.

.
.

sábado, 30 de janeiro de 2016

Taça AF Braga: OFC Antime, 0 - GD Joane, 0 (2-3 g.p.) [Inglório]

Texto e fotos: João Carlos Lopes

Operários sem sorte na "lotaria"  

O OFC Antime foi eliminado da taça AF Braga ao perder em casa com o GD Joane por 2-3, nas grandes penalidades, depois de 120 minutos de jogo sem golos. Tanto o guarda-redes do Antime, Nuno Preto, como o do Joane, Ricardo, defenderam duas grandes penalidades, mas a que acabou por fazer realmente a diferença foi uma que foi enviada ao poste. O Joane entrou mais forte na primeira parte mas, na segunda, o Antime teve o domínio do jogo. No prolongamento o Joane esteve mais forte. No computo geral, o Antime, nomeadamente no capítulo defensivo, jogou bem, mas não teve argumentos no ataque para evitar o prolongamento e lotaria das grandes penalidades.

O Joane entrou mais forte mas só aos 8' criou uma situação de golo. Luís cruzou na esquerda, Lapinha preparava-se para encostar mas Neves negou-lhe o golo e cedeu canto. Na sequência deste, Preto voou para afastar o perigo. 

Aos 10', uma disputa de bola entre Nuno Preto e Bruno na área antimense obrigou o guarda-redes fafense a receber assistência durante três minutos e acabou por ficar limitado para o jogo todo, pois foi assistido pelo menos mais duas vezes no jogo. 

O Antime esteve perto do golo aos 16'. Na cobrança de um livre, após toque de Patocas, Ismael rematou para grande defesa de Ricardo para canto. Samu apontou a bola parada e Ricardo evitou que entrasse directa ao segundo poste.

Aos 18', minutos Ismael saiu em contra-ataque, entregou na esquerda mas o cruzamento do colega saiu defeituoso. 

Na cobrança de um livre Batido por Carlos Filipe, a bola saiu à barra da baliza do Antime e ainda bateu em baixo com força mas sem entrar. 

Na resposta, Ismael bateu um livre na direita, aos 27', Neves cabeceou ao segundo poste mas ao lado. 

Nos últimos 20 minutos da primeira parte o jogo manteve-se equilibrado mas as oportunidades de golo escassearam.

O Antime entrou nem na segunda parte e aos 47', Lopes, Ismael e Hélder carvalho fabricaram uma boa jogada que terminou com o remate do último por cima da barra. Aos 50', depois de fintar um adversário Ismael rematou à figura de Ricardo. 


Em jogada de contra-ataque o Joane podia ter marcado aos 53', mas Bruno permitiu a defesa de Nuno Preto para canto.

O Antime manteve-se a jogar no meio campo do Joane e aos 67', após canto dos famalicenses, Ismael saiu em contra-ataque mas depois foi assinalado fora de jogo a Hélder Carvalho. Aos 73', jogada de envolvimento do Antime a passar por vários jogadores mas a bola a terminar mãos de Ricardo.

O Joane respondeu de bola parada, com Lúcio a atirar ao lado após um canto. Três minutos depois, aos 79', Meira rematou com violência e fez a bola passar perto do poste da baliza de Preto. 

O Antime podia ter marcado aos 80', quando Ismael cruzou para a área e Hélder carvalho cabeceou à figura de Ricardo. Três minutos depois o mesmo jogador esteve perto de marcar. 

Aos 84' e 86', Machado rematou ao lado e Vítor Hugo, este em contra-ataque, quase fazia golo para o Joane. 

Já na primeira  parte do prolongamento, Meira serviu Lapinha que rematou ao lado da baliza de Preto. Na segunda, Hélder carvalho podia ter alvejado a baliza e logo de seguida Nuno Preto negou o golo a Vítor Hugo que rematou cruzado e de seguida evitou a recarga.


Nos penaltis Patocas foi o primeiro a marcar e enviou ao poste; Nuno Preto defendeu o remate de Vítor Hugo; Ricardo fez o mesmo ao de Miguel; Carlos Filipe também o guarda-redes fafense a defender. Hélder Carvalho fez o 1-0 para o Antime; Meira fez o 1-1; Ricardo defendeu o penalti de Lopes; lapinha fez o 1-2 com um penalti à Panenka; Raúl fez o 2-2 e o capitão do Joane, Cunha, terminou com a partida ao fazer o 2-3.

Jogo no Parque de Jogos do OFC Antime.

Árbitro, Sérgio Ferraz, auxiliado por Rui Amaral e André Duarte. 

OFC ANTIME: Nuno Preto; Zé Miguel, Neves, Raul, Samu, Carvalho (Lopes, 46'), Patocas, Malhado, Ismael (Castanha, 99'), Vasco (Miguel, 89') e Hélder Carvalho. Treinador, Luís Gomes. 

GD JOANE: Ricardo; Lúcio, João, Meira, Cunha, Lapinha, Luís (Rui machado, 74'), Carlos Filipe, Ruca, Bruno e Paulo Pereira (Vítor Hugo, 85'). Treinador, Tiago Cunha.

DISCIPLINA - Amarelos: Bruno, 10'; Lapinha, 45'; Cunha, 45'; Hélder Carvalho, 53'; Neves, 60'; Patocas, 94'; Vítor Hugo, 95' e Lopes, 103'. 

Sem comentários: