.

.
.

domingo, 26 de maio de 2013

Juvenis - 2.ª Div. AF Braga: Vasco da gama, 1 - AD Fafe, 2

Texto: Redacção/João Carlos Lopes 

Dérbi escaldante a encerrar a época 


- Scolary foi o 2.º melhor marcador da prova com 18 golos 
O Campeonato Distrital de Juvenis 2.ª Divisão registou um dérbi escaldante entre GD Vasco da Gama e a AD.Fafe "B", que os visitantes venceram por 2-1. 

O jogo era importante para as duas equipas de um lado a equipa da casa queria conquistar o 5.º lugar, do outro lado o Fafe lutava pela vitoria para ser campeão na esperança de um deslize do Joane no terreno do seu maior rival, a AD Oliveirense "B". 

Porém nem os homens de Medelo , nem os pupilos de Mário Bi conseguiram alcançar o objectivo que tinham na mente para este jogo uma vez que o Joane venceu por 2-0 a Oliveirense "B" , e o Vasco também não ganhou e ficou a ver o CD Lousado manter o 5.º lugar após a derrota em casa com o Airão por 2-1.

Quanto ao jogo, foi de grande emoção para todos os apoiantes, e treinadores que estavam de ouvidos postos em Famalicão no jogo dos adversários mais directos. 

O primeiro golo surgiu logo as três minutos de jogo por parte do extremo Ivo, com este a arrancar do meio do campo para o lado direito e a fazer um remate cruzado para o lado esquerdo da baliza de Kavako, colocando o Vasco na frente. 

O Fafe teve logo de seguida uma boa oportunidade de golo. Canto a favor dos fafenses João Fernandes cruza para dentro da grande área e Lousada cabeceia por ligeiramente por cima da baliza de Duarte. 

Ao minuto 24 o Fafe restabeleceu a igualdade. Lance de grande polémica dentro da grande área com um jogador do Vasco da Gama a interceptar com a mão um remate de Scolary e depois um outro remate para uma defesa de Duarte que viu depois Lousada cabecear para o empate. A verdade é que existiu falta dentro da pequena área com Lousada a saltar para cima de Duarte tendo chegado mais cedo ao lance. O juiz da partida compensou um erro que foi não ter assinalado penalti, com outro erro deixando passar em branco a falta de Lousada sobre Duarte.

Num gesto de revolta, o central do Vasco da Gama Toni viu o cartão vermelho por protestar com a arbitragem. O Vasco ficaria reduzido a 10 elementos.

No que restou da primeira parte não ouve grandes lances de perigo, sendo que o Vasco tentava de todas as maneiras impedir o Fafe de chegar à baliza de Duarte colocando bastantes vezes de "chutão" no ar com bola para a frente mas o Fafe a por a bola no chão e a tentar aplicar o seu jogo a um campo pelado que dificultava a tarefa aos homens de Mário Bi. 

Ao intervalo registava-se a igualdade a um golo.

Na segunda parte o Vasco parecia entrar melhor mas, com mais um jogador, o Fafe tomou conta do encontro e deu uma verdadeira lição de posse de bola ao homens de Medelo.

Aos 55 minutos, o Fafe teve uma grande oportunidade com Scolary isolado perante Duarte, cabeceou ao lado da baliza. Dois minutos depois, o Fafe fez o golo que permitiu o triunfo. Lousada rematou com o pé esquerdo um pouco longe área de Duarte que mal colocado na baliza viu a bola escapar-lhe das mãos e a entrar junto ao poste direito da sua baliza. 

Perto dos 64 minutos , o Vasco teve a melhor oportunidade de restabelecer a igualdade num lance em que Kavako se saiu da baliza na tentativa de segurar a bola mas num lance de infelicidade o guardião fafense tropeçou e não segurou a bola, tendo depois Tiago, de baliza aberta, rematado muito ao lado.

Na sequência deste lance Kavako saiu lesionado dando vez a Rui Pedro que acabou por estar bem na baliza mostrando bastante segurança.

Nos últimos minutos, sentia-se a emoção por parte de jogadores, treinadores apoiantes e o Vasco tentava de todas as maneiras chegar ao golo mas quem haveria de falhar o terceiro golo foi Scolary que, isolado só com Duarte pela frente fez um forte remate rasteiro que o guarda-redes do Vasco defendeu com os pés, fazendo uma boa defesa. 

Destaque para Scolary que foi o 2.º melhor marcador da prova com 18 golos mais 2 do que Gonçalo Carvalho do Arco e 1 do que Maniche médio esquerdo do Airão. O melhor marcador foi Lanzinha do Arnoso, com 20 golos.

Com os ouvidos postos em Famalicão ficou-se a saber que o Joane venceu por 2-0 o Oliveirense "B" , tendo sido o Joane a conquistar o titulo de campeão distrital.


Termina assim a época para as duas equipas do nosso conselho que fizeram um bom campeonato mas ficando com a sensação que ainda poderiam ficar melhores classificadas. 


O Fafe acabou por subir de divisão mas se não fossem algumas más exibições dos fafenses mas também alguns jogos de onde os homens de Mário Bi saíram prejudicados pelas equipas de arbitragens, o campeonato poderia ter sido bem diferente. 

De realçar que o Fafe também teve durante grande parte da época um lote de poucas soluções sendo certo que houve jogos em que o grupo de Mário Bi teve apenas 4 suplentes.

O Vasco podia ter segurado o 5.º lugar pois a equipa de Hélder Oliveira demonstrou nestes últimos jogos praticar bom futebol. A má primeira volta da equipa de Medelo acabou por impedir a 5.ª posição. 

Lembre-se ainda que esta equipa da AD Fafe é constituída por atletas apenas de primeiro ano de Juvenis e que o campeonato que fizeram foi exemplar, dado que jogam contra atletas um ano mais velhos. 

Também é de realçar que a maior parte dos árbitros que apitaram a equipa do Fafe e do Vasco da Gama eram de Famalicão sendo certo que os árbitros tinham tendência a favorecer as equipas de Famalicão que no total eram 6 enquanto de Fafe são 2.

Jogo realizado no Campo de Jogos José Manuel Oliveira Rodrigues, em Medelo, Fafe.

VASCO DA GAMA: Duarte; Nuno, Gonçalves, Toni, Samuel, Filipe Cunha, Rui Marques, Ivo (Tiago ), Guido, Ricardo ( Baixinho ) e Flávio (Miguel Oliveira). Treinador: Hélder Oliveira 

AD FAFE : Kavako (Rui Pedro ); Ferreira, Costa, Mário, Rui Marinho (Pedro Silva), João Fernandes, Ricardo Ferreira, Zé Castro, Tchico (Kiko), Lousada e Scolary. Treinador : Mário Bi 

.

Sem comentários: