.

.
.

domingo, 22 de novembro de 2015

Futsal – AF Braga: Nun’Álvares, 3 – Ass. Futsal Fafe/Sol Poente, 1 (Intenso)

Texto e fotos: João Carlos Lopes 

Equilíbrio sobre brasas 

Foi perante uma numerosa assistência afecta às duas equipas que o Grupo Nun’Álvares bateu a Associação Futsal Fafe/Sol Poente por 3-1, em jogo da 8.ª Jornada do Campeonato Distrital da AF Braga. Foi um jogo inicialmente táctico e depois vivo, intenso e espetacular que podia ter pendido para qualquer dos lados pois a supremacia de uma equipa sobre a outra nunca chegou a existir, uma vez que o equilíbrio foi a nora dominante.

Assistiu-se a uma primeira parte de respeito mútuo em que as duas equipas fizeram inúmeros remates mas tiveram sempre mais cautelas defensivas do que propriamente arriscar mais na frente. 

Ainda assim, além de alguns remates mais fortuitos, houve lances em que o golo podia ter aparecido. Houve uma jogada em que Bruno Sousa tentou servir Carlos mas Diogo Rafael foi providencial. Pouco depois Ribeiro combinou bem com Tiago Nogueira mas o remate deste foi travado pelo guardião Teixeira. 

A AFF/SL teve outro lance aos 11’, em que Gijo bateu um livre e Luisinho teve que fazer uma defesa apertada. 

A equipa de José Magalhães atingiu a sexta falta a seis minutos do final e pouco depois esteve perto de marcar por Bruno Sousa que tentou meter sobre o corpo de Luisinho com este a defender com o peito. A faltar três minutos para o final Tiago Nogueira evitou remate perigoso de Mica. 

O GNA respondeu de contra-ataque com Laureta a fazer quase tudo bem mas a acabar a rematar ao lado. 

A primeira parte chegou com a igualdade a zero e com alguns remates ao lado de Laureta, Mica, Bruno Sousa, Ribeiro, Fonseca, e Gijo, com alguns destes atletas a rematarem mais que uma vez.

Na segunda parte as equipas apareceram a arriscar mais e depois de um remate de Shake, pouco depois Tiago Nogueira foi desarmado quando ia encostar para o golo. Resposta pronta da AFF/SP, com Mica a rematar e Lusisinho na defesa a desviar a bola para o poste, com Mica ainda a rematar de novo, desta vez com o pé direito. 

Antes de se completarem três minutos Shake rematou para defesa de Rafa e cinco segundos depois Ribeiro aproveitou para inaugurar o marcador ao rematar colocado aproveitando o facto do guarda-redes Rafa estar um pouco encoberto. 

Voltou a ser o GNA a ter mais dois remates, primeiro de livre de Laureta e logo de seguida de Ribeiro. 

Reagiu a AFF/SP com Mica a rematar para defesa de Luisinho e depois, após um livre, Gijo a rematar contra a barreira.

Com nove minutos decorridos Bruno Sousa voltou a por Luisinho à prova, seguindo-se mais três remates de Carlos. Este jogador, Vítor e Giho podiam ter feito melhor numa jogada pouco depois. Respondeu o GNA com Diogo Rafael a obrigar a defesa de Rafa, Tiago Lopes a não fazer golo por muito pouco e depois Laureta a ver Rafa a defender com o pé. 

AFF/SP chegou ao golo do empate por Bruno Sousa a cinco minutos do final do jogo, com o jogador a aproveitar uma situação quase idêntica à do golo do adversário e a colocar a bola na baliza. 

O 2-1 surgiu numa jogada de 3x1 conduzida por Mateus que tocou para a esquerda onde Laureta recebeu e rematou cruzado. 

Ambas as equipas tentaram o golo de seguida mas tanto Luisinho como Rafa negaram os intentos.

A faltar cerca de três minutos para o final a AFF/SP atingiu a quinta falta e a dois minutos e meio do fim chegou o 3-1 num lance polémico, em que foi reclamada falta perto da baliza do GNA e o árbitro considerou que foi ao contrário. Sexta falta penalizada com livre de dez metros que Laureta converteu em golo com um remate colocado.

Depois do terceiro golo e devido a festejos adeptos das duas equipas envolveram-se em agressões verbais e quase físicas mas tudo foi rapidamente sanado pelos agentes da autoridade. 

Ainda houve tempo para Tiago Nogueira enviar uma bola ao poste, tendo o jogo terminado com a alegria eufórica de uns e a tristeza de outros. 

Ambas as equipas tiveram apoio dos seus adeptos, com a do GNA que fez concentrar a sua formação nas bancadas a notar-se mais um pouco. 


Jogo no Pavilhão do Grupo Nun’Álvares

NUN’ÁLVARES: Lusisinho (gr), Tiago Lopes, Laureta (2), Mateus e Tiago Nogueira. João (gr), Ribeiro (1), Zé Fernando, Shake, Bertinho, Hugo Lemos e Diogo Rafael. Treinador, Hugo Oliveira. 

A. FUTSAL FAFE/SOL POENTE: Teixeira (gr); Gijo, Mica, Bruno Sousa (1) e Fonseca. Vítor, Carlos, Rafa (gr), Fonseca, Diogo Meireles, Nuno Sousa e David. Treinador, José Magalhães.

Sem comentários: