.

.
.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

CPP: Saiba quem já está na fase de subida!

Texto: Gonçalo Santos 


União de Leiria e Estarreja carimbaram a passagem à Fase de Subida

União de Leiria e CD Estarreja são as duas primeiras equipas a apurarem-se para a fase de subida, que dará acesso à II Liga às três melhores equipas. Em disputa estão mais 14 vagas para esta fase da prova, o que eleva a pressão no topo da tabela para conseguir um lugar que permita tentar disputar o acesso aos campeonatos profissionais.

A União de Leiria assegurou a passagem à fase de subida ao conquistar uma importante vitória fora de casa na Figueira da Foz, frente à Naval. O golo do triunfo surgiu no período de descontos, por intermédio de Tiukalov. A equipa leiriense continua sem derrotas, partilha o melhor ataque com o Caldas e tem a melhor defesa da prova.

O Estarreja confirmou matematicamente a passagem à fase de subida a três jornadas do fim da 1.ª fase. Com 10 vitórias e apenas cinco empates, a equipa de Estarreja consegue chegar à fase de promoção, consolidando um percurso iniciado em 2012 nos distritais ao comando do treinador Sandro Botte.

Recorde-se que a classificação obtida no final desta 1.ª fase vai ditar o futuro das equipas na prova. Os dois clubes mais bem classificados em cada série qualificam-se para a 2.ª Fase – Séries de Subida. No total, 16 equipas vão ser divididas em duas séries de oito clubes cada, jogando entre si duas vezes, na condição de visitante e visitado. Os dois clubes classificados no 1.º lugar de cada série jogam entre si um jogo final, em campo neutro, para apurar o vencedor do Campeonato de Portugal Prio, subindo ambos os clubes à II Liga. Os dois clubes classificados em 2.º lugar em cada série jogam entre si dois jogos de forma a apurar o terceiro clube que sobre à II Liga.

No que diz respeito aos oito clubes classificados do 3.º ao 10.º lugar de cada série na 1.ª fase qualificam-se para a 2.ª Fase- Séries de Manutenção/Subida. Os 64 clubes qualificados mantêm-se nas respetivas séries, iniciando esta fase com 50% dos pontos obtidos na 1.ª Fase. Em cada uma das séries, os clubes jogam entre si duas vezes. Os dois clubes classificados nos dois últimos lugares de cada uma das oito séries descem automaticamente aos Campeonatos Distritais. Os oito clubes classificados em 6.º lugar em cada uma das séries jogam uma eliminatória, sujeita a sorteio, disputada a dois jogos. As quatro equipas vencedoras das eliminatórias juntam-se aos 40 clubes classificados do 1.º ao 5.º lugar nas oito séries da 2.ª Fase – Séries de Manutenção/Descida e mantêm-se no Campeonato de Portugal Prio.

Outros destaques da jornada 15

Série A

O Bragança reforçou a liderança com uma vitória por números expressivos: 7-0, sobre o Neves. O Vilaverdense atrasou-se com a derrota frente ao Pedras Salgadas mas tem hipótese de igualar pontualmente o líder já este domingo, recebendo em casa precisamente o Bragança.

Série B

O Vizela está de novo na frente, mercê da vitória por 2-1 frente à Oliveirense. A equipa tem agora 33 pontos, mais dois do que o Fafe, que não foi além do nulo com o São Martinho.

Série C

Com dois jogos interrompidos devido ao mau tempo, destaca-se nesta série a importante vitória do Pedras Rubras, por 3-0, frente ao Gondomar. A equipa gondomarense continua na frente da classificação, com 26 pontos mas viu o Pedras Rubras aproximar-se, estando apenas a um ponto de distância.

Série D

Com o Estarreja apurado, as atenções centram-se agora no 2.º lugar da classificação, disputada pelo Sanjoanense, Anadia e Lusitano de Vildemoinhos. Para já o Sanjoanense leva vantagem, com 25 pontos, beneficiando da vitória conseguida frente ao Vildemoinhos e ao empate do Anadia frente ao Mortágua.

Série E

O Praiense levou a melhor no dérbi açoriano, vencendo o Angrense por 2-1. Com 32 pontos conquistados, a liderança está agora reforçada, deixando em 2.º lugar, a 4 pontos de distância, o Nogueirense, que venceu em casa o Pampilhosa por 3-2.

Série F

À semelhança da Série E, também aqui as decisões concentram-se na 2.ª vaga de apuramento para a fase de subida. O Caldas apresenta-se em melhor posição, com 29 pontos, deixando o Benfica de Castelo Branco em 3.º lugar, com 25 pontos.

Série G

Esta será, seguramente, a série onde maior incerteza haverá até à última jornada da 1.ª fase. Apenas dois pontos separam o líder do 6.º classificado, o que revela a elevada competitividade que cada equipa coloca em campo jornada após jornada. O Atlético da Malveira é o líder, com 28 pontos, após a vitória por 3-1 sobre o Real. A um ponto de distância está o Sintrense, com 27, com mais um ponto que Loures, Casa Pia, 1.º Dezembro e Real. Este domingo as atenções vão estar centradas no 1.º Dezembro – Sintrense e no Loures – Atlético da Malveira.

Série H

O Cova da Piedade conquistou uma importante vitória frente ao Pinhalnovense. O golo, marcado aos 90 minutos, coloca a equipa da Margem Sul na liderança, com um ponto de vantagem sobre o Atlético de Reguengos, que conta com 25 pontos. Este domingo será o jogo de “tira-teimas”, com a equipa alentejana a receber em casa o Cova da Piedade.

Sem comentários: