.

.
.

sábado, 13 de junho de 2020

Andebol | Nuno Silva abandona o andebol aos 38 anos de idade

TEXTO E FOTO: JOÃO CARLOS LOPES

Internacional deixou a sua marca na modalidade  

Nuno Silva deu por terminada a sua carreira de guarda-redes de andebol nacional aos 38 anos de idade, depois de ter representado o Águas Santas na temporada 2029/20. Foi um jogador que se destacou pela sua qualidade na baliza e pela sua postura serena fora dela escrevendo belas páginas no andebol nacional e deixando uma marca de grande relevo para o andebol fafense. Apesar de ainda poder jogar mais alguns anos, deixa a modalidade por motivos familiares.  

Ainda assim, o  guarda-redes teve uma carreira longa. Fez formação no AC Fafe de onde e saiu para um percurso singular no andebol nacional com passagem por vários clubes entres os quais o ABC, Benfica e Sporting com chamadas à selecção Nacional. 

Nuno Silva nasceu em Fafe a 30 de Janeiro de 1982 e foi jogador profissional de andebol durante cerca de duas décadas na posição específica de guarda-redes. Começou por praticar a modalidade na rua e experimentou até outros desportos mas as suas qualidades na baliza de andebol levaram-no a traçar uma carreira invejável com passagens pelo AC Fafe onde tudo começou de forma mais organizada. 

Ainda como juvenil teve um convite do ABC de Braga que lhe abriu as portas para ser jogador de andebol. Regressou uma época ao AC Fafe, mudou-se para o Sporting da Horta, para regressar novamente ao AC Fafe, na altura já na 1.ª divisão. 

Passou pelo São Bernardo, mudou-se para o Sporting Clube de Portugal e depois para o Benfica onde se sagrou Campeão Nacional, título que fugia ao Clube há 18 anos. Regressou novamente ao Sporting da Horta e depois ao AC Fafe de onde saiu na última temporada para o Águas Santas. 
Este fafense representou também a Selecção Nacional desde os Sub-16 até aos Seniores A, num total de 49 internacionalizações. 

Sem comentários: