.

.
.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Juvenis: Arões - Ases / Esclarecimento de lance após grande penalidade

.
Árbitro interpretou bem a lei
.
Porque não somos donos da verdade e porque devemos informar com rectidão e dentro das normas dos respectivos desportos e porque nos chamaram, e bem, à atenção e ainda porque muita gente ficou com dúvidas no momento do lance da grande penalidade enviada à trave pelo jogador do Arões, Antunes, sobre o motivo porque o árbitro marcou falta, quando este voltou a tocar na bola, deixamos aqui o esclarecimento feito por quem sabe e em conformidade com as leis do jogo, por acharmos que o mesmo é pertinente e por termos o dever de informar e tirar todas as dúvidas a quem ficou com elas.
.
Assim, escrevemos que:
.
  “Aos 35 minutos o Arões beneficiou de uma grande penalidade, resultante de uma jogada em que o jogador do Ases, João Pedro, ao cair tocou com a mão na bola, junto à linha lateral da grande área. Antunes, ex-jogador do Ases foi chamado a converter e acertou com a bola na barra, na recarga o árbitro considerou que ajeitou a bola com o braço e marcou falta.”
.
Na verdade:
.
"O que se passou aqui foi que o executante da grande penalidade (Antunes) tocou duas vezes na bola sem que nenhum outro jogador (colega ou adversário) o tenha feito, o que na lei não é permitido, e passo a transcrever o que diz a lei nestes lances
.
Se depois de efectuado o pontapé de grande penalidade: http://www.lpfp.pt/futebol/leisjogo/lei14.aspx
.
O executante toca a bola uma segunda vez (excepto com as mãos) antes que esta tenha sido tocada por outro jogador:
§ um pontapé-livre indirecto será concedido à equipa adversária que deve ser executado no local em que a falta foi cometida (ver Lei 13 – Local dos pontapés-livres)
.
- Logo o que o arbitro assinalou foi exatamente isto , pontapé livre-indireto, caso tivesse ajeitado a bola com a mao seria livre direto".
.
Fica aqui o esclarecimento em abono da verdade porque só assim deve ser e também porque muitas vezes os árbitros são acusados injustamente de tomarem decisões que, afinal, estão correctas e em conformidade com as leis do jogo.
.
Da nossa parte fica a devida penitência e o agradecimento ao árbitro auxiliar Ricardo Magalhães pelo esclarecimento prestado. Assim, explicado como deve ser, o desporto tem outro encanto. Muito obrigado.
.
JOÃO CARLOS LOPES  
.
P.S. a respectiva notícia foi rectificada nessa parte.
.

Sem comentários: