.

.
.

domingo, 9 de maio de 2010

Camp. Nac. 3.ª Div. – Fase final: AD Fafe, 2 – Vila Meã, 1

Texto e fotos: João Carlos Lopes/Tiago João Lopes

Acabar com o coração nas mãos


A AD Fafe venceu o Vila Meã por 2-1 e ascendeu ao segundo lugar nesta fase de subida mas não se livrou do susto na parte final do jogo quando sofreu um golo aos 86 minutos, sendo certo que a partida se prolongou por mais oito minutos além dos noventa.
O Fafe entrou praticamente a ganhar neste desafio tendo conseguido marcar aos quatro minutos de jogo na conversão de um livre directo soberbamente apontado por Silvestre. De ressalvar que Miguel Veiga foi quem ganhou o livre que originou o golo fafense. De resto este jogador desgastou sempre a defesa do Vila Meã, nunca dando um lance por perdido. Aliás, acabaria por estar também na génese do segundo golo do Fafe.

O Fafe podia ter marcado novamente nos minutos imediatos quando Ferrinho rematou contra as pernas dos defesas após uma boa jogada que teve Silvestre e Vítor Hugo como protagonistas. Também o Vila Meã teve uma situação idêntica com Hugo a fazer a bola bater nas pernas dos defesas fafenses

O Vila Meã tentava acercar-se da baliza fafense mas o máximo que conseguia era conquistar pontapés de canto, sendo certo que nesses lances levava algum perigo à área fafense.

O Vila Meã teve uma boa ocasião aos 21 minutos, num canto cobrado por Júnior com Franco a falhar à boca da baliza, perdendo uma grande oportunidade.

O Fafe ripostou com Veiga a servir Vítor Hugo e este a ser antecipado por Cajó. Aos 38 minutos, foi Vítor Hugo a servir Miguel Veiga mas este só chegou à bola com o seu melhor pé, o direito, quando a jogada impunha um esquerdo, perdendo-se uma boa ocasião.

No segundo tempo o Fafe desperdiçou uma excelente oportunidade aos 53 minutos, altura em que Mike meteu a bola nas costas da defesa onde apareceu Vítor Hugo a emendar mas sem o desvio necessário, permitindo defesa fácil a Cajó.

O Fafe chegou ao segundo golo aos 67 minutos. Miguel Veiga ganhou uma bola de cabeça a um adversário servindo Delfim que por sua vez cruzou para Jader, com este a ver Josi solto e a endossar-lhe a bola, tendo o caboverdiano ajeitado a bola e rematado fora do alcance de Cajó.

O jogo arrastou-se por algum tempo mas o Vila Meã começou a reagir aos 75 minutos, obrigando o Fafe a recuar no terreno. Precisamente nesta altura, Maniche isolou Hélder Neto e este falhou na cara de Nuno Dias, conquistando apenas um canto.

O Fafe tentou devolver o perigo, aos 77 minutos, Jader a solicitar Miguel Veiga mas a passar a bola com demasiada força. No minuto seguinte Miguel Veiga rematou de pronto, após lançamento longo, mas por cima da barra.

Aos 81 minutos, Jader teve uma boa incursão pela direita mas não rematou a preceito quando tinha Miguel Veiga a pedir a bola e em boa posição.

Aos 83 minutos Chico cruzou para Maniche rematar de cabeça com a bola a sair fácil para defesa de Nuno Dias. Aos 84, Delfim cobrou um livre directo descaído na direita com a bola a sair a rasar a trave.

Aos 86 minutos, as ameaças do Vila Meã concretizaram-se com Maniche a isolar Hélder Neto e este a rematar enrolado e a fazer o golo do que levou a pressão para os minutos finais da partida.

O Vila Meã ainda dispôs de um livre directo perto da área mas a bola, rematada por Quim, saiu muito por cima.

Já em período de compensação o veterano Gouveia rematou com violência e Zé Manel ofereceu o corpo à bola, ficando os visitantes a reclamar grande penalidade.

Os cinco minutos de compensação transformaram-se em oito porque o hoje acabou por estar parado algum tempo nesse período.

O Fafe jogou o suficiente para ganhar mas podia ter evitado ficar com o coração nas mãos nos instantes finais, principalmente depois de sofrer o golo e ainda ter evitado a eventual vantagem para o Vila Meã em caso de confronto directo.


Jogo realizado no Parque Municipal de Desportos, em Fafe.


Árbitro: Francisco Vicente, auxiliado por Bruno Costa e António Trindade (CA Vila Real).


AD FAFE: Nuno Dias; Primo, José Manuel, Miguel Mendes e Mike, Silvestre, Bijou (André, 90’), Josi (André, 74’) e Silvestre; Ferrinho (Jader, 64’), Vítor Hugo (Delfim, 64) e Miguel Veiga. Treinador, Agostinho Bento.


AC VILA MEÃ: Cajó; Pinheiro, Chico, Luciano (Maniche, 74’), Hélder Neto, Júnior (Lemos, 46’), Franco (Quim, 50’), Hugo, Igor, Gouveia, e Joca. Treinador, Pedro Pinto.


MARCADORES: Silvestre, 4’; Josi, 67’ e Hélder Neto, 86’.
.

Sem comentários: