.

.
.

sábado, 27 de abril de 2013

Andebol - 1.ª Div. Nac.: AC Fafe, 30 - Xico Andebol, 23

Texto: João Carlos Lopes / Fotos: Tiago João Lopes 


Na boa onda de Miguel Marinho 
.
O AC Fafe venceu o Xico Andebol por 30-23 numa partida em que os fafenses demonstraram ter valor para permanecer no escalão maior do andebol Nacional mas que, mesmo vencendo um adversário directo, ainda estão em posição de descida quando faltam apenas quatro jogos para terminar a época e o próximo dos fafenses é novamente em casa com o Delta Belenenses já no próximo dia 4 de Maio. O AC Fafe está agora no 4.º lugar, com menos dois pontos que o 3.º Avanca, que ainda vai receber em casa e mais um que o 5.º Xico Andebol. O Camões já está despromovido e agora destas três equipas (AC Fafe, Xico e Avanca) sairá a outra despromoção. 

O Pavilhão Municipal registou uma bela moldura humana para assistir a este dérbi minhoto, tendo os vimaranenses trazido bastante gente para apoiar pois o jogo era tão importante para eles como para o AC Fafe. 

Desta vez os fafenses fizeram uma exibição segura de princípio a fim do jogo em que estiveram sempre em vantagem com os parciais de 3-1, aos 5 minutos; 7-4, 10m; 7-4, 15m; 9-6, 20; 13-10, 25m; 30-15, 30m; 15-13, 35m; 18-15, 40m; 20-15, 45m; 23-18, 50m; 28-20, 55m; 30-23, 60m. 

Para que os fafenses tivessem alcançado este bom resultado com o Xico Andebol, em que, caso contrário, ficariam quase irremediavelmente fora da corrida da manutenção, muito contribuiu a prestação de Miguel Marinho com defesas portentosas e em momentos importantes do jogo, o que galvanizou ainda mais a equipa orientada por Nuno Santos. Em 38 remates à baliza, o guardião fafense defendeu quase metade, 18. Pedro Sousa entrou nos momentos finais e ainda defendeu dois em cinco remates. 

A equipa esteve bem colectivamente ainda que em determinados momentos tenha caído na velha tentação de querer fazer tudo depressa demais. Porém, desta vez a concentração foi mais elevada e isso acabou por se reflectir na eficácia. 

Por falar em eficácia Eduardo Sampaio voltou a mostrar que é um dos jogadores mais regulares do ACF. Em seis remates fez seis golos. Luís Nunes foi o melhor marcador do jogo ao apontar oito golos, que corresponderam a metade dos remates que efectuou. O mesmo sucedeu com Pedro Peneda que concretizou metade dos remates á baliza, tendo feito sete golos na partida. Importantes também foram os cinco golos de Cláudio Mota em sete remates á baliza o que lhe deu uma eficácia de 71%. Os restantes golos foram apontados por Armando Pinto (2), João Castilho (1) e João Afonso (1). 

Na formação do Xico Andebol o carrasco da última derrota que o ACF sofreu contra esta equipa em casa Jaime Barreiros esteve quase ausente do jogo, tendo o melhor marcador sido Pedro Correia, com sete golos, 78% de eficácia. 

Os fafenses levaram uma vantagem razoável para o intervalo depois de terem controlado a partida sem que tivessem conseguido grande vantagem no marcador, perante um Xico Andebol sempre aguerrido e muito forte a defender, provocando inúmeras dificuldades ao ataque fafense que, por vezes tinha que se socorrer dos remates de meia distância para não entrar em jogo passivo. 

No início da segunda parte o ACF vacilou um pouco e chegou a pensar-se o pior. Contudo, nesse período, Miguel Marinho fez uma mão cheia de grandes defesas mas ainda assim foi o Xico o primeiro a marcar reduzindo para 15-13. Porém, aos poucos os fafenses recuperaram a confiança e foram ganhando vantagem no marcador que se começou a acentuar a partir dos 40 minutos de jogo. 

Entre os 50 e os 55 minutos o AC Fafe ganhou uma vantagem confortável de oito golos 27-19 e nos últimos cinco minutos chegou mesmo a ter nove golos de vantagem 29-20. Foi por essa altura que Luís Nunes teve que sair lesionado e o Xico aproveitou para marcar mais três golos mas a vitória já estava gravada para o AC Fafe que ainda fez o trigésimo golo. 


Jogo no Pavilhão Municipal de Desportos, em Fafe 

Árbitros: Alberto Alves e Jorge Fernandes 

AC FAFE: Miguel Marinho e Pedro Sousa; Armando Pinto (2), Cláudio Mota (5), Luís Nunes (8), Eduardo Sampaio (6), João Castilho (1), Luís Gonçalves, Mário Pereira, Luís Pereira, Pedro Peneda (7), João Afonso (1), e Nuno Lobo. Treinador, Nuno Santos. 

XICO ANDEBOL: Ricardo Castro; José Fernandes (1); Daniel Santos (4), Tiago Cunha, Gustavo Castro (4), José Teixeira (1), Pedro Correia (7), Mário Peixoto (3), André Caldas, Sérgio Ribeiro, Luís Sarmento, João Gonçalves, Hugo Fernandes, Jaime Barreiros (2) e Filipe Magalhães (1). Treinador Eduardo Rodrigues.
.

Sem comentários: