.

.
.

sábado, 20 de abril de 2013

Futebol Popular: Amigos de Quinchães é o campeão 2012/13



Texto e fotos: João Carlos Lopes / Tiago João Lopes 

Houve festa com lágrimas de emoção

- Empate a zero no último jogo com o Marinhão chegou para o título 

O Grupo Cultural Recreativo e Desportivo “Os Amigos”, de Quinchães, são os campeões da edição 2012/2013, do campeonato do Futebol Sénior da Associação de Futebol Popular de Fafe, tendo discutido o título até ao último segundo, em confronto directo, no jogo da última jornada, com a formação do Futebol Clube Marinhão que era o campeão em título e partia para esta jornada com apenas dois pontos de diferença necessitando de vencer para o revalidar. O jogo terminou como começou com um empate sem golos e com os da casa a festejarem com foguetes e champanhe no campo da Mata das Águas, em Quinchães. 

Apesar de aparentarem alguma tranquilidade antes do início do jogo ambas as equipas se mostraram muito nervosas no decorrer da partida. Apesar de necessitar somente do empate, a equipa dos Amigos de Quinchães, orientada por Zé Preto mostrou-se empenhada em querer fazer golo mostrando muita vontade de o alcançar. Por sua vez, o Marinhão, orientado por Albano Costa, mostrava-se mais cauteloso e a apostar no erro do adversário para o tentar surpreender. 

Os amigos remataram primeiro, por Neco em atecipação a um defesa depois de passe de Ratão. Respondeu o Marinhão com remate de Pascoal de fora da área. Até quase á meia hora de jogo via-se um futebol musculado e com muita bola no ar. 

Os amigos criaram uma série de ocasiões de golo. Aos 28 minutos, Micaal serviu Marcelo e este viu Samu fora da baliza tentando o chapéu que só não marcou por pouco. Oito minutos depois, Neco, já dentro da área, atirou ao lado. Aos 37, Torranha cabeceou dentro da área mas a bola saiu fácil para Samu. Mais dois minutos e o mesmo Torranha a ganhar na raça e a rematar em jeito com a bola a bater na malha de cima da baliza. 

O Marinhão teve uma ocasião mais que soberana aos 41 minutos. Salsicha chegou a ter a baliza só com Vitinha na frente e deslumbrou-se de tal maneira, demorando tanto tempo a decidir, que quando o fez a bola foi interceptada por André que com raça e valentia chegou ao lance para ceder canto. 

Na segunda parte os nérveos estiveram à flor da pele e o jogo esteve parado mais que uma vez mas sem problemas de maior e apenas para assistência a jogadores. 

Micael deu o primeiro sinal de perigo ao rematar ao lado já dentro da área. Os Amigos estavam mais rematadores e aos 60 minutos Torranha rematou à queima, a bola bateu num adversário e sobrou para André mas este em boa posição atirou ao lado. 

Apesar de precisar de o Marinhão precisar de vencer eram os Amigos quem arriscavam mais pois correram sempre em busca do golo. Porém, o Marinhou espevitou depois de cumprida uma hora de jogo tendo os Amigos passado a jogar em contra-ataque, nem sempre bem conduzidos. 

Apesar de estar a crescer o Marinhão não conseguia criar perigo e os melhores remates pertenciam sempre aos Amigos, como aos 74 por Ratão, dentro da área, para fora e aos 75 por Torranha, em pontapé acrobático. 

Respondeu o Marinhão, por Salsicha ao enviar uma bomba de fora da área mas, que saiu ao lado. 

Aos 77 minutos o Marinhão reclamou uma grande penalidade por derrube de Tiago a Salsicha, na área, mas o juiz vimaranense António Mendes nada assinalou. Esta decisão deixou os de Marinhão muito exaltados e custou a expulsão ao suplente Kadet e outro elemento do mesmo banco. 

Os minutos que se seguiram foram de sofrimento para todos, que, de uma maneira, ou de outra, queriam fazer a festa. O árbitro ainda deu mais sete minutos e meio de compensação mas no final os Amigos acabaram mesmo por fazer a festa, depois de terem perseguido este título nos últimos anos, acabando agora por o conquistar, ainda que não seja a primeira vez que o façam neste campeonato. 

No final houve “fair play” entre vencedores e vencidos e os Amigos festejaram o título com foguetes e champanhe, dando azo à sua euforia, com algumas lágrimas à mistura, como as do técnico Zé Petro e do presidente Armindo que não esconderam a emoção que lhes ia na alma. 

Jogo realizado no campo da Mata das Águas, em Quinchães. 

Árbitro, António Mendes, Auxiliado por Vítor Meira e Miguel Abreu (AFP Guimarães). 

AMIGOS DE QUINCHÃES: Vitinha; Edgar, Pedro, Mário, Castro, Marcelo, Bruno, André, Micael, Torranha e Ratão. Treinador Zé Preto. Suplentes: Vítor, Paulinho, Jorge, Moreira, Neves e Nené. 

FC MARINHÃO: Samuel; Tiago II, Ferrinho, Russo, geno, Pincha, Marco, Pascoal, Salsicha, Tiago I e Nuno. Treinador, Albano Costa. Suplentes: Preto, Pedro, Bruno, Pimenta, Tita, Cadet e Diogo. 

DISCIPLINA: Amarelos: Salsicha, 58; Pascoal, 70; Torranha, 83 e Vitinha, 90+6. Vermelho. Cadet, 79.     
.
Veja a reportagem completa deste jogo na próxima edição do jornal Notícias de Fafe. 
.

Sem comentários: