.

.
.

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Última entrevista de Stephane Varela antes de deixar o GDCR Fareja



ENTREVISTA POR: RICARDO PEREIRA (FAREJA TV)

"O nosso maior problema era jogar em pelado"

Stephane Varela fez o rescaldo da última época e ainda sem ter tomado a decisão de sair do GD Fareja e assinar pelo GD Selho, deu esta entrevista à Fareja TV.

FarejaTV: Depois de realizada a ultima jornada,que rescaldo faz desta época?

Stephane Varela: Foi uma época que acaba por ser positiva, batemos todos os recordes do clube alcançados nas épocas anteriores, mas claro, que perante o decorrer da época, ficou aquela sensação que podíamos ter feito mais. O nosso objectivo de início não era esta posição, mas foram feitas coisas muito boas, que devem ser recordadas, e servir de incentivo para as próximas épocas.

FTV: Em certa altura da época, aproximaram-se dos lugares cimeiros, estando muito perto em termos de pontuação, mas quando parecia que iam assumir a candidatura a uma provável subida a equipa perdeu alguns pontos contra equipas teoricamente acessíveis. O que se passou?

SV: Sim, um dos pontos negativos foi pensar que alguns jogos que teoricamente seriam mais fáceis, contra equipas acessíveis, que o golo iria aparecer, mas tivemos jogos, em que as equipas adversárias adoptaram tácticas mais defensivas, e jogavam à espera do err, e muitas vezes esse erro apareceu da nossa parte, por isso saímos muitas vezes penalizados por esses faltas de concentração. Eu tentava sempre, na preparação dos jogos, precaver esse pormenor, e dizia aos meus jogadores que os jogos se ganham dentro das quatro linhas.

FTV: Medo de assumir? Acusaram a pressão? Ou terá sido alguma inexperiência do plantel neste tipo de situação? Até porque o mais difícil estava feito,  que era a aproximação aos lugares da frente.

SV: Nunca tivemos medo de assumir, nem da pressão que foi aparecendo, consequência da classificação que íamos mantendo, por vezes nestes jogos há menos motivação e se facilita um pouco, e quando acordamos já é tarde.É lógico que era um plantel novo mas por vezes temos que ter outra mentalidade, e tentarmos ser maduros dentro de campo.

FTV: No mercado de inverno, fez algumas contratações, algumas delas de jogadores já com muita experiência, achou que era necessário equilibrar o plantel, contrastando com alguma juventude que existia no plantel até então?  Quando foi buscar esses jogadores, era para fazer o tal ataque aos lugares cimeiros? Nessa altura, ainda acreditava na subida?

Stephane Varela: Foi reajustar o plantel, para termos mais opções nessa altura pois tudo ainda era possível e estávamos confiantes que poderíamos chegar mais acima e concretizar o objectivo.

FTV: E na taça, tiveram eliminatórias que passaram com muito brilhantismo, contra adversários favoritos. Poderiam ter ido mais além? Ou o foco era mesmo o campeonato?

SV: O nosso foco sempre foi o campeonato, na taça, o objectivo era ir o mais longe possível.

FTV: Sabemos que todos os jogadores contratados esta época, tiveram o seu aval e que todo o plantel foi construído por si, continua a acreditar neste plantel? Houve algum jogador que o surpreendeu pela positiva?

SV: Sim, todos os jogadores corresponderam ao que eu esperava deles, por isso a época foi positiva, mas houve jogadores que me surpreenderam pela positiva, que agora têm de continuar a trabalhar, e manter a humildade para poderem dar o salto.

FTV: Fim de época, altura de começar a preparar a próxima, já renovou com o GD Fareja?
E a sua equipa técnica?

SV: Sim já fomos convidados a continuar, mas ainda é uma situação analisar, tem surgido alguns convites, vamos ver.

FTV: E os jogadores, com certeza que quererá manter alguns jogadores para a próxima época, ja assegurou a renovação dos imprescindíveis? Está preparado para perder alguns jogadores desses jogadores importantes? Já tem algum reforço sondado ou garantido para a próxima época?

SV: Temos que estar sempre preparados para perder jogadores, uns porque querem jogar mais minutos, outros porque querem sair para clubes com projectos mais aliciantes, mas a vida dos clubes é mesmo assim, saem uns vêm outros.

FTV: Depois de realizada a primeira época completa que serviu no fundo para cimentar e ajustar algumas lacunas que existiam, acha o clube capaz de assumir uma candidatura à subida logo no inicio?

SV: Já foram feitas coisas boas, da última época para esta houve muitas alterações positivas, claro que se tem ainda que melhorar mais, para quando o clube chegar a uma divisão acima estar preparado. Sabemos que a divisão acima é muito mais exigente, em termos de qualidade de plantel e em termos directivos.

FTV: O relvado sintético, é um projecto deste clube, acha essencial para o crescimento deste clube? Concorda que o GD Fareja, partia em desvantagem sempre que visitava equipas com sintético? Até pela preparação desses próprios jogos, pois vocês faziam os treinos em campo pelado, e nos jogos tinham que jogar em sintético, não era fácil?

SV: Sabemos que o sintético é muito importante em todos os aspectos, na preparação dos jogos, claro que preparar um jogo em pelado, e no fim de semana jogar num sintético, nos desfavorecia, mas tentamos sempre superar essas dificuldades. Acho até que a nossa equipa nesta época, os melhores jogos que fez foi em sintéticos, o nosso maior problema era jogar em pelado. Ajuda também a convencer jogadores a ingressar no clube, pois todos gostam de treinar e jogar em piso sintético. E para nós equipa técnica trabalhar, pois temos a plena noção que há exercícios de treino que não funcionam em pelado. 

Sem comentários: