.

.
.

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Caminhada dos Leões do Ferro foi um hino ao passado e ao futuro

TEXTO E FOTOS: JOÃO CARLOS LOPES
BREVEMENTE FOTOS DO EVENTO

O Rio Ferro a cantar e a "Fábrica" do canal e das turbinas e de muitas famílias   

O Grupo Leões do Ferro, sediado no Bairro da Fábrica do Ferro, em Fafe reuniu cerca de meia centena de caminheiros numa caminhada pela saúde física e mental dos participantes que ficaram maravilhados com a riqueza paisagística e o espólio que resta da antiga "Fábrica" que deu trabalho a milhares de pessoas ao longo dos anos e que se está a tornar numa zona industrial idêntica à do Bugio. 

O passeio higiénico de cerca de sete quilómetros levou os participantes a passar pelo Lugar da Cruz, em Antime, antes de passar pelo túnel debaixo da autoestrada A7 e descer até junto do Rio Ferro onde a escassos 50 metros se encontra um moinho de água completo e em pleno funcionamento, com o cheiro a farinha que estava visível a no passar despercebido aos caminheiros. 

O Rio Ferro canta e encanta ao bater nas pedras do seu leito e mostra toda a sua pujança,  reclamando mais carinho e atenção por parte das autoridades competentes para uma área tão bela e abandonada como aquela. 

Na encosta lá estava a Fábrica do Ferro praticamente intacta por fora e a sofrer grandes transformações por dentro. Agora um cemitério de memórias que noutros tempos alimentou famílias inteiras, que tinha creche, piscina, cantina e era um autêntico mundo. Ainda bem que a "Fábrica" se está a tornar num parque industrial onde já se instalaram alguma empresas, onde já é visível um pavilhão com relva sintética e outro mesmo ao lado a levar o mesmo rumo, onde vai existir um ginásio no meio das empresas, e há ideia para um bar panorâmico. 

Na "Fábrica" ainda há muitos objectos doutros tempos e que delícia é ouvir as turbinas ainda a trabalhar a uma velocidade estonteante, bem oleadas e que parecem ter embalado para a eternidade, fabricando continuamente energia eléctrica. Há ainda as caldeiras que parecem dignas de um filme do Walt Disney, tudo coisas que nos fazem sonhar e pensar em quanto felizes foram as pessoas que ali trabalharam anos a fio. Até alguns cartões junto da portaria nos reportam a nostalgia que aqueles que trabalharam naquela fábrica sentem.

Estão de parabéns os Leões do Ferro por esta incursão ao passado e ao véu do futuro porque a vida tem que continuar a fluir como a água que enche o canal da "Fábrica" e alimenta as turbinas que vão gerar a energia que dá luz e vida a muitos lares.

Era muito importante que os responsáveis daquela área da Fábrica fizessem um museu para perpetuar as memórias de um passado que deu futuro a muita gente.  

Sem comentários: