.

.
.

domingo, 13 de novembro de 2011

Futsal: Juniores 1.ª Div. AF Braga: Campelos, 1 - Nun'Álvares, 6

Texto e fotos: Ricardo Castro
Poker de Diogo Rafael
O Nun’Álvares conseguiu um triunfo categórico na deslocação a Campelos, ao vencer por 1-6, numa vitória justíssima da equipa fafense. De antemão sabia-se que o Nun’Álvares iria encontrar um ambiente hostil, dada a confusão que houve no jogo da primeira volta. Não só a massa adepta seria um obstáculo, como também as (anormais) reduzidas dimensões de um recinto desportivo de uma equipa de futsal federada. Mas os condestáveis foram superiores a tudo isso, com uma atitude, crença e vontade de ganhar enormes e com uma grande exibição colectiva, conseguiram não só a vitória, como foi por uma mão de golos de diferença. De destacar, individualmente, o “poker” de Diogo Rafael, que ainda fez uma assistência, e a exibição quase perfeita de Luís Pires na baliza.
Os visitantes entraram bem no jogo, com três boas oportunidades de golo, duas por Diogo Rafael e uma de Luís Paulo. Mas os avisos traduziram-se em golos quando ao minuto 9’, Diogo Rafael, após jogada de Chico, flecte para o meio e remata forte e colocado para o 0-1.
O primeiro aviso do Campelos surgiu por Tubarão, aos 12’, com uma boa defesa, a primeira de muitas, de Luís Pires. Mas a entrada fulgurante dos fafenses foi tal que, no minuto seguinte, Diogo Rafael dribla um adversário pelo corredor esquerdo e fez abanar as redes de Cunha pela segunda vez.
Aos 16’, Nuno quase que reduzia, com um remate á barra. Na resposta, Hugo Lemos vê bem Lucas solto e este de cabeça atirou um pouco por cima, ficando junto á baliza do Campelos com algumas queixas. O jogo prosseguiu e em vantagem numérica os da casa reduziram mesmo, por Nuno.
Com uma vantagem tangencial, o Nun’Álvares soube aguentar bem as investidas do adversário. Serginho rematou à baliza aos 19’, mas Luís Pires negou o empate. No minuto seguinte, resposta por Luís Paulo que surgiu solto à entrada do meio campo pela direita e desferiu uma bomba para defesa apertada deCunha, que viu Chico a atirar á barra na recarga.
Mas o 1-3 chegou mesmo aos 26’, com uma boa saída de Zé Guilherme, que estava em zona perigosa pressionado, mas livrou-se bem do adversário e percorreu o corredor esquerdo, entregando ao seu irmão, Chico, que fez o terceiro golo fafense.
Suíço, um dos melhores do Campelos, atirou ao lado aos 28’. Ainda antes do intervalo, nada melhor que o 1-4, por Diogo Rafael que se isolou após disputa de bola no meio campo e só teve de desviar a bola do alcance do guarda-redes Cunha. Ao intervalo, muito boa vantagem do Nun’Álvares, para gáudio dos ainda cerca de 25/30 adeptos que foram apoiar a equipa.
No recomeço, destaque para a alteração de guarda-redes na equipa da casa. O Campelos criou a primeira oportunidade, mas que originaria o 1-5. Remate espectacular de Vítor Hugo, para defesa a condizer de Luís Pires, a dois tempos. Este lançou o contra-ataque ao deixar em Xavi, que assistiu Diogo Rafael que rematou frontal para o golo, completando assim o “poker”.
Aos 34’, Diogo Rafael, com um trabalho individual excelente pela direita, ganha espaço para cruzar e Xavi apareceu e encostou para o 1-6.
O resultado não sofreria mais alteração até final e a vitória era um dado praticamente adquirido para o Nun’Álvares. Ainda assim, os da casa responderam aos 38’, num livre mesmo à entrada da área fafense, mas Luís Pires defendeu. Aos 41’, Jaime trabalhou bem pela esquerda e rematou mas quem lá estava para evitar o golo? Luís Pires, claro está. Grande jogo seu, à semelhança da equipa toda.
O jogo acalmou em oportunidades, mas não perdeu o interesse, sempre com intensidade de parte a parte, proporcionando um bom espectáculo. Aos 50’, livre de Nuno e remate de Suíço, por cima da baliza de Luís Pires. No minuto seguinte, o guarda-redes dos fafenses defendeu bem um remate de Nuno.
Aos 52’, livre de Zé Guilherme, que deixou para Chico que quase fazia o sétimo golo, mas Vítor Ferreira evitou-o com uma grande intervenção.
Até final, de registar 5 livres de 10 metros, 2 para o Campelos, por Nuno e Serginho, mas estava lá Luís Pires para defender. Nos três favoráveis ao Nun’Álvares, nem Lucas, nem Luís Paulo (2 vezes) conseguiram aumentar a vantagem. Pelo meio mais uma intervenção de Luís Pires após remate forte de Tubarão.
Final do jogo com uma vitória, não só expressiva, como crucial para o Nun’Álvares, pois embora ainda faltem quatro jogos para a equipa, este foi um passo gigante rumo à fase final.
Jogo realizado no Pavilhão de Vila Nova de Sande, em Campelos, Guimarães.
CAMPELOS: Cunha, Suíço, Jaime, Tubarão e Vítor Hugo (cap.). Jogaram ainda: Luís Skin, Serginho, Nuno e Vítor (g.r). Treinador: Vítor Caldas
NUN’ÁLVARES: Luís Pires (cap.), Zé Guilherme, Hugo Lemos, Diogo Rafael e Luís Paulo. Jogaram ainda: Chico, Lucas, Xavi, Tomás, Carlos e David. Treinador: José Magalhães/Luís Barros.
Marcador: Nuno, 17’; Diogo Rafael, 9’, 13’ 29 e 31’, Chico, 26’ e Xavi, 34’.
.

Sem comentários: