.

.
.

domingo, 15 de maio de 2011

Futebol Popular - Juvenis - Final da Taça: GCD Regadas, 1 – GDCR Amigos Quinchães, 3

Texto e fotos: João Carlos Lopes / Tiago João Lopes
Hat-trick de Cristopher dá a Taça aos Amigos

O Grupo Desportivo Cultural e Recreativo os Amigos, de Quinchães, venceu a edição 2010/2011 da Taça da Associação de Futebol Popular de Fafe, (Taça Antero Barbosa) na categoria de Juvenis, ao bater na final, realizada no Campo n.º 2 do parque Municipal de Desportos, a formação do Grupo Cultural e Desportivo de Regadas por 3-1.
O avançado dos Amigos de Quinchães, Cristopher, foi o homem do jogo ao assinar um hat-trick que viria a ser crucial para a conquista do troféu.  
O jogo disputou-se num campo marcado e com balizas para futebol de sete e teve duas partes de trinta minutos cada, com os fora de jogo a serem apenas assinalados quando os jogadores se encontravam nessa situação dentro das respectivas áreas contrárias.
As duas equipas entraram no jogo algo receosas e a estranhar a relva. Por isso mesmo é que a primeira parte foi jogada sem grande ritmo e sem grandes oportunidades de golo. Golo que surgiria apenas no penúltimo minuto da parte inicial Com Cristopher, ao segundo poste, a aproveitar um lance na sequência de um canto e a inaugurar o marcador pouco antes do intervalo.  
No segundo tempo a equipa do Regadas, a perder, entrou mais afoita no jogo e esteve perto de marcar logo ao minuto 32.
Aos 40 minutos, em situação de contra-ataque e numa jogada caricata, os Amigos chegam ao 2-0. O Regadas rondou a área do Quinchães com perigo mas a bola foi afastada para a frente onde Manel Ribeiro estava no chão a queixar-se de uma eventual pancada. O certo é que foi lesto a levantar-se e conseguiu ganhar a bola e depois tocar para Cristopher que ficou com a baliza completamente à mercê para fazer o golo.
Clique para ampliar
O golo abalou psicologicamente os jogadores do Regadas mas estes continuaram em busca do seu primeiro golo na partida. No entanto, ao jogarem mais com o coração que com a cabeça não tiveram o discernimento necessário para chegar a esse objectivo.
Os Amigos de Quinchães mais à vontade devido à vantagem voltaram a chegar ao golo perto do final do tempo regulamentar. Novamente ao minuto 29, agora do segundo tempo, outra situação de contra-ataque e Cristopher mais uma vez na jogada. Desta vez o jogador dos Amigos foi bafejado pela sorte pois o guardião do Regadas ao tentar aliviar a bola acabou por rematar contra o avançado de Quinchães e a bola entrou na sua baliza.
Já em tempo de compensação, o Regadas chegou ao almejado golo mas este acabou por ser uma oferta do Regadas, pois o livre que lhe deu origem levava a bola direccionada para fora. Contudo, uma infelicidade de Filipe Miguel resultou em auto-golo. O resultado estava feito e pouco depois terminou a partida.
Estava calor mas o público acorreu em grande número, ainda que tivesse procurado as poucas sombras que existem no Campo n.º 2 do Municipal de Desportos.
Os troféus e as medalhas foram entregues pelo presidente da Associação de Futebol Popular de Fafe Yazalde Martins e pelo vereador que dá o nome ao troféu, Antero Barbosa. Entre a alegria de uns e a tristeza de outros, reinou o fair-play com as duas equipas a cumprimentarem-se já depois de receberam as respectivas taças e medalhas. Quando assim é e tudo acaba em bem, ganha, sem dúvida, o desporto.

Jogo realizado no Campo n.º 2 do Parque Municipal de Desportos, em Fafe:
Árbitros: António Maia e Bruno Silva. 3.º árbitro. Jorge Coelho.   
AMIGOS QUINCHÃES: Hugo; Dário, Manel Ribeiro, Pedro Jorge, Fabrício, Cristopher e Pedro Ismael: Suplentes: José Carlos, Pedro Miguel, Bruno Miguel, Hugo Samuel, Luís Carlos e Filipe Miguel. Treinador, Agostinho Soares.
REGADAS: Diogo Alves; Paulo Ribeiro, Hugo Sampaio, Nuno Ribeiro, Armando Teixeira, Marcelo Teixeira e Luís Pereira. Suplentes: Luís Ferreira, António Pinto, Bruno Pereira, Cristiano Ferreira e Hugo Cunha. Treinador, José Silva.
MARCADORES: Cristopher, 29, 40 e 59 e Filipe Miguel, 60+2 (p.b.).
.

Sem comentários: