.

.
.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Futebol - 3.ª Divisão Nacional: Joane, 0 - AD Fafe, 2

Texto e fotos: João Carlos Lopes


Pragmatismo acima de tudo

O Fafe conseguiu uma importante vitória no terreno do Joane, ao vencer por 2-0, numa partida difícil em ambiente não menos complicado fora das quatro linhas. Com determinação e acima de tudo muito pragmatismo, num recinto muito pequeno, os fafenses fizeram aquilo que todos esperavam, venceram.
O primeiro golo do Fafe foi obtido por Ferrinho, aos 10 minutos de jogo com este a rematar de pronto já dentro da área, em diagonal, mas com muita força, a bola saiu como um fuso e entro já perto do poste mais distante da baliza à guarda de Sérgio.
Nos primeiros 15 minutos o Fafe controlou a partida mas, a partir daí o Joane começou a procurar compensar o prejuízo e acercou-se várias vezes da baliza à guarda de Carneiro.
O Fafe jogava agora em contra-ataque mas via a formação do Joane a cheirar o golo com frequência. Valeu a concentração de defensiva dos fafenses e a actuação acertada de Carneiro.
À passagem da meia hora de jogo o Fafe estava praticamente encolhido no seu meio campo e aos 36 minutos na melhor jogada dos da casa, valeu Sílvio a tirar a bola sobre o risco de golo.
Pouco antes do intervalo o Fafe quase que chegava ao 2-0 mas ao bom cabeceamento de Zézé correspondeu Sérgio com boa defesa.
No segundo tempo o Joane esteve perto de chegar ao empate aos 48 minutos. Porém, o cruzamento tenso de Jader não encontrou correspondência nos seus companheiros.
O Fafe controlou a partida manietando praticamente os jogadores do Joane que não conseguiam penetrar na área fafense nem utilizavam a meia distância para surpreender Carneiro.
O jogo complicou-se aos 78 minutos quando, depois de uma falta a meio campo, o Joane viu dois jogadores serem expulsos por protestos, um deles foi o guarda-redes Sérgio, que já defendeu as cores da AD Fafe.
Mesmo em superioridade numérica o Fafe teve dificuldades em chegar ao segundo golo, embora estivesse por mais que uma vez muito perto de o conseguir.
O Joane, com menos dois jogadores quase não chegava à área do Fafe mas, perto do final ainda conseguiu assustar carneiro.
Seria em jogada de puro contra-ataque que o Fafe chegaria ao 2-0 no último minuto de compensação. João Nogueira desceu pela direita, foi à linha e cruzou rasteiro para Vítor Borges encostar o pé na bola e fazer um golo fácil.
Dos quatro fafenses ao serviço do Joane só Gil e Jader foram titulares. Gil é um dos jogadores mais influentes desta equipa e o dono da marcação das bolas paradas. Foi sacrificado no segundo tempo ao descer para defesa direito e mais tarde teve de sair para que pudesse entrar o outro guarda-redes da sua equipa. Jader também esteve bem principalmente nos cruzamentos para área embora a defesa fafense não lhe tivesse permitido fazer isso muitas vezes.
.
Escaramuças na bancada
.
Durante a segunda parte o público distraiu-se muito tempo com as escaramuças que houve entre a claque do Fafe e alguns elementos afectos ao Joane. As forças de segurança estiveram mal ao permitirem, no segundo tempo, que esses elementos do Joane fossem para a beira dos fafenses. Voltaram a estar mal quando em vez de se colocarem no meio das duas facções, se colocaram numa das margens não podendo depois evitar os inevitáveis confrontos. Voltaram a estar mal quando identificaram elementos da claque do Fafe e não identificaram os agressores da outra facção, bem visíveis aos olhos de todos, menos dos senhores agentes.

NESTA PARTIDA O FAFE APRESENTOU:

Carneiro; Primo, Sílvio, Xavi e Armando Pinto; Cerdeira, André e Ricardo Jorge (Kita, 84’); Armando, Zézé (João Nogueira, 68’) e Ferrinho (Vítor Borges, 73’). Treinador Carlos Condeço.


MARCADDORES: Ferrinho, 10’ e Vítor Borges, 94’.