Uma competição que ganha fama
.
- Rio Ave foi o digno vencedor
.
- A 3.ª edição já é uma realidade
O 2.º Torneio Cidade de Fafe em veteranos que o Rio Ave FC venceu ao batera a União de Coimbra na final, superou o êxito alcançado na primeira edição e até teve honras de comitiva presidencial, com o presidente da Câmara, José Ribeiro a dar o pontapé de saída e os vereadores Pompeu Martins e Vítor Moreira a marcarem presença na cerimónia de entrega de troféus e de encerramento de um evento que tem a chancela da União Desportiva Fafe A 60, a tal que não nunca brinca em serviço, e como palco as magníficas instalações do O FC Antime. A UD Fafe ofereceu a todos os participantes um jantar/convívio e entregou, além dos troféus, algumas lembranças, entre elas vinho de origem fafense, mas mais que isso esmerou-se em saber receber para que os visitantes possam regressar sempre que quiserem ao Concelho de Fafe.
No 1.º jogo a UD Fafe A60 empatou com a União de Coimbra a uma bola, com Braga a marcar logo nos primeiros minutos de penalti e Alexandre a empatar ainda na primeira parte para o União. Na roleta Russa os coninbricenses levaram a melhor por 3-2.
No segundo jogo o Vitória de Guimarães empatou sem golos com o Rio Ave, tendo os vilacondenses levado a melhor nos penaltis aos vencerem por 3-1, retirando aos vitorianos a hipótese de renovar o título.
Na atribuição do 3.º e 4.º lugar os fafenses fizeram um resultado inédito ao bater o Vitória por 2-1, com os dois golos da UDF a serem marcados pelo matador da equipa, Luís Mário, e o da equipa vitoriana por Dinis, este de grande penalidade. O 3.º lugar foi conquistado graças ao grande apoio da claque oficial das "Veteranas", com o seu apoio incondicional.
O melhor jogo estava reservado para a final entre Rio Ave e União de Coimbra, que proporcionaram um grande jogo de futebol, acima de tudo pela entrega e pelo querer, com os dois guarda-redes, Pedro no União de Coimbra e Piloto no Rio Ave, a brilharem em momentos distintos do jogo. Com o maestro Ricardo Nascimento a pautar o jogo o Rio Ave chegou à vantagem aos 9 minutos, através deste grande jogador que apareceu ao primeiro poste a concluir um canto apontado por Gaiteiro. O União de Coimbra empatou aos 18 minutos por Alexandre com este a surpreender Piloto com um bom remate. O empate não durou muito pois Gui, aos 18 minutos, fez a bola passar por cima do guardião de Coimbra.
Rio Ave FC, Vencedor do Torneio |
Na segunda parte tanto uma como outra equipa podiam ter marcado por mais que uma vez mas estavam dois “monstros” na baliza e a bola não entrou de maneira nenhuma, tendo, assim, o Rio Ave conquistado o troféu.
Na chamada 3.ª parte dos jogos, houve claramente um empate técnico, pois toda a gente comeu e bebeu bem, tendo os visitantes gabado sobremaneira a boa vitela assada à moda de Fafe que, em abono da verdade, estava divinal. Entre os convidados de honra estavam os vereadores já mencionados bem como o empresário Joaquim Lima e os representantes dos clubes participantes sendo certo que entre eles estava um fafense que mora e joga em Coimbra desde 1973, Fernando Freitas, que foi o mais efusivo de todos.
Na hora dos discursos, Adão Roque, em representação do Vitória SC, “agradeceu o convite e disse para contarem com eles na 3.ª edição”. Já Fernando Freitas falou em nome do Núcleo de Veteranos da União de Coimbra e disse “ser com honra e com muito orgulho que estava presente. Agradeço à Câmara pelo apoio que tem dado ao desporto na minha cidade que está sempre mais atraente e onde comi vitela inigualável”. Disse, ainda, que foi no Operário de Antime, freguesia de onde é natural, que deu os primeiros pontapés na bola, mas correu atletismo pelo Vitória. Depois, entregou presentes, umas bonitas fainças de Coimbra, para os clubes participantes e para a edilidade a quem pediu desde logo o apoio para a organização da 3.ª edição.
"As Veteranas" e o seu apoio incondicional |
Em representação do Rio Ave, falou António Barros, que lamentou "já não poder jogar mas mostrou-se satisfeito por poder colaborar de alguma maneira e salientou que ser veterano é sentir orgulho pelo clube que se representa".
A fechar o protocolo falou ainda o vereador do Desporto Pompeu Martins que salientou “ser uma grande alegria para a edilidade poder estar entre os veteranos cujo torneio o presidente deu o pontapé de saída e onde é muito importante sentir todo este clima que envolve a competição. Vamos sair daqui com uma moral tremenda pois já levamos contrato para o próximo ano", deixou escapar. Dissertou depois um pouco sobre o que tem sido a política desportiva da Câmara que apoiou a construção dos campos sintéticos em tempo de crise mas que os mesmos têm sido muito utilizados para vários eventos desportivos e ainda que Fafe recebe muitos eventos nacionais e internacionais mas sempre na condição de quem cá vem não vir só para se servir de Fafe mas também para contribuir para o desenvolvimento do desporto local com acções de demonstração e palestras”.
No final recolhemos também a opinião do presidente da UD Fafe, Rogério Ferreira, que nos disse: “Foi com grande expectativa que partimos para a realização deste 2.º, contando com o apoio incondicional da Câmara Municipal de Fafe. Depois do sucesso que obtivemos coma realização do 1.º torneio, partimos para mais esta aventura, com a consciência de que a fasquia estava elevada. Como somos ambiciosos e queremos cada vez mais prestigiar a nossa terra, convidamos, para participar nesta nossa festa, os amigos do Vitória de Guimarães, vencedor da 1.ª edição, Rio Ave, e União de Coimbra. Os quatro jogos decorreram com grande cordialidade e em sã competição e outra coisa não seria de esperar, pois o que mais conta nestes encontros de veteranos é o convívio e não a competição. Quero agradecer a todos os participantes, pela maneira como se envolveram neste evento, contribuindo para o seu sucesso, aos nossos patrocinadores, ao OFC Antime, e à Câmara Municipal de Fafe, pois sem eles a realização dum evento desta natureza, não seria possível. Caiu assim o pano sobre a 2.ª edição, com a promessa de que para o ano cá estaremos para a 3.ª edição, procurando, se possível, fazer mais e melhor”, conclui o presidente da UDF", concluiu.
Veja todas as fotos do Torneio: AQUI
.
Sem comentários:
Enviar um comentário