.

.
.

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Ciclismo | Fafense Ismael Alves já está certificado com o Curso de Treinador Grau II

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR

Um eterno apaixonado pela modalidade 

Está na forja uma Escola de Ciclismo em Fafe 

O amor ao ciclismo, o empenho, a dedicação e a paixão que nutre pelo modalidade valeu esta semana ao fafense Ismael Alves a certificação oficial com o título profissional de treinador de desporto Grau II – Ciclismo, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude. Num concelho em que o futebol é rei mas com fortes tradições no ciclismo, em todas as suas vertentes, esta é uma notícia que muito agrada a todos, principalmente aos mais novos que têm reunidos neste apaixonado pela modalidade todos os conhecimentos para abraçarem uma modalidade que carecia há muito de um técnico credenciado mas, acima de tudo, de alguém que gosta e vive a modalidade como o ar que respira. Nunca ninguém se interessou tanto pela modalidade como este docente que é ao mesmo tempo alguém que procura o conhecimento e pratica várias modalidades, ciclismo incluído. 

Enquanto atleta, Ismael Alves sempre sentiu dificuldade em treinar, o que hoje é definido como a fase “aprender a treinar” era facilmente transformada em “treinar para competir”. Com isso, a formação dos atletas ficava comprometida, tornando-a em meros exercícios repetitivos, desinteressantes e promotores do abandono por parte dos jovens. por isso mesmo é que a oportunidade de frequentar o curso de treinador de ciclismo Grau I, em 2009 foi um enorme avanço na sua formação enquanto atleta e educador.  

ACD PICA /DCC UMA DAS EQUIPAS QUE APOIA
Desde aí esteve de forma amadora e altruísta, a apoiar clubes regionais e alguns atletas, mas sempre mais envolvido com o desenvolvimento de escolas de ciclismo em contexto escolar e com resultados práticos bem visíveis. 

Já em 2018, juntamente com companheiros treinadores que tal como ele respiram ciclismo, com os quais também aprendeu muito e que sabem que para evoluir numa modalidade tão exigente é necessário investir na qualidade e robustez da sua formação, para uma melhor intervenção, concluiu o Curso de treinador Grau II. Durante três meses intensos de formação, exames e muitos sábados e domingos passados no Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, em Anadia. 

Sob a orientação de verdadeiros especialistas do ciclismo nacional: José Poeira (Selecionador Nacional de Estrada); Pedro Vigário (Selecionador Nacional de BTT); Gabriel Mendes (Selecionador Nacional de Pista); José Marques (Selecionador Nacional de Paraciclismo); Nuno Loureiro (Médico da Seleção); Cláudio Guimarães (Comissário Internacional) e José Luís Algarra (Coordenador Nacional das Escolas de Ciclismo) Ismael Alves absorveu o máximo de informação e conhecimentos possíveis para melhor entender o ciclismo nas suas várias vertentes. 

Por essa pessoas foram ministradas áreas como: Biomecânica do Desporto, Nutrição, Treino e Competição, Traumatologia do Desporto, Desporto para Pessoas com Deficiência, Luta Contra a Dopagem, Ética e Deontologia e Pedagogia do Desporto, entre outras valências. 

Ser treinador pressupõe informação e formação contínua, ensinar o esperado e gerir o inesperado contido no dia-a-dia e já no próximo fim-de-semana estará na formação “Desenvolvimento Desportivo do Ciclismo Nacional” no Centro de Alto Rendimento, em Sangalhos, no qual estarão presentes oradores de grande prestígio internacional como: Ricardo Scheidecker, diretor desportivo da Deceuninck - Quick – Step e José Azevedo, diretor desportivo da Katusha. 

Atualmente, Ismael Alves apoia atletas na planificação e desenvolvimento dos seus treinos e em parceria com a loja de ciclismo BikeSmile (Fafe), realiza Bikefitting  (Medição e ajuste da bicicleta ao ciclista) tão fundamental para quem pratica ciclismo.  

A promoção do ciclismo nas escolas revela-se importante para criar uma geração que entenda o ciclismo como um relevante instrumento de mobilidade ecológica, bem como apoiar e formar jovens para a prática do ciclismo como desporto de eleição. Como tal, está em curso o projeto para a criação de uma Escola de Ciclismo em Fafe.  

Sem comentários: