.

.
.

sábado, 18 de maio de 2013

Taça AF Braga: Arões SC bate Brito por 3-1 e garante presença na final




Texto e fotos: João Carlos Lopes / Tiago João Lopes 

Uma final para a história  

- Ismael abriu e Ângelo bisou 

O Arões garantiu a presença no estádio D. Afonso Henriques, no dia 9 de Junho, para disputar a final da Taça AF de Braga a qual atinge pela primeira vez no seu historial. O adversário vai sair do jogo entre o Vieira SC e o Celeirós. Independentemente do que vier a acontecer na final esta presença do Arões é um feito histórico e nunca alcançado por um clube fafense. 

Em Arões e perante uma boa casa que só não foi melhor porque o tempo assustou um pouco os comandados de Miguel Paredes entraram em campo com a vantagem de dois golos que trouxeram da 1.ª mão em Brito. 

Nos primeiros minutos de jogo as duas equipas mandaram muitas bolas para o ar e depois passaram a fazer a disputa de bola a meio campo, com o Brito a querer chegar à área aronense mas a não conseguir fazê-lo nas melhores circunstâncias. 

No Arões a equipa mostrava-se unida e todos os jogadores ajudaram em termos defensivos sempre que era necessário, principalmente nas bolas paradas. 

Aos 18 minutos Óscar ao primeiro poste, de cabeça, quase dava marcava depois de cruzamento de Bruno. 

O Brito tentava pressionar e o Arões tinha dificuldade em gerir e controlar o jogo mas sempre com bom sentido posicional e atento às investidas do adversário que tentava canalizar o seu jogo, principalmente pelo lado esquerdo. 

Aos 30 minutos o Arões desperdiçou uma grande ocasião. Bruno cruzou da esquerda para a direita, Ismael assistiu Raimundo de cabeça e o melhor marcador do Arões rematou de pronto mas a bola saiu ao lado. 

Sete minutos mais tarde André furou pelo meio dos defesas do Brito mas depois puxou de mais a bola quando tinha dois companheiros a aparecer para o remate. 

A equipa da casa viria a chegar ao golo aos 38 minutos. Após um cruzamento para a área do Brito a bola é devolvida defeituosamente por um defesa do Brito e sobrou para Ismael que não teve contemplações para inaugurar o marcador e ampliar a vantagem do Arões na eliminatória. 

A vantagem do Arões viria a durar pouco pois, aos 44 minutos, João, jogador do Brito ganhou um ressalto de bola junto à linha da área do Arões e ficou em boa posição para o remate batendo Paulo Jorge e levando o jogo para o intervalo com essa igualdade a uma bola. 

No segundo tempo o Brito entrou mais pressionante e o Arões recuou no terreno. Antes disso, Costa bateu um livre para o Arões com a bola a sair ao lado. Depois foi Vasco, de livre e Roger a rematar para defesas aparentemente fáceis de Paulo Jorge. Aos 52 minutos, Bruno entrou na área, fintou um adversário e rematou com oposição de outro contrário tendo a bola saído à figura de Miguel. 

Voltou o Brito á carga aos 58 minutos com novo livre de Vasco para Paulo Jorge defender. Aos 64, foi Diogo Sá a cruzar tenso e Ricardo Cruz a não chegar a tempo da emenda ao segundo poste. Aos 68, foi Miguel Mota a aparecer solto na área e a atirar ao lado. 

Miguel Paredes já tinha tirado André para meter Ângelo e depois tirou Fernandes para a entrada de Gijo. Foi a partir daí que a equipa começou a subir no terreno, aproveitando a velocidade de Ângelo que aos 72 minutos foi à linha cruzar para Ismael encostar mas este deixou escapar a bola. 

Aos 81 minutos o Brito ficou reduzido a dez elementos por rasteira sem bola de Ricardo Cruz a Fernando Beijinhos, o que lhe valeu o cartão vermelho directo. 

Aos 83 minutos Paredes trocou Ismael por Brinca e um minuto depois este quase fazia golo. Mas aos 89 minutos dói dele a jogada que originou o 2-1. Fintou um adversário na área e entregou em perfeitas condições a Ângelo que bateu Miguel sem espinhas. 

Dez minutos depois, já em período de compensação, a velocidade de Ângelo permitiu-se marcar o terceiro golo do Arões quando foi mais rápido que um homem do Brito e inteligente quando Miguel lhe saiu ao caminho rematando rasteiro na diagonal com a bola a encaminhar-se devagar mas suficientemente rápida para se ver o desespero de um homem do Brito que ainda tentou a intercepção. 

Se com o segundo golo a eliminatória estava decidida com o terceiro deu para festejar. Foi isso mesmo que aconteceu entre jogadores elementos da Direcção e equipa técnica e até se ouviram alguns foguetes na zona do estacionamento do campo de jogos. No final os jogadores agradecerem o apoio ao seu público. 



Jogo Realizado no Campo para a Formação da Juventude de Arões, Fafe. 

Árbitro: Santos Silva, auxiliado por Francisco Gonçalves e Joaquim Gaio. 

ARÕES SC: Paulo Jorge; Vítor Beijinhos, Fernando Beijinhos, Ricardo Costa, João, Óscar, Fernandes (Gijo, 73), Bruno, André (Ângelo, 63), Ismael (Brinca, 83) e Raimundo. Treinador, Miguel Paredes. 

BRITO SC: Miguel; Vasco, Roger, Miguel Mota, Pereira, Faria, João, Meira (Abílio, 67), Sérgio, Paulinho (Ricardo Cruz, 58) e Diogo Sá (Barbosa, 75). Treinador, Jorge Batista. 

DISCIPLINA: Amarelos – Óscar, 7; André, 26, Ismael, 61; Fernandes, 62; Raimundo, 72; Ricardo Cruz, 75 e Brinca, 86. Vermelho, Ricardo Cruz, 81. 

MARCADORES: Ismael, 38; João, 44 e Ângelo, 89 e 90+3. 

Sem comentários: