.

.
.

sábado, 31 de janeiro de 2009

DIVISÃO DE HONRA - AF BRAGA: Pica, 0 – Taipas, 1

Texto e fotos: João Carlos Lopes


A falhar assim é muito complicado

O Pica pode-se queixar de si mesmo na derrota consentida em casa frente ao Clube Caçadores das Taipas, pois, tal como o opositor, beneficiou de uma grande penalidade, que Vasco desperdiçou. De resto, feitas as contas, as oportunidades desperdiçadas pelo Pica foram muito mais e mais flagrantes que as do Taipas. A equipa de António Valença não aproveitou essas ocasiões ao invés do Taipas que, produzindo menos foi mais eficaz sem ter feito muito o pouco que fez fê-lo bem.
Aos 16 minutos Paulo Jorge negava o golo ao homem do jogo, Carneiro. O mesmo jogador, aos 19 minutos, em jogada dentro da área, sentiu o encosto de Ricardo Azevedo e teve arte para conseguir arrancar uma grande penalidade dando a ilusão de falta ao árbitro. Na conversão, Carneiro não desperdiçou.
O Pica reagiu e aos 23 minutos, Álvaro apareceu solto na área, tentou servir um companheiro mas a jogada acabou por se perder. Aos 27, a bola andou perdida na área do Taipas sem que nenhum jogador do Pica fizesse golo. Na sequência dessa jogada, Ismael apareceu isolado na cara de Micael mas este defendeu. Aos 32, Nando cruzou ao segundo poste onde Nelson atirou para fora.
O Pica tinha o comando do jogo enquanto o Taipas, a vencer, não arriscava, procurando explorar apenas o contra-ataque.
Aos 43 minutos, Carneiro, em boa posição desperdiçou mais uma boa ocasião. O mesmo sucedeu na baliza contrária por intermédio de Fredy.
Os primeiros dez minutos do segundo tempo foram de domínio quase total do Taipas, embora sem que tenha criado muito perigo junto da baliza de Paulo Jorge.
Por volta dos sessenta minutos o Pica soltou-se e passou a equilibrar a contenda. No entanto, até aos 70 minutos, o jogo não produziu bom futebol nem criou situações de golo e só voltou a despertar o público por essa altura.
Aos 71 minutos Israel encaminhava-se para a baliza quando foi travado por Hélder dentro da área, lance que deu grande penalidade e a expulsão do jogar do Taipas. Chamado a converter, Vasco atirou sem convicção para defesa fácil de Micael.
O Pica não baixou os braços e continuou em busca do golo do empate. Aos 81 minutos Israel conseguiu passar por um defensor mas permitiu mais uma defesa ao guarda-redes contrário. Ripostou o Taipas por Nuno Oliveira que obrigou Paulo Jorge a ceder canto.
Aos 86 minutos, na sequência de um canto, Vasco, ao primeiro poste, atirou por cima da trave. No minuto seguinte outra vez Nuno Oliveira a obrigar Paulo Jorge a defender com os pés.
Já em período de compensação, Fredy cruzou junto à linha fazendo a bola passar pela frente da baliza sem que algum companheiro aparecesse para a emenda,
No último dos cinco minutos que durou a compensação Richa tocou de cabeça para Israel e este, novamente na cara de Micael, voltou a falhar.
O jogo terminou de forma inglória para o Pica para desespero dos seus atletas.

Em jogo realizado no campo do Centro para a Formação da Juventude de Arões sob a orientação do árbitro Manuel Mota, auxiliado por Tomás Santos e José Barros, as equipas apresentaram:

PICA: Paulo Jorge; David (Cristóvão, 79’), Montenegro, Nelson, Nando, Ricardo Azevedo (Richa, 59’), Raul, Fred, Álvaro, Vasco e Ismael (Israel, 67’). Treinador, António Valença.

TAIPAS: Micael; Hélder, padre, Tozé, Bertinho, Ronaldo (Cascavel, 75’), Pedro Moita, Nuno Oliveira (Santos, 92’), Carneiro, Pesca e Quinio (Berto, 62’). Treinador, Jorge Batista.

ACÇÃO DISCIPLINAR: Amarelos: Ricardo Azevedo, 19’; Pesca, 24’; Montenegro, 50’; Quinio, 53’; Berinho, 90’ e Micael 93’. Vermelho: Hélder, 71’.

MARCADOR: Carneiro, 20’ (g. p.)