.

.
.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Festa do Desporto premiou centenas de atletas e equipas

Texto e fotos: CM Fafe
.
Louvável reconhecimento
.

O Pavilhão Multiusos recebeu mais uma edição da Festa do Desporto, neste caso, para premiar os atletas e clubes locais que mais se distinguiram na temporada desportiva 2010/2011 em função do seu rendimento desportivo e bem assim as equipas mais disciplinadas do concelho, ao nível do futebol federado e do futebol popular.

Fafe deve ser dos poucos municípios do país (se não o único) que, periódica e regularmente, desde há muitos anos, promove a consagração dos seus melhores atletas das várias modalidades e as suas equipas mais disciplinadas nos recintos desportivos, o que leva o presidente da Câmara, José Ribeiro, a considerar que “isso é motivo de orgulho para nós mas também para todos os desportistas locais”.

Na verdade, contam-se pelas centenas os atletas que receberam distinções no âmbito da Festa, nas múltiplas modalidades que se praticam no concelho.

No caso do Troféu Disciplina “Não à Violência-Viva o Desporto”, foram premiadas, como habitualmente, as três equipas seniores mais disciplinadas dos campeonatos da Associação de Futebol de Braga (GDC Fornelos, Agrupamento de Santa Cristina e GD Silvares), bem como nove equipas ao nível dos escalões de formação. Igualmente foram distinguidas três equipas seniores (Armil, Pardelhas e Paços) e seis de formação no âmbito da Associação do Futebol Popular de Fafe. De igual forma e pela primeira vez, foram galardoadas três equipas seniores no seio da Associação de Futsal de Fafe (CD Vinhós, Club Alfa e Ases de S. Jorge).

Por seu turno, com o Prémio Desportivo “Câmara Municipal de Fafe” foram distinguidos os atletas e clubes que se salientaram ao nível dos resultados, sendo campeões nacionais ou distritais ou subindo de divisão. No andebol, foi premiado o Andebol Clube de Fafe, campeão nacional da 2ª divisão.

Foram ainda premiados atletas e equipas nas áreas da arbitragem, atletismo, BTT-Down Hill (Restauradores da Granja), canoagem (Clube Náutico de Fafe, campeão nacional de Kayak Extremo), desporto adaptado (Clube Desportivo Cercifaf, com vários atletas campeões do mundo, da Europa e de Portugal), futebol (saliência para o Grupo Desportivo de Travassós, equipa campeã da série B da 1ª divisão da AF Braga), futsal, karaté (Associação de Karaté de Fafe e Centro Budo de Fafe, com campeões nacionais e regionais), taekwondo, natação, patinagem artística (Grupo Nun’Álvares) e pedestrianismo/montanhismo (Grupo “Restauradores da Granja”, o maior clube de pedestrianismo a nível nacional).

Este ano foi homenageado um jornalista que muito tem feito pela divulgação do desporto concelhio, João Carlos Lopes, autor do blogue-jornal Montelongo Desportivo.

De igual forma, foi distinguida a equipa que organiza há mais de uma década de forma voluntária o torneio de futebol juvenil de Fafe.

A animação esteve a cargo da Associação de Karaté, Clube + e Grupo Nun’Álvares.

Na entrega dos prémios, além do presidente da autarquia, José Ribeiro e dos vereadores Antero Barbosa, Pompeu Martins, Vitor Moreira e Helena Lemos, estiveram presentes Aníbal Cabral Pires, presidente da Associação de Natação do Norte de Portugal; Custódio Ribeiro, presidente do Conselho de Arbitragem da AF Braga; Álvaro Dantas, representante da Associação de Futebol de Braga; o Delegado do INATEL; Iasalde Martins, presidente da Associação de Futebol Popular de Fafe; Gilberto Moreira, presidente da Associação de Futsal de Fafe e Neno, antigo guarda-redes do Benfica, V. Guimarães e da selecção nacional.
A Câmara foi felicitada pela promoção, mais uma vez, da Festa do Desporto, pelo incentivo dado aos atletas e clubes do concelho. De ano para ano, multiplica-se o número dos desportistas e equipas que se salientam nas diversas modalidades, nas provas nacionais e regionais, em resultado dos prémios que a autarquia atribui e que funcionam como estímulo para um melhor rendimento individual e colectivo.

Do mesmo modo, e como frisou Custódio Ribeiro, presidente do Conselho de Arbitragem da AF Braga, é notável “a importância que o Prémio Disciplina não à Violência teve nas equipas que participaram nos campeonatos distritais de futebol nos últimos 10 anos”.
.

Sem comentários: