vianense moralizado por tão larga e inesperada vantagem e aproveitando o facto do Fafe ter menos um elemento e estar de cabeça perdida voltam ao ataque e rematam para uma defesa acidental de Neca com a mão. Nova expulsão para o Fafe e nova grande penalidade que Mauro se encarregou de marcar e subir o marcador para 5-1.
A humilhação aumentou aos 88 minutos quando Fábio Lago rasteirou Ruça, desta vez o fafense só viu o cartão amarelo, mas Mauro voltou a converter a terceira grande penalidade.
Os fafenses saíram humilhados de um campo, onde a relva sintética, a bola que saltava muito, o vento e os seus próprios nervos contrariaram um favoritismo que à partida era por demais evidente.
Como dias maus toda a gente tem, estes jogadores vão ter oportunidade de mostrar que este foi mesmo e apenas um acidente de percurso.

Em jogo realizado no Campo n.º 2 do Sport Clube Vianense, sob a orientação do árbitro, Carlos Duarte da AF do porto, auxiliado por Jorge Silva e Pedro Martins , as equipas apresentaram:

SC VIANENSE: Rafael; Leonel, Abadeno, Franco, Cardoso, David, Kitos (Nuno Branco, 71’), Moreira, Ricardo, Mauro e Costa (Ruça, 77’). Treinador, Paulo Fernandes.

AD FAFE: Rabiola; Neca, Ricardo, Tiago Ribeiro (Fábio Lago, 58’), Nuno Carneiro, Fonseca, Ivo, Samu, Mike (Sandro, 61’), Paulo Jorge (Jorge Carneiro, 69’) e Fábio Teixeira. Treinador, Tenev.

ACÇÃO DISCIPLINAR: Cartões Amarelos: Abadeno, 15’; Fábio Teixeira, 44’; Paulo Jorge, 61’; Costa, 63’; Ricardo (ADF), 68’; Nuno Carneiro, 74’; Nuno Branco, 83’; Fonseca, 86’ e Fábio Lago, 88’. Cartões vermelhos: Rabiola, 56’ e Neca, 86’.