.

.
.

sábado, 21 de maio de 2011

Futebol Popular: Ribeiros é o Campeão da época 2010/2011


Texto e fotos: João Carlos Lopes / Tiago João Lopes
.
Golo de Tibi deu título ao Ribeiros
- Quarto título coloca o Clube como equipa mais vencedora


Tibi
O Santa Maria de Ribeiros foi ao campo do Agrupamento de Santa Cristina vencer o Grupo Desportivo de Fareja por uma bola a zero, num jogo que estava condenado a terminar sem golos, não fosse o sentido de oportunidade de Tibi, perto do final da partida, ao aproveitar o adiantamento do guarda-redes do Fareja e a surpreender tudo e todos com um remate rasteiro que se revelou fulminante para o desfecho da partida e fez dele o homem do jogo.
O Campo de Santa Cristina já há muito que não tinha uma assistência tão numerosa para ver um jogo de futebol. O ambiente também contribuiu para o espectáculo e esse, no final, foi caprichado pelo Ribeiros que deu asas à sua alegria.
Estes é o quarto título da formação de Ribeiros que, assim, se coloca na frente em número de campeonatos conquistados, com mais um que o Regadas e que o Revelhe. Os Amigos de Quinchães, que estavam a torcer por fora neste jogo pois caso terminasse em empate venceriam o campeonato, ficam-se pelos dois títulos conquistados. De salientar que o primeiro título do Futebol Popular, conquistado na época 1997/1998, foi alcançado pelo Estrelas Vermelhas.
Neste jogo que decidiu o campeão, ao contrário dom que muita gente especulou, o Fareja não facilitou em nada a vida do Ribeiros, muito pelo contrário, jogou o jogo pelo jogo como se ainda tivesse oportunidade de chegar ao título, uma atitude que só lhe ficou bem e acabou por dignificar ainda mais o quarto campeonato conquistado pelos homens orientado por Fernando Porto, que ainda regressou a tempo ao clube de voltar a ser campeão.
Como seria de esperar coube ao Ribeiros fazer as despesas do jogo e arriscar um pouco mais pois precisava de uma vitória para poder conquistar o título e o empate teria o mesmo sabor que uma derrota.
No primeiro tempo as duas equipas jogaram cartas diferentes mas sempre com cautelas defensivas pelo que as equipas foram para descanso com um nulo ao intervalo.
No segundo tempo o jogo parecia ter as mesmas características mas espevitou por volta dos sessenta minutos, com ambas as equipas a enviarem bolas à barra, as duas na sequência de bolas paradas.
Na última meia hora o Ribeiros começou a arriscar um pouco mais, o que também deixou desguarnecida a sua retaguarda mas, acabou por valer a pena correr esse risco pois o empate de nada lhe serviria.
As insistências do Ribeiros esbarravam sempre na bem posicionada defesa do Fareja que, anulava com maior ou menor dificuldade as investidas do seu adversário.
Seria já perto do final da partida e quase em desespero de causa do Ribeiros que Tibi, teve mais olho que barriga e com um golpe de mestre iludiu toda a gente. O guarda-redes do Fareja estava adiantado e a bola andava perto do meio campo e foi daí mesmo que Tibi atirou para a baliza deserta, acabando com a agonia que era a sensação de poder morrer na praia.
Jogaram-se ainda mais alguns minutos mas aí o Ribeiros foi buscar as forças onde já não as havia para segurar com unhas e dentes o triunfo que lhe dava o quarto título.
Um triunfo que acaba por ser merecido pois foi a equipa que mais o procurou, isto apesar do Fareja nunca ter abdicado de jogar e também, com menos frequência, ter procurado chegar ao golo. Mas quem esteve sempre mais perto de o concretizar foi mesmo o Ribeiros e acabou por ser premiado pela sua insistência, pela vontade e pelo querer.
Uma palavra apenas para um jogador do Ribeiros pois, sendo um central, revelou-se um grande goleador na presente temporada. Rui, o capitão marcou à sua conta 13 golos esta temporada, o que não deixa de ser obra, pois para tal tinha que estar nos dois extremos, ou seja, a defender e a atacar. Sem desprezar ninguém há que destacar mais dois homens nesta equipa pela sua experiência e qualidade de jogo. Lizuarte e Marcelo, os anos limitam um pouco mas a qualidade ainda é muita.
.

Sem comentários: