.

.
.

sexta-feira, 4 de junho de 2021

Entrevista | Hélder Ferreira (FC Paços Ferreira) um fafense em alta



POR: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR

“Estou apenas focado em ajudar o Paços de Ferreira”

Presença assídua nos grandes
 jogos pelo FC Paços de Ferreira
Hélder Ferreira é futebolista profissional de 24 anos, natural de Fafe, que se encontra ao serviço do FC Paços de Ferreira com quem assinou contrato até Junho de 2022. Depois de ter feito formação no Vitória SC, onde representou também a equipa B e a equipa sénior e onde assinou, aos 17 anos, o seu primeiro contrato como profissional, resolveu mudar-se para a equipa da Capital do Móvel, onde reencontrou a felicidade expressa nos 73 jogos realizados em duas épocas, com quatro golos marcados e no excelente 5.º lugar alcançado na presente temporada na I Liga Portuguesa. O jogador vestiu também a camisola das selecções nacionais Sub 17, Sub 19 e Sub 20 por 13 vezes pelas quais marcou dois golos. Desde que ingressou nos pacenses tem estado sempre bem cotado a nível dos comentários dos jornalistas dos principais órgãos de informação desportiva nacional que não lhe poupam elogios. Apesar se ser um atleta relativamente jovem, mostra ter os pés assentes na terra e não embarca em ilusões focando-se apenas no presente que é o FC Paços de Ferreira com quem este versátil e veloz extremo direito e esquerdo tem contrato por mais uma temporada.

Pode-nos esclarecer se fez parte da sua formação em alguma equipa do Concelho de Fafe?

- Sim, cheguei a representar a AD Fafe ainda muito novo, mas foi por muito pouco tempo e não completei sequer uma época, prosseguindo depois a minha formação no Vitória SC, com uma ligeira passagem por uma época Sub 13 do SL Benfica e na equipa de Os Sandinenses, estes porque tinham um protocolo com os vitorianos para onde enviavam os jogadores principalmente no primeiro ano de escalão para ganhar maturidade.


Quando assinou o primeiro contrato de sénior?

Assinei o meu primeiro contrato de sénior em 2014, quando tinha 17 anos e tinha ainda idade de júnior.


Porque acha que não singrou no Vitória SC?

- É uma pergunta para a qual não sei bem a resposta. Possivelmente não tive as oportunidades que gostaria e deveria ter e as que me deram talvez não tenham insistido o suficiente em mim.


Foi sua a decisão de ingressar no FC paços de Ferreira ou o Vitória SC já não contava consigo?

 - Foi minha a vontade ir para o Paços de Ferreira para poder jogar com mais regularidade e poder mostrar as minhas qualidades, além disso só jogando podia ganhar mais experiência e maturidade porque não é a mesma coisa treinar e jogar. É nos jogos que nos tornamos melhores jogadores, corrigimos os nossos erros e aprendemos com os colegas e com os adversários.
Ao serviço da Seleção nacional Sub 20


O Paços de Ferreira fez uma grande época, sente que contribuiu para o sucesso colectivo da equipa?

- Contribui da mesma forma que os meus colegas, porque os resultados alcançados foram mérito de toda a equipa que remava toda para o mesmo lado esteve sempre unida nos bons e mais momentos, como uma verdadeira família. O nosso segredo foi a união e coesão do grupo.


O que sente quando marca golos ao Vitória?

- O sentimento é sempre o mesmo independentemente do clube. Mas confesso que tenho respeito e gratidão especial pelo Vitória SC, que me formou e ajudou a preparar para estar agora a jogar na I liga Nacional que cada vez é mais competitiva e o FC Paços de Ferreira também está a contribuir para que o futebol em Portugal tenha mais qualidade.


Tem contrato com o FC Paços de Ferreira até quando?

- O meu contrato com o Paços de Ferreira termina em Julho de 2022 e até lá vou dar o máximo por este Clube que tão bem me acolheu e onde me sinto feliz e acarinhado.


O estrangeiro seduz-o? Em que país gostava de jogar?

- Como qualquer outro jogado jovem gostava de ter uma experiência num clube estrangeiro mas também não quero ir apenas por ir mas sim para uma equipa com um projecto que me agrade minimamente. A liga que mais me cativa é a liga inglesa, embora também e acompanhe goste de outras ligas europeias.


Tem o sonho de representar alguma equipa?


- Eu gosto é de jogar futebol e como tal foco-me apenas em dar o meu melhor seja em que equipa for e desfrutar ao máximo desta desta modalidade que encanta milhões em todo o mundo.


Qual é o maior objectivo da sua carreira de futebolista?

- O meu maior objetivo é ser feliz enquanto pratico o futebol e poder um dia afirmar-me ao máximo no futebol Europeu.


Gostava de um dia voltar ao Vitória SC?

- De momento não é algo em que pense. Estou apenas focado em ajudar o Paços de Ferreira em todas as competições em que o Clube estiver inserido e contribuir com o meu esforço para o sucesso da instituição que me acolheu e me deu a oportunidade de mostrar.


Que momento da época elege como mais alto?

- Quando garantimos os objetivos a que nos propusemos e obtivemos um lugar na Conference League, o que deu uma enorme satisfação a todos os pacenses.


E o menos bom?

- Durante a época passamos por momentos bons e menos bons, mas mesmo dos menos bons, como uma série de resultados negativos que estava a por em causa a nossa qualidade e o nosso trabalho, consigo retirar o melhor, porque conseguimos aprender e crescer com os erros.


O que lhe dá mais prazer enquanto futebolista?

- Conquistar coisas bonitas e poder desfrutar ao máximo da profissão que considero a melhor do mundo. Além disso sentir o grande ambiente dos estádios com os adeptos em festa e a entrar em êxtase com cada golo da nossa equipa.


Futebol sem público é a mesma coisa?

- Muito sinceramente não é. O apoio dos adeptos é fundamental e o futebol torna-se muito mais bonito. É como ver um filme se som e com som, não é a mesma coisa. Além disso, por vezes a reacção do público serve como alarme para nós quando parecemos mais adormecidos para o jogo.

.
A quem dedica os seus golos quando marca?

- Dedico à minha namorada que me apoia todos os dias e incondicionalmente nesta caminhada. Mas sei que, para além da minha família, há muita gente a torcer para que tudo me corra bem e por isso estarei sempre grato a todos os que me dispensam o seu apoio e carinho.

Sem comentários: