.

.
.

segunda-feira, 25 de março de 2019

Aro 27 vai realizar o seu Contest na Banda do Cidadão a 25 de Abril

REDAÇÃO

Um evento com direito a diploma 

A ARO 27 (Associação Rádio Operadores de Fafe) vai realizar o seu Contest na Banda do Cidadão, no próximo 25 de Abril, no monte Santa Marta das Cortiças, em Braga. 

Haverá muita animação e os diplomas e prémios de participação serão entregues no dia 11 Maio na sede da ARO27, sito no Edifício das Associações, 2.º piso,  na rua Guerra Junqueiro, em Fafe. 

O que é a Banda do Cidadão

A Banda do Cidadão é uma forma de comunicação rádio que permite que qualquer cidadão estabeleça contacto com outros na frequência dos 27 MHz (dos 26,965 MHz aos 27,405 MHz), através dos 40 canais existentes. É usada uma antena, uma fonte de alimentação e um pequeno emissor-receptor que pode ser fixo (para ser usado em casa), móvel (para ser usado numa viatura) ou portátil (para nos acompanhar a qualquer lugar). Não necessita de grandes conhecimento técnicos. Actualmente, em Portugal para se poder operar nesta banda é necessário um certificado de registo que pode ser obtido junto da ANACOM.

A origem da Banda do Cidadão

Actualmente ainda se discute a origem da Banda do Cidadão, mas todo leva a crer que o seu inicio foi durante a II Guerra Mundial. De facto foi um engenheiro norte-americano chamado Al Gross que desenvolveu a tecnologia e levou ao aparecimento dos “walky-talk” que foi usado em grandes quantidades pelos militares.

Com o final da II Guerra Mundial, os Estados Unidos tinham estes aparelhos em grandes quantidades, sendo o seu uso por parte das populações incentivado com o fim de absorver os aparelhos excedentários, nascendo assim o hobby pela radiocomunicação.

A utilização da frequência dos 27 MHz deve-se ao facto desta estar já atribuída às aplicações industriais, científicas e médicas, sendo ao mesmo tempo propícia a interferências por equipamentos com ressonância nos 27 MHz.

Devido aos esforços de vários amantes da radiocomunicação, foi autorizado o funcionamento de 23 canais nesta frequência para uso dos cidadãos após licenciamento, nascendo assim a Banda do Cidadão.

A Banda do Cidadão em Portugal

Pensa-se que a Banda do Cidadão teve o seu surgimento em Portugal em meados dos anos 60.

Contudo todas as estações e os seus operadores que praticavam este hobby faziam-no clandestinamente e assim continuaram até a data de 11 de Julho de 1978, altura em que a Banda do Cidadão foi legalizada em Portugal.

Hoje em dia, aos operadores da Banda do Cidadão podem emitir em 3 tipos de modulação:

- AM (Amplitude Modelada)

- FM (Frequência Modelada)

- Bandas Laterais (SSB) – USB e LSB

As potencias máximas de emissão são para o modo de AM de 1 W e 4W para FM e SSB.

Sem comentários: