.

.
.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Restauradores da Granja: 40 anos ao serviço do Desporto e Cultura

REDAÇÃO

Um nome que fala por si 

O Grupo Cultural e Desportivo Restauradores da Granja comemora 40 anos de existência. O dia 21 de fevereiro de 1979, data da escritura Pública, no Cartório Notarial de Fafe, é a data oficial da sua fundação para todos os efeitos, embora já existisse informalmente desde 1977. A coletividade surgiu por iniciativa de alguns jovens do Bairro da Granja, com o objetivo de proporcionar aos seus associados atividades culturais e desportivas. 

Ao longo da sua existência, os Restauradores da Granja construíram uma sede própria e respetivas infraestruturas, composta por ringue desportivo vedado e iluminado, balneários e bancadas. Tem também um auditório com capacidade para 56 lugares. 

Os Restauradores da Granja desenvolveram e desenvolvem atividades nas mais diversas áreas: 

Na cultura destaca-se o teatro, o cinema (com exibição de filmes), as exposições de pintura e de fotografia, a música, com a organização de vários concertos, concursos de karaoke, as danças (hip hop e de salão), o Cantar os Reis e o acolhimento de bandas de música; 

Quanto ao desporto, realce para as modalidades de btt-dh (campeões nacionais e regionais), atletismo, futebol de salão, futsal, futebol 11, triatlo, todo-o-terreno, enduro, super enduro, basquetebol, ténis-de-mesa, setas, snooker, ténis, xadrez e damas, pedestrianismo e montanhismo, paintball, para a organização do “Montes Longos - Festival de Percursos Pedestres” (10 edições) e a “Marcha da Liberdade”, que dá a conhecer a pé, ano após ano, o concelho de Fafe; 

No recreio, os Restauradores da Granja honram os seus associados com jogos tradicionais e populares, gincanas de bicicletas, descidas de carros de madeira, de trotinetas e rally paper, magusto, concursos de máscaras de Carnaval, festa de Natal, recreação da desfolhada, micologia (estudo e sensibilização), passeios de Vespa de carros antigos e de bicicletas antigas, Vespas de Natal, torneios de matraquilhos, de sueca e do jogo da malha. Implantação de percursos pedestres no concelho de Fafe. Organiza também a festa de Halloween e o Encontro de Pais Natal de Fafe. 

Relativamente à área da multimédia, viu nascer o site Pregoafundo, dedicado aos desportos motorizados, e organiza competições de pro evolution soccer. 

De tantas atividades, o destaque vai para a festa em honra de São Pedro, seu padroeiro, com a monumental cascata a atrair centenas de visitantes. 

Os Restauradores da Granja, desenvolvem iniciativas em variadíssimas áreas em conjunto com outras associações, autarquias e federações, colaborando ainda em acções solidárias. Participaram em vários Encontros Juvenis, em Feiras Associativas, na Feira das Associações do Concelho de Fafe e na Marcha Luminosa. 

Toda a sua dedicação em prol da cultura, do desporto e do recreio, trouxe aos Restauradores da Granja o reconhecimento público com a conquista de vários prémios. 

Ao longo do ano de 2019, pretende-se levar a efeito alguns eventos para comemorar os 40 anos da existência da coletividade e ainda a inauguração do ”Espaço Memória”, com o intuito de perpetuar tudo o que se tem feito no seu seio. 

Sem comentários: