Texto e fotos: João Carlos Lopes / Tiago João Lopes
Campeões do querer e da humildade
- Caravela despediu-se aos 37 anos
- Freguesia compareceu em peso para a festa
O GCD Regadas venceu o S. Nicolau Basto por 4-0 e sagrou-se campeão Distrital da 2.ª Divisão, tendo garantido, igualmente, a subida à futura Divisão de Honra da AF Braga. Com um golo apontado na primeira parte por Samu, a verdadeira festa só começou aos 76 quando Bruno Teixeira marcou o 2-0, esse mesmo jogador bisou e fez ampliar a festa e já em período de descontos Alex selou o resultado final. O Regadas vai ser a única equipa de Fafe a conquistar um título esta época num Campeonato Distrital de Futebol em seniores com a particularidade de ter apenas jogadores de Fafe ao seu serviço.
Este Regadas é uma equipa composta por muita gente formada que tinha valor para actuar em escalões mais elevados, alguns até em campeonatos nacionais mas que, devido aos seus afazeres profissionais optaram por um clube humilde onde vivem todos em são convívio e conseguiram fazer um grupo de atletas excelente e homogéneo. Nesta equipa convivem, doutores e engenheiros e muita outra gente com curso superior mas com uma relação fraterna e de grande cumplicidade e amizade com outros atletas que não tiveram a possibilidade na vida de levar mais longe os estudos. Entre esses está o veterano Caravela que, aos 37 anos, ainda joga como um jovem mas fez a sua despedida do Regadas neste jogo pois vai rumar à Suiça onde terá um emprego que lhe dê mais garantias que em Portugal.
Depois de terem ultrapassado o cabo das tormentas no jogo anterior em Guilhofrei, os regadenses precisavam de vencer para fazerem a festa. A partida começou com uma toada lenta e ainda antes do quarto de hora o guardião Rafa gritou alto para os seus colegas: “Vamos lá que isto está muito morno”. E morno continuou até ao primeiro golo, obtido por Samu aos 34 minutos a aproveitar uma bola que sobrou na área depois de alguma confusão.
O S. Nicolau limitava-se a ver o Regadas jogar e de quando em vez tentava uma saída para o contra-ataque. Na verdade jogou fechado na retaguarda, tapando quase todas as linhas de passe aos fafenses. Nesse capítulo notou-se a ausência de Diogo Gomes no Regadas que é um valioso “play maker” e esteve ausente por motivos pessoais.
O intervalo chegou com alguns jogadores a desabafar que a partida não estava fácil. Veio a segunda parte e o S. Nicolau ainda assustou quando, aos 55 minutos, Carlos, do meio da rua, na cobrança de um livre, enviou ao poste, bem perto do ângulo.
Apesar do jogo ser de sentido único o Regadas tardava em chegar ao segundo golo e esse, o que trouxe a tranquilidade e fez reacender a festa só veio aos 76 minutos com Bruno Teixeira a aparecer isolado na cara de Zé Luís e a fazer explodir as Cerdeirinhas que já estavam impregnadas de fumo amarelo lançado pelos adeptos. O terceiro golo foi assinado pelo mesmo jogador e quase da mesma forma e o quarto veio na compensação, já com Kristic em campo, um dos mártires em lesões da época mas a ter a felicidade de fazer a assistência para Alex fechar a contagem.
No final os regadenses festejaram efusivamente esta conquista com a equipa técnica liderada por António Águia, o presidente Zezé e o capitão Buga, entre outros, a serem atirados ao ar pelos jogadores.
Houve foguetes, champanhe e muita alegria, misturada com algumas lágrimas disfarçadas em algumas caras pois percorrer um caminho destes e chegar ao fim a cantar vitória não é fácil.
Jogo realizado no Campo das Cerdeirinhas em Reagadas
Árbitro, Bruno Leite, auxiliado por André Soares e Filipe Torres.
Árbitro, Bruno Leite, auxiliado por André Soares e Filipe Torres.
GCD REGADAS: Rafa; Caravela (Nuno, 90), Sobrança, Tiago, Marquinho, Alex, Fernando, César, Buga, Samu (Russo, 83) e Bruno Teixeira (Kristic, 90 + 2). Treinador, António Águia.
S. NICOLAU BASTO: Zé Luís; Pedro Freitas, Jorge Rebelo, Bruno Garcia, Pedro Martins, Ricardo Magalhães (Luís Silva, 62), Carlos Martins, André Gustavo (Eurico, 84), Ricardo Vieira, Jorge Garcia (Carlos, 52) e André Castro. Treinador, Marcelo Lopes.
DISCIPLINA - Amarelos: Samu, 72 e Ricardo Vieira, 78.
MARCADORES: Samu, 34; Bruno Teixeira, 76 e 88 e Alex, 93.
Leia a reportagem completa na próxima edição do jornal NOTÍCIAS DE FAFE, com declarações de alguns dos principais obreiros deste título.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário