.

.
.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Vítor Pacheco (GD Silvares) venceu a sondagem do MD

Texto: João Carlos Lopes / Fotos: DR

Um técnico estudioso e muito dedicado

Vítor Pacheco treinador do GD Silvares, com 512 Votos foi o vencedor da sondagem levada a cabo pelo Montelongo Desportivo em que se perguntava “Quem é o melhor treinador das equipas de Fafe no Futebol Distrital?”. Em 2.º lugar ficou Marcelo Fernandes (Agrupamento de Santa Cristina) com 397 votos e em 3.º, Paulo Soares (GD Travassós) com 62. Os restantes tiveram as seguintes votações: Miguel Paredes (Arões SC) 46 votos; António Águia (GD Regadas), 22; Francisco Castro (OFC Antime) 17 e Carlos Salgado (ACD Pica, 14). Esta sondagem teve mais de 23 mil visitas na página do Facebook do Montelongo Desportivo o que evidencia o interesse e a curiosidade que manifestou ao longo de cerca de 15 dias em que a mesma esteve no ar.

A sondagem vale o que vale e deu para aferir a popularidade do treinador principalmente junto da comunidade da sua terra natal, Felgueiras, mas não só, pois foi igualmente elevado o número de jogadores que orienta e já orientou a votar em si, bem como de directores actuais e de clubes por onde passou, os quais acabam por reconhecer o seu trabalho. A sondagem deu também para constatar da popularidade do treinador fafense, Marcelo Fernandes, na comunidade fafense, ao obter o segundo lugar, sendo o melhor classificado na sondagem dos treinadores naturais de Fafe.

É verdade que a mesma estava restrita a quem tinha facebook, mas hoje em dia quem é que não tem? Por isso não se pode desvalorizar a voz do povo nem tirar mérito a quem o teve nesta sondagem. Depois, quer se goste ou não, Vítor Pacheco não foi buscar a popularidade à pressa pois a mesma assenta num longo percurso ao serviço do desporto, primeiro como jogador, depois como treinador e até mesmo na actividade de “Scouting” do Sporting Clube de Portugal, a qual já lhe conferiu uma promoção.   

Quem é afinal Vítor Pacheco?

Vítor Pacheco é um jovem técnico de 32 anos, natural de Várzea, Felgueiras, funcionário público de profissão, mas um apaixonado pelo desporto em geral e pelo futebol em particular. Como técnico começou por baixo, nas escolinha s do FC Felgueiras, e já possui o curso de II Nível de treinador o que lhe permite treinar equipas da II Divisão B, e equipas do Nacional em camadas jovens, coisa que o I Nível não permite, Pode ainda ser treinador adjunto na II liga de futebol Profissional. Desde 2009 que faz parte do departamento de Scouting do Sporting Clube de Portugal, como observador do departamento de formação, tendo sido promovido em 2012 a observador residente. Quem o conhece sabe que é uma pessoa que vive e respira futebol e é muito meticuloso no trabalho que efectua, fazendo tudo ao pormenor para que nada falhe na hora da decisão. Quem já trabalhou com ele gaba-lhe as capacidades, o método de trabalho e a dedicação, revelando que o mesmo é um estudioso do futebol que sabe por em pratica os conhecimentos e augurando-lhe um bom futuro como técnico.
       
O treinador que venceu a sondagem do Montelongo Desportivo, iniciou a sua carreira como jogador em 1992 no FC Felgueiras, onde jogou 7 épocas, fazendo lá toda a sua formação, alcançando em 1993/1994 a subida ao campeonato nacional de iniciados. Em 1996/97 sagrou-se campeão distrital da 1ª Divisão, subindo desta forma ao campeonato nacional de juniores, feito inédito em Felgueiras, apenas alcançado nesse ano durante os muitos anos de história do extinto Futebol Clube de Felgueiras.

Como atleta sénior começou em 1999/2000 no FC Tirsense na Divisão de Honra da AF Porto, onde o clube alcançou a subida à III divisão nacional, onde não chegou a jogar devido a problemas de dívidas do clube que o impediam de inscrever jogadores, em 2000/2001 ingressou no Gondomar Sport Clube na II divisão B, em 2001/2002 representou o Barrosas da Divisão de Honra da AF Porto, transferindo-se em Dezembro para o Regilde da mesma Divisão. Em 2002/2003 representou o SC Lamego na III divisão. Em 2003/2004 representou novamente o Regilde na divisão de Honra AF Porto, em 2004/2005 e 2005/2006 representou o Barrosas, em 2006/2007 representou o Caíde Rei Sport Clube, e nas épocas de 2007/2008 e 2008/2009 representou o OFC Antime, onde uma lesão no joelho em 2008/2009 fez com que fosse operado 3 vezes e dessa forma deixasse de jogar.

Como treinador iniciou a carreira em 2004/2005 no Felgueiras, como treinador adjunto no Escalão de Escolinhas. Na época seguinte, 2005/2006 iniciou a carreira como treinador principal no Felgueiras ao serviço do escalão de escolinhas, cargo que manteve até 2008, na época 2008/2009 passou para os iniciados do Felgueiras, onde esteve até Março, altura em que foi treinar os seniores do SC Rio Moinhos da Divisão de Honra da AF Porto, iniciando assim a sua carreira como treinador principal de seniores, alcançando nesse ano a manutenção nessa divisão, objectivo que lhe foi proposto aquando da sua contratação quando faltavam 8 jornadas para o final do campeonato.
Na época seguinte 2009/2010 iniciou a época no Rio Moinhos onde permaneceu até à 8.ª jornada, deixando o clube no 10.º lugar da Divisão de Honra da AF Porto. Em Março de 2010 ingressou na AD Lousada como treinador dos Iniciados onde permaneceu até ao final da época. Ingressando em 2010/2011 como técnico principal do OFC Antime da 1.ª Divisão AF Braga onde alcançou o 4º lugar na classificação. Na época seguinte mudou-se para o GD Silvares da mesma divisão, onde ainda permanece, tendo alcançado na época passado o 7.º lugar e na presente já tem o 3.º lugar garantido, ainda com aspirações de alcançar o 2º ou 1º quando faltam 2 jornadas para o final.
 .


Sem comentários: