.

.
.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Futebol - 3.ª Divisão Nacional: Fafe, 1 – Macedo de Cavaleiros, 0

Texto e fotos: João Carlos Lopes

Armando Pinto deu alegria
em tarde de sofrimento

Vitória importante mas muito difícil do Fafe sobre o Macedo de Cavaleiros, com golo de Armando Pinto, na conversão de um livre directo, apontado aos 56 minutos, sendo certo que o Fafe jogou com menos um elemento, expulsão de Primo por acumulação de amarelos aos 45 minutos, situação que se verificou até aos 86, altura em que Paulo Pereira foi expulso também por acumulação na formação do Macedo de Cavaleiros. De resto, o Fafe, no segundo tempo, sofreu a bem sofrer para conseguir chegar ao fim do jogo com a pontuação máxima.
O piso antes de ser calcado parecia em boas condições mas cedo revelou que não ia proporcionar um bom futebol aos dois conjuntos, daí não se estranhar que a bola andasse muitas vezes pelo ar.
Com o terreno em muito más condições o erro do adversário passou a ser o objectivo das duas equipas. Assim aconteceu aos 17 minutos quando o macedense Eurico falhou uma intercepção de bola e esta sobrou para Ricardo Jorge que ficou isolado na cara de Pimenta mas permitiu depois que este desviasse o seu remate para canto.
Só aos 32 minutos voltou a haver uma jogada de muito perigo junto de uma área, desta vez para o Macedo de Cavaleiros com Luís Gancho a tentar fazer o chapéu a Carneiro e a bola a sair por cima da trave.
Quase sobre o apito para o intervalo Carlitos ia isolado para a baliza do Fafe e Primo viu-se obrigado a fazer falta o que lhe valeu o segundo amarelo e a respectiva expulsão. Do livre nada resultou porque Rui Ribeiro cortou de cabeça o remate de Eurico.
Ao intervalo Carlos Condeço fez entrar Armando para o lugar de Cerdeira, não arriscando assim a ficar reduzido de outro elemento uma vez o que o fafense já tinha cartão amarelo. Zézé recuou um pouco no terreno e Armando fez parelha com Ferrinho.
Aos 54 minutos o perigo rondou a baliza do Fafe com Valadares a aproveitar um ressalto resultante de um livre e, em boa posição, a atirar contra um defesa fafense.
No minuto seguinte foi a vez do Fafe dispor de um livre frontal à baliza. Armando Pinto encarregou-se de cobrar esse castigo e desferiu um remate muito colocado, ao ângulo inferior esquerdo da baliza do Macedo de Cavaleiros, sem qualquer hipótese para Pimenta.
A equipa transmontana passou a assumir o comando da partida por iniciativa do Fafe que passava, agora, a jogar em contra-ataque.
Nos minutos finais que os transmontanos dispuseram de um punhado de situações que levaram ao completo desespero o seu técnico Rui Vilarinho. Aos 80 minutos depois de uma jogada muito bem construída, a bola chegou a Carlitos com este a fazer um remate para a baliza que seria interceptado por um homem do Fafe; aos 84, o mesmo jogador fica em situação privilegiada mas, desta feita, permite a defesa de Carneiro; aos 87, Bruno, ao segundo poste meteu a cabeça onde era fácil fazer golo com o pé desperdiçando nova ocasião para a sua equipa; o mesmo Bruno, já em tempo de compensação, à entrada da área e sem oposição, atirou completamente ao lado.
O Fafe jogou os últimos minutos a soro mas conseguiu manter a vitória e, com muito esforço e sacrifício conseguiu pela terceira jornada consecutiva somar os três pontos.

Em jogo realizado no Parque Municipal de Desportos, sob a orientação de Miguel Machado, da AF do porto, auxiliado por Rui Oliveira e Hugo Campos, as equipas apresentaram:

AD FAFE: Carneiro; Primo, Armando Pinto, Xavi, Rui Ribeiro, André, Cerdeira (Armando, 45’), Kita (Sílvio, 90’), Ricardo Jorge, Ferrinho e Zézé (Fernandes, 66’). Treinador, Carlos Condeço.

MACEDO DE CAVALEIROS: Pimenta; Didácio, Corunha, Paulo Pereira, Eurico, Eduardo, Carlitos, Sana (Paulo Arrábidas, 19’), Valadares (Bruno, 56’), Bernardino (Pires, 74’) e Luís Gancho. Treinador, Rui Vilarinho.

ACÇÃO DISCIPLINAR: Amarelos – Paulo Arrábidas, 21’; Primo, 33’ e 45’; Cerdeira, 41’; Bernardino, 42’; Ferrinho, 53’; Paulo Pereira, 55’ e 86’; Kita, 65’ e Fernandes, 86’. Vermelhos: Primo, 45' e Paulo Pereira, 86'.

MARCADORES: Armando Pinto, 55’.