.

.
.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Futebol - 3.ª Divisão Nacional: Fafe, 2 – Prado, 0

Texto e fotos: João Carlos Lopes


Um Ferrinho supersónico


O Fafe recebeu e bateu o Prado por 2-0, num jogo em que o fafense Ferrinho esteve em verdadeiro destaque, não só porque marcou o primeiro golo mas por tudo o que fez no encontro e pelos bons lances de futebol que proporcionou. Aqueles que tinham dúvidas quanto ao valor do jovem fafense deveriam ter visto este jogo em que o atleta se superou no ataque e ainda teve fôlego para, a espaços, ajudar a sua defensiva. Ferrinho, nesta partida, foi, sem dúvida, o homem do jogo, em que aliou velocidade, técnica, raça e poder físico empurrando o Fafe nitidamente para a frente.
Foi sobre um piso bastante escorregadio que o Fafe começou a construir uma exibição técnica e tacticamente perfeita no primeiro tempo.
Aos sete minutos Vítor Borges rematou na diagonal para defesa de impacto de Marco; aos oito, foi Ferrinho a rematar para defesa para canto do guardião do Prado.
Aos 12 minutos, Zézé isolado, contornou Marco mas depois perdeu o ângulo e quando rematou permitiu a defesa ao guarda-redes do Prado.
O Fafe era dono e senhor do jogo mas estava demasiado perdulário. Aos 17 minutos João Nogueira cruza largo ao segundo poste onde Vítor Borges acaba por atirar ao lado, aos 19, Ferrinho foi mais veloz que a defensiva do Prado, a quem se antecipou, mas a tentativa de chapéu acabou por sair ao lado; aos 26, nova insistência de Ferrinho para cruzar ao primeiro poste onde Zézé apareceu a rematar ao lado da baliza; aos 28 novo cruzamento/remate de Ferrinho para Marco deter com alguma dificuldade.
Aos 29 minutos Ferrinho teve mais uma arrancada felina pela esquerda até à linha e quando cruzou para servir um companheiro a bola passou entre o guarda-redes e o primeiro poste, bateu no segundo poste e entrou, acabando por fazer um grande golo.
O Prado só deu sinais de vida aos 30 minutos, altura em que conquistou dois cantos consecutivos. Aos 36, Hélder II rematou rasteiro para defesa de Carneiro. Na jogada seguinte, Ferrinho, rematou de costas para a baliza, fazendo a bola bater na trave do Prado. Antes do intervalo, Hélder II voltou a rematar mas a bola saiu ao lado.
No segundo tempo o Prado surgiu um pouco melhor, conseguindo instalar-se por alguns minutos no meio campo do Fafe denotava agora mais dificuldades em chegar à baliza contrária, um pouco por culpa do ritmo que imprimiu no primeiro tempo o que causou algum desgaste.
Mesmo assim o Fafe esteve várias vezes perto de aumentar a vantagem. Aos 62 minutos, o Fafe teve um contra-ataque em que Zézé tinha Vítor Borges solto na direita mas acabou por partir para a jogada individual, perdendo-se o lance. Aos 63, Vítor Borges cruzou para Zézé atirar ao lado, aos 69, mais uma arrancada fulgurante de Ferrinho com cruzamento perfeito para a cabeça de Zézé mas marco tirou o pão da boca ao fafense.
O Prado estava mais atrevido mas pertenciam ao Fafe as melhores ocasiões e foi assim que Vítor Borges levou a bola até à linha, fez que cruzava e meteu a bola na gaveta entre o guarda-redes e o poste.
Tentou reagir o Prado que partiu para a sua melhor fase no jogo. Aos 80 minutos, Banana rematou de cabeça sem alcançar o golo, o mesmo sucedendo a Bruno Silva, com remate já dentro da área.
Ainda teve tempo o Fafe para novo contra-ataque, novamente Ferrinho a fazer um cruzamento teleguiado para Ricardo Jorge mas este desperdiçou uma grande oportunidade.
Reagiu o Prado novamente e aos 88 minutos Carneiro negou o golo a Bruno Silva depois de remate à queima-roupa deste. Já em período de compensação o mesmo jogador do Prado voltou a proporcionar uma grande defesa ao guardião do Fafe.

Em jogo realizado no Parque Municipal de Desportos, sob a orientação de António Loureiro, da AF de Viana do Castelo, auxiliado por José Pereira e José Bento, as equipas apresentaram:

AD FAFE: Carneiro; Sílvio, Armando Pinto, André, João Nogueira (Ricardo Jorge, 45’), Zézé (Fernandes, 73’), Cerdeira (Primo, 82’), Ferrinho, Xavi, Vítor Borges e Kita. Treinador, Carlos Condeço.

GD PRADO: Marco; Pinto, Hernâni, Lelo, Banana, Rui Novais, Pedrinho, Duarte (Óscar, 76’), Ribeiro (Dany, 65’), Hélder I e Hélder II (Bruno Silva, 56’). Treinador, Artur Correia.

ACÇÃO DISCIPLINAR: Rui Novais, 90’.

MARCADORES: Ferrinho, 29´e Vítor Borges, 79’.