.

.
.

sábado, 7 de novembro de 2015

Div. Honra AF Braga: ACD Pica, 1 - Emilianos FC, 0 (de bola parada)

Texto e fotos: João Carlos Lopes 


Rui “bombista” Abreu 

A ACD Pica venceu o Emilianos FC por uma bola a zero numa partida em que a equipa fafense dispôs de várias oportunidades mas só conseguiu ultrapassar o adversário numa bola parada, um livre superiormente cobrado pelo defesa central Rui Abreu, quer disparou uma autêntica bomba aos 74’. Apesar da vitória que não deixa de ser merecida, a equipa fafense teve um revés pois aos 89’ minutos o outro central da equipa, Gusto Lousada foi expulso por acumulação de cartões amarelos. 

A equipa não esteve muito feliz na abordagem ao jogo e andou cerca de dez minutos à procura de entrar na partida. Até lá foi o Emilianos que dispôs de um canto e de um livre directo, este marcado por Nuno Mendes, à figura de Carlos.

A Pica começou a aparecer aos 12’, numa insistência de Rafa pela direita a conseguir o cruzamento ao segundo poste onde Rui Ossos dominou de peito mas deixou o guardião antecipar-se, num lance em que Rui Abreu também estava bem posicionado.

Alguns minutos depois Pedro Mendes bateu um livre ao segundo poste para Rui Ossos cabecear ao lado. Aos 19’, a Pica beneficiou de um livre directo sobre a linha da meia lua com a bola ser rematada contra a barreira, a ressaltar para Rui Ossos que viu o guarda-redes negar-lhe o golo e depois Rafa ainda tentou o chapéu mas viu Diogo a defender novamente. 

O Emilianos não incomodava muito a baliza de Carlos e a Pica voltou a ter uma boa oportunidade aos 27’, quando Rafa cabeceou solto na área uma bola metida da direita, mas sem acertar na baliza. 

Pedro Mendes tentou um pontapé de bicicleta aos 35’, num lance que saiu ao lado. 

O Emilianos ganhou um canto aos 36’, em que a defesa piquense aliviou a bola da sua área.

Podia ter marcado a Pica aos 44’, quando Pedro Mendes marcou um livre na esquerda e Cubillas, de cabeça, atirou por cima. 

O pica começou a segunda parte como acabou a primeira, quase a marcar através de Rui Ossos na sequência de um canto batido por Pedro Mendes, para quem a bola voltou a sobrar para cruzar de novo e ver Gusto Lousada a cabecear ao lado. 

O Emilianos nunca deixou de lutar no jogo mas foram sempre do Pica as oportunidades para marcar. Aos 54’, na sequência de um livre, Lobo meteu a bola na área, acorreram vários colegas ao lance mas nenhum conseguiu emendar. Dois minutos depois, dentro da área, Rafa flectiu para o meio e rematou para defesa de Diogo. 

A grande oportunidade do Pica surgiu aos 58’, com Pedro Mendes a isolar Rafa, este, já na área, não foi egoísta, serviu Rui Ossos que optou por ajeitar e depois viu Diogo a negar-lhe o golo com grande intervenção. 

O Emilianos tentou de contra-ataque aos 64’, mas Carlos foi mais rápido que Peixe aliviou a bola à entrada da área. Cinco minutos depois, novamente o Emilianos, com Careca a rematar de primeira e a assustar os piquenses, com a bola a sair um pouco ao lado do poste.

O único golo do desafio apareceu aos 74’ num livre directo descaído ligeiramente para a esquerda e ainda longe da área, que Rui Abreu bateu de forma exemplar com a bola a entrar no ângulo da baliza.

A reacção do Emilianos não foi muito forte mas, aos 89’, também num livre directo, Nuno Mendes obrigou Carlos a uma grande defesa esticando-se todo para evitar o golo e ceder canto. 

Depois disso e nos quatro minutos de compensação o Pica tentou manter a bola longe da sua baliza.

Uma vitória bem conseguida pela Pica, frente a um adversário que nunca deixou de lutar e criou sempre muitas dificuldades para que os fafenses pudessem circular a bola. 


Jogo no Campo de Jogos da Pica, Fafe.

Árbitro Gaspar Fernandes, auxiliado por Tiago Mendes e Jorge Abreu. 

ACD PICA: Carlos, Catita, Gusto, Rui Abreu, Flávio, Lobo, China (Jonas, 55’), Cubillhas, Rui Ossos, Rafa (Álvaro, 75’) e Pedro Mendes (Alírio, 67’). Treinador, Paulo Soares.

EMILIANOS FC: Diogo; Ribeiro (Vítor, 33’), Rui Pereira, Nuno Mendes, Steven, Zé Oliveira, Rui Alves (Bruno, 68’), Diogo Lopes, Peixe, Careca e Paiva. Treinador, Moreira. 

Sem comentários: