.

.
.

sábado, 3 de janeiro de 2009

Juniores – Nacional 2.ª Divisão: AD Fafe, 1 – GD Chaves, 1

Texto e fotos: João Carlos Lopes

Faltou sobretudo inspiração

Os juniores fafenses empataram a um golo com o Desportivo de Chaves em partida de pouco pendor atacante e em que os golos das duas equipas foram marcados de grande penalidade. Os fafenses saem mais penalizados desta partida e consentem mais um empate no seu terreno, o quinto em nove partidas caseiras.
O Chaves entrou a todo o gás na partida, tentando surpreender, pelo que dominou nos primeiros cinco minutos, tempo suficiente para o Fafe acordar e passar a comandar as operações.
A melhor ocasião dos fafenses aconteceu aos onze minutos quando Fábio Teixeira, dentro da área rematou com selo de golo e a bola bateu num companheiro e se desviou da trajectória nuclear.
Aos 16 minutos mercê da pressão exercida pelos fafenses, um homem do Chaves desvia subtilmente a bola com a mão na sua área, situação que nem o árbitro nem o seu auxiliar acompanharam devidamente.
Os flavienses só conseguiam incomodar verdadeiramente os fafenses em situações de bola parada, nomeadamente nos pontapés de canto.
A primeira parte terminou com o Fafe a pressionar mas sem conseguir chegar ao golo e sem criar muitas ocasiões para tal.
O segundo tempo começou como o primeiro com o Chaves a pressionar desde início. Neste período, o Fafe demorou um pouco mais a reagir mas acabou por o fazer e equilibrar a contenda.
Aos 55 minutos o árbitro foi benevolente ao não mostrar o segundo cartão amarelo a Ricardo Carneiro, ficando-se apenas pela admoestação verbal, quando o acto do jogador lhe valeria a expulsão por acumulação de cartões.
Aos 62 minutos o Chaves teve uma boa ocasião para marcar mas a bola disparada de fora da área, por Breno, bateu no poste esquerdo da baliza fafense.
Aos 63 minutos numa jogada aparentemente inofensiva, Leites meteu deliberadamente as duas mãos à bola originando grande penalidade a favor dos flavienses. Bruno Carvalho não desperdiçou esta benesse inesperada e colocou os transmontanos a vencer por 1-0, isto apesar de Rabiola ainda ter tocado na bola mas, para seu desespero e dos colegas acabou por vê-la entrar.
O Fafe tentou reagir e aos 67 minutos Leites teve oportunidade para se redimir mas acabou por não fazer a emenda certeira após passe rasgado de um colega.
O Fafe tentava reagir de todas as formas, ora com bola corrida, ora em lances de bola parada.
Aos 76 minutos, Samu tentou ganhar vantagem ao guarda-redes do Chaves e este embrulha-se com o jogador fafense dando origem a grande penalidade. Ruben tinha a responsabilidade nos pés de pelo menos evitar a derrota e assim fez pois não vacilou na hora da conversão e colocou o resultado como tinha começado, em igualdade.
Tanto uma como outra equipa deram mostras de querer ganhar o jogo e ambas da mesma forma, despejando bolas para a área. Em duas dessas ocasiões, tanto Fábio Teixeira como Tiago Nogueira não acreditaram que podiam chegar à bola pelo que, aquilo que pareciam duas oportunidades acabaram por não resultar em nada.
Quando o árbitro mandou levantar a placa com os três minutos de compensação já havia passado um, pelo que os dois restantes nada de novo trouxeram ao jogo.
O resultado castiga a ineficácia ofensiva das duas equipas que remataram poucas vezes enquadradas com a baliza e não criaram muitas situações de perigo. As defesas estiveram bem mas os jogos ganham-se com golos e esses só de grande penalidade.

Em jogo realizado no Campo n.º 2 do parque Municipal de Desportos, sob a orientação do árbitro António Alves, auxiliado por Carlos Barros e Ilídio Silva, as equipas apresentaram:

AD FAFE: Rabiola; Neca (Samu, ao intervalo), Ricardo Soares, Tiago, Tiago carneiro, Fonseca, Ivo Lopes, Luís (Ruben, 59’), Leites (Tiago Nogueira, 70’), Paulo Jorge e Fábio Teixeira. Treinador, Tenev.

GD CHAVES: Bruno Santos; Rudy, Breno, Tiago Santos (Pedro Costa, 62’), Simi, Bruno Carvalho, Joni, Ricardo Carneiro, Samuel (Rui Cruz, 87’), Abrantes e Alchide (António, 78’). Treinador, Joaquim Sanches.

ACÇÃO DISCIPLINAR: Ricardo carneiro, 43’; Fábio Teixeira, 43’; Leites, 63’; Bruno Santos, 76’; Simi, 81’; Ivo Lopes, 82’ e Tiago Nogueira, 93’.

MARCADORES: Bruno Carvalho, 63’ (g.p.) e Ruben, 76’ (g.p.).