.

.
.

domingo, 19 de abril de 2009

3.ª Div.Nac. – Fase de Subida: GD Joane, 2 - AD Fafe, 2



Texto e fotos: João Carlos Lopes


Encolhimento fatal


O Fafe empatou a duas bolas no Campo de Barreiros, em Joane, mas podia ter trazido a vitória, caso não se tivesse encolhido após ter obtido o segundo golo aos 82 minutos. O golo do empate do Joane, obtido aos 91 minutos foi fruto desse recuo no terreno por parte dos fafenses que se viram privados do defesa Rui Ribeiro aos 60 minutos, por motivo de lesão, sendo certo que estava a realizar uma boa exibição e a ser um dos esteios nas bolas bombeadas para a área fafense.
O Fafe rematou pela primeira vez á baliza aos dois minutos com Fernandes, de cabeça, a obrigar um jogador da casa a aliviar perto da linha de golo.
Aos dez minutos, na cobrança de um livre, Carneiro, na cobrança de um livre, atirou ao poste com Paulo Freitas a fiar-se no golpe de vista.
Até aos 22 minutos de jogo não houve incidências dignas de registo. A partir daí o Joane ganhou algum ascendente, criando perigo, sobretudo em lances de bola parada.
O Fafe voltou a surgir aos 37 minutos com um remate de primeira de Mike que proporcionou uma defesa “in-extremis” a Sérgio.
O Joane chegou à vantagem aos 43 minutos numa jogada que foi iniciada num pontapé bem medido por Miguel Lemos ao segundo poste onde apareceu Roberto a atirar de cabeça para o fundo das malhas.
O Fafe chegou ao empate aos 55 minutos com Ricardo Jorge a estar no sítio certo para fazer a emenda para o golo.
Se na primeira parte o Joane atacou mais pela direita, no segundo tempo fê-lo pelo lado esquerdo e quase sempre pelo mesmo protagonista, Marquinho. Nos primeiros vinte minutos da parte complementar o extremo desceu pelo menos três ocasiões com perigo junto da área do Fafe.
Aos 68 minutos, Primo conduziu um lance que deveria ter dado golo mas acabou por resultar apenas em canto. Nesta altura já o Fafe tinha tomado praticamente conta do jogo. Aos 75 minutos foi Xavi a atirar ao lado, de cabeça. Seguiu-se um período de pouca objectividade por ambas as equipas.
Aos 82 minutos o Fafe deu a cambalhota no marcador com Ricardo Jorge a ir à linha e a cruzar para Armando encostar para o golo.
Foi de forma inexplicável que os fafenses recuaram no terreno cedendo à pressão do Joane e passando a aliviar as bolas de qualquer maneira. Quando o árbitro já tinha dado cinco minutos de compensação uma bola perdida da área e mal aliviada pelos fafense proporcionou a Marquinho rematar sem oposição para o golo do 2-2.
A atitude provocatória deste jogador depois de obter o golo em direcção aos adeptos fafenses esteve na origem de todo o mal que aconteceu com as forças policiais no final da partida. Uma atitude irreflectida por parte de um jogador que apenas marcou um golo e que ainda não ganhou nada, que podia e devia ter sido evitada.
Os fafenses ao serviço do Joane estiveram em bom plano. Gil é um dos jogadores mais influentes na equipa. Miguel Lemos fez uma boa exibição e André entrou para dificultar as tarefas defensivas fafenses.

Em jogo realizado no Estádio de Barreiros, em Joane, as equipas apresentaram:

JOANE: Sérgio; Daniel (Bruno, 61’), André Campos, Hugo, Roberto, Miguel Lemos, Álvaro, (André II, 64’), Carneiro, Gil, Sócrates e Marquinho. Treinador, Paulo Rafael.

AD FAFE: Paulo Freitas; Primo, Rui Ribeiro (Móbil, 63’), Xavi e Mike; André, Cerdeira e Fernandes (Zézé, 45’); Ricardo Jorge, Armando e Ferrinho (Vítor Borges, 58’). Treinador, Carlos Condeço.

ACÇÃO DISCIPLINAR: Amarelo: Cerdeira, 90’.

MARCADORES: Roberto, 43’, Ricardo Jorge, 55’; Armando, 82 e Marquinho, 91’.