.

.
.

terça-feira, 28 de maio de 2019

Montanheiros dos Restauradores da Granja deslumbrados com as paisagens de Sistelo

REDAÇÃO

Uma caminhada para memória futura 

No passado sábado (25-05-2019), uma vintena de montanhistas rumou ao Sistelo, nos Arcos de Valdevez, para percorrer o percurso pedestre denominado Trilho do Glaciar e do Alto Vez, com início e fim na aldeia de Porto Cova. Foi mais uma organização dos Restauradores da Granja, integrada no seu calendário de caminhadas.

Situado na vertente norte da serra da Peneda, o percurso desenvolve-se por caminhos tradicionais de montanha, com destaque para o bonito e bem preservado carreteiro, assim designado por aí passarem os carros de bois.

À medida que se subia na montanha, melhor se observavam os conhecidos socalcos do Sistelo, integradores do complexo agro-silvo-pastoril, também constituído pelos núcleos habitacionais, regadios, espigueiros, e eiras, numa sábia e harmoniosa construção humana.

Pouco-a-pouco, entra-se no vale glaciar da serra da Peneda, onde se observaram as moreias, designação para o depósito dos materiais arrastados pelo gelo glaciar que se acumulavam nos lados e na parte inferior deste.

Deixando para trás o belíssimo planalto que ofereceu aos participantes uma das mais belas vistas sobre praticamente todo o Alto Minho, serpenteou-se a pitoresca branda de Crastibô, hoje praticamente abandonada, rodeada por pastagens de montanha e refrescantes bosques de carvalhos.

A jornada terminou com a habitual merenda, que todos partilharam, numa saudável e harmoniosa confraternização.

A próxima actividade dos Restauradores da Granja será no dia 9 do próximo mês de Junho, e terá lugar no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês. As inscrições já estão abertas.

Sem comentários: