.

.
.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Futebol Veteranos: UD Fafe A60, 3 - Trie Football Club (França), 0

Texto e Fotos: João Carlos Lopes/Tiago João Lopes

Encantadores de franceses

Os veteranos da UD Fafe Anos 60, receberam e bateram a equipa congénere francesa do Trie Football Club por 3-0, em jogo disputado esta quinta-feira no campo n.º 2 do Parque Municipal de Desportos, em Fafe. Depois de terem encantado na recepção ao Cap-Ferret, parecem ter feito o mesmo a esta formação da região de Lourdes.
Os francesses, de férias no nosso país, fizeram uma viagem de cerca de mil quilómetros e chegaram a Fafe desgastados com a agravante de terem apenas um jogador suplente. Porém, isso não invalidou que dessem o melhor de si dentro das quatro linhas.
Foi com alguma naturalidade que os fafenses chegaram ao primeiro golo da autoria de Zé Avelino quando estavam decorridos 14 minutos de jogo e numa altura em que os fafenses já rondavam com frequência a área contrária.
Os franceses dificilmente passavam do meio campo e o guarda-redes Anselmo era quase um mero espectador, pelo que o segundo golo fafense não demoraria muito a surgir, através de Pereira.
Durante a primeira parte, que durou trinta minutos, a equipa que viajou de Lourdes mostrou vontade de marcar um golo mas as suas acções foram facilmente anuladas pelos fafenses.
No segundo tempo, e mediante as escassas opções que os franceses tinham parar refrescar a equipa, os fafenses Jaime e Charta foram dar uma ajudinha ao Trie FootBall Club, entrando o primeiro para a defesa e o segundo para o ataque.
Com estes dois elementos e ainda devido às alterações feitas pelo técnico fafense Nito Coelho, aos poucos a partida ficou mais equilibrada e as situações de apuro junto da baliza de Anselmo já não eram a utopia da primeira parte, tendo o guardião fafense sido obrigado a aplicar-se mais que uma vez.

Na outra baliza também estava outro fafense, um emigrante, José Costa, que abandonou Portugal rumo à França ainda com dez anos de idade. Agora já é avô e está nesta equipa a convite de um dos presidentes, Cristian Sarabouse, uma vez que o Clube fundado em 2005 não tinha guarda-redes e Costa, que já defendia noutra formação de veteranos, não conseguiu dizer que não. Nesta segunda parte ainda negou o golo aos fafenses por mais que uma vez.
Apesar da equipa do Trie Football Clube ter melhorado a sua produção, ainda coma ajuda de outro fafense, Feliciano, já na sua parte final, foi a UD Fafe A60 a chegar ao terceiro golo, depois de ter falhado algumas oportunidades. Braga fechou a contagem aos 55 minutos e pouco depois terminou a partida.
O jogo prosseguiu mais tarde mas à mesa, no Restaurante Girassol, onde os franceses foram presenteados com um jantar, que teve entradas, sopa, dois pratos diferentes e sobremesa.
O presidente da UD Fafe A60, Rogério Ferreira, ficou sentado ao lado do presidente Cristian Sarabouse, com este último a convidar os fafenses para irem à França no próximo ano, o que deverá acontecer por altura do feriado do dia dez de Junho que ocorre a uma sexta-feira.
Na hora dos discursos o presidente fafense presenteou o seu homólogo com algumas recordações de Fafe, sendo certo que os franceses já tinham entregue uma recordação aos fafenses no início do jogo. Depois, desejou que os mesmos se divirtam nesta região sem que antes tivesse dito que o jantar é a melhor parte de todo o convívio pois reúne toda a gente num espaço mais reduzido o qual permite o intercâmbio.
Da parte dos franceses, foi dito que já há um ano que andavam a tratar de vir a Fafe realizar este jogo e que estão muito contentes pela recepção feita pelo que aguardam com expectativa a visita dos fafenses. O presidente Cristian Sarabouse disse ainda que levam duas lições desta visita, a da comida e do futebol praticado pelos fafenses. De resto, adiantou que já estiveram em Inglaterra, Bélgica e Holanda, onde também foram bem recebidos mas onde a comida não era tão boa. Sendo assim, prometeram que a UD Fafe Anos 60 será recebida da mesma forma quando se deslocar a França.
.
Jogo realizado no Campo n.º 2 do Parque Municipal de Desportos, em Fafe
.
Árbitro: Neves Fernandes, auxiliado por Armindo Canoiro e Jaime Costa.
.
UD FAFE A60. Anselmo; Cunha, Geno, Roberto, Pereira, Samuel, Feliciano, Pires, Zé Avelino, Filipe Silva e Abílio. JOGARAM AINDA: Carneiro, Braga, João Paulo, Gentil e Afonso.
.
TRIE FOOTBALL CLUB: José Costa; Lacassane, Vanchent, Torne, Christian Sentaene, Castells, Fourquet, Alex Monlus, Cristian Sarabouse, René Abadie, Jean Pierre Dastalue. JOGARAM AINDA: Crhistian Duprat, Jaime e Charta.
.
MARACADORES: Zé Avelino, 14’; Pereira, 20’ e Braga, 55’.
.

Sem comentários: