.

.
.

domingo, 16 de setembro de 2012

Div. Honra AF Braga: ACD Pica, 2 – UD Torcatense, 1

Texto e fotos: João Carlos Lopes / Tiago João Lopes 
.
Acreditar foi fundamental
.
- Alírio e Raul com instinto fatal
.
O primeiro jogo em casa da época levou várias centenas de pessoas ao parque de Jogos da Pica para ver a equipa de Carlos Salgado a vencer por 2-1, frente a um Torcatense com outros argumentos para este campeonato e que acabou surpreendido pela entrega e eficácia da equipa fafense. De salientar o atrevimento de Carlos Salgado que na parte final do jogo trocou dois avançados por outros dois, ao tirar Àlvaro Miguel, aos 78 minutos para meter Vasco e Alírio, aos 86, para dar o lugar a Álvaro.
.
Foi do Pica o primeiro sinal de perigo no jogo quando aos quatro minutos Rambóia acelerou e já dentro da área rematou cruzado, ao segundo poste e viu a bola sair ao lado por escassos centímetros.
.
Respondeu, aos 8 minutos, o Torcatense através de livre cobrado por Chiquinho na direita a que Neves, ao segundo poste, de cabeça, atirou ao lado. No minuto seguinte, numa jogada a meio campo, o árbitro levou uma bolada e caiu, levantando-se de imediato para prosseguir o jogo que não chegou a ser interrompido.
.
Aos 12 minutos Vitinha foi muito Rápido a passar pelos jogadores do Pica, na esquerda, mas valeu Davide na dobra a aliviar o perigo. Cinco minutos depois, Chiquinho falhou uma emenada á boca da baliza para os vimaranenses.
.
O Pica esta muito concentrado na defesa e de vez em quando descia com perigo à área do Torcatense, como aos 31 minutos em que Zé Faria rematou com força à entrada da área, a bola saiu com efeito e passou muito perto do segundo poste.
.
O primeiro golo da partida saiu aos 38 minutos. Jogada de contra-ataque do Pica, com Peixoto a fazer um passe longo para o meio campo, onde Alírio recebeu de peito e ganhou vantagem aos dois adversários que o marcavam, meteu depois o turbo e seguiu como uma flecha para a baliza, quando Ricardo lhe ia a sair ao caminho, rematou forte, rasteiro e cruzado, fazendo um belo golo.
.
Até ao intervalo apenas a registar um remate meio falhado de Kevin à entrada da área, com a bola a sair frouxa e directa a Pimenta.
.
No segundo tempo o Torcatense entrou a pressionar alto e a encostar o Pica no último terço do terreno, com muitas dificuldades para sair com a bola controlada, obrigando os seus jogadores a arriscar o um para um para ganhar espaço.
.
Logo no primeiro minuto do segundo tempo, o recém entrado Oliveira rematou ao lado. No minuto seguinte, Rambóia fintou um adversário e sem muito ângulo acabou por atirar ao lado. Era o Pica a tentar sacudir a pressão. Aos 51 minutos Malhado também atirou por cima, em remate fora da área.
.
Aos 60 minutos, houve contra-ataque do Pica, com Rambóia a querer servir Alírio mas a bola a não sair com as medidas certas
.
Francisco Branco introduziu Pedro Rui em campo, aos 64 minutos, e a pressão do Torcatense aumentou no jogo, com jogadas rápidas e bem construídas a pecar somente no último passe e a causar grande embaraço aos defesas do Pica.
.
Previa-se o golo do Torcatense a qualquer momento mas foi o Pica a fazê-lo, num erro defensivo dos vimaranenses, com Raul a aproveitar um mau atraso para o guardião Ricardo e a brindá-lo com um magnífico chapéu quando faltava um quarto de hora para o final.
.
O Torcatense incentivou a sua luta e chegou ao golo aos 81 minutos através de Pedro Rui que, dentro da área, concluiu um passe proveniente de uma jogada na direita de Kevin.
.
Nos instantes finais do tempo regulamentar, o Torcatense conquistou vários cantos e criou muito perigo. Mas foi já em tempo compensação que Kevin, á boca da baliza e na sequência de um lance desses falhou a emenda e o golo do empate.
.
Quase a terminar o Pica também beneficiou de um canto mas aproveitou para segurar a bola pois não quis ser surpreendido e deixo a guarnição toda a postos no seu meio campo.
Chegou o final da partida com os fafenses a festejarem o facto de terem acreditado na vitória e se serem eficazes na concretização frente a uma boa equipa que tudo fez para levar outro resultado, o que valoriza ainda mais o trabalho dos fafenses.  
.
Jogo realizado no Parque de Jogos da Pica
.
Árbitro: Fernando Cunha, auxiliado por José Ribeiro e Licínio Maia.
.
ACD PICA: Pimenta; Davide, Peixoto, Tiago, Joel, Zé Faria, Malhado, Néne, Alírio (Álvaro, 86’), Álvaro Miguel (Vasco, 78) e Rambóia (Raúl, 64). Treinador, Carlos Salgado.
UD TORCATENSE: Ricardo; Duarte Nuno, Xavi, Vitinha (Oliveira, 46), Kevin, Chiquinho (Carioca, 74), Bravo, Giane, Costinha, Russo e Neves (Pedro Rui, 64). Treinador, Francisco Branco.
.
MARCADORES: Alírio, 38; Raul, 75 e Pedro Rui, 81.

Sem comentários: