.

.
.

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Natação | Diana Durães entre os sete magníficos que vão estar em Tóquio

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR 

O sonho de uma vida de qualquer atleta 

A cidade de Fafe vai estar representada nos jogos Olímpicos de Tóquio, Japão, através de uma das melhores nadadoras nacionais de todos os tempos e detentora de vários recordes nacionais, Diana Durães, que participará na prova de natação de 1500 metros livres, em representação de Portugal. Só o facto de estar presente este é um orgulho enorme para o Concelho de Fafe mas Diana vai tentar dar o seu melhor entre os melhores do mundo e seja qual for o resultado vamos-lhe estar sempre gratos por ter levado o nome da nossa Cidade tão longe e tão alto.    

Jogos Olímpicos de Verão de 2020, conhecidos oficialmente como os Jogos da XXXII Olimpíada, mais comumente Tóquio 2020, será um evento multiesportivo realizado durante o verão de 2021, na região metropolitana de Tóquio, Japão, que terão a sua abertura no dia 23  de Julho de 2021 (um Domingo) e terá a participação de de mais de duzentos países, onde serão realizados mais de 306 eventos com a participação de cerca de 12.750 atletas. 

Participar nos Jogos Olímpicos é o sonho de uma vida da maioria dos atletas do mundo e ganhar uma medalha de ouro é atingir o máximo que se deseja no deporto, no entanto com respeito e reconhecimento entre todos os participantes. Para tal fica aqui uma explicação daquilo que é o espírito olímpico e o que faz com que os atletas se sintam gratos só por estar no seios do ambiente olímpico.     

O significado de “Espírito Olímpico”

"Quando se fala de “espírito olímpico” nos referimos a um conjunto de valores e atitudes morais fundamentais para a participação de um atleta, líderes e voluntários nesses jogos. O espírito olímpico é composto por atitudes como a hospitalidade, espírito de acolhimento universal, abertura, amizade, alegria, motivação, entusiasmo, autodisciplina, comunhão, encontro com o outro, solidariedade, senso de equipa, colaboração, respeito pela diversidade e convivência tolerante entre os povos representados pelos milhares de atletas, onde as diferenças permanecem, mas todos buscam e se concentram no essencial: a alegre e harmoniosa participação.

O verdadeiro espírito olímpico não dispensa a luta, não suprime a concorrência, não elimina o esforço pessoal e de grupo, não nega a luta pela vitória! Ao contrário, há uma competitividade impressionante, onde cada atleta dá tudo e o melhor de si pelo prémio mais valioso, uma medalha de ouro.

Onde não há espírito olímpico há negação do senso ético, há fraude, há doping, há corrupção, há violência, há agressividade, há suborno, há negação das regras, há indisciplina, há individualismo; não há aceitação da derrota, não há reconhecimento do talento alheio. Sem espírito olímpico também não há sucesso, não há admiração pelo atleta, não há vitória e nem reconhecimento. É assim também que acontece na arena da vida."
  
NADADORES PORTUGUESES PRESENTES NOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO 

MASCULINOS

Gabriel Lopes: 200 m estilos

Alexis Santos: 200 m estilos

Francisco Santos: 200 m costas

José Paulo Lopes: 800 m livres

FEMININOS

Tamila Holub: 1.500 m livres

Diana Durães: 1.500 m livres

Ana Catarina Monteiro: 200 m mariposa

Sem comentários: