.

.
.

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

INSCREVE-TE | Trail da Chafarica é no dia 1 de Dezembro



CRÉDITOS DO TEXTO: O PRATICANTE 

Pelos encantos e belezas de Agrela e Serafão 

Numa época marcada pelas diversas corridas nocturnas de estrada que invadem Portugal de Norte a Sul, o mês abre com uma proposta de um evento de trail e com a região nortenha de Fafe a ser palco da primeira edição do Trail da Chafarica.

I Trail da Chafarica

O I Trail da Chafarica acontecerá no dia 1 de dezembro pelas 9:20horas em Agrela e Serafão, Fale e será uma organização do Grupo Desportivo e Cultural de Serafão. A compor o evento estará uma distância competitiva de quinze quilómetros e uma caminhada sem fim competitivos e somente para promoção da saúde do bem-estar e dar a conhecer a Agrela e Serafão.


Agrela e Serafão

Situadas junto Da Povoa de Lanhoso e Guimarães, as duas freguesias formam desde 2013 uma união de freguesias. Serafão é a grande freguesia que com cerca de 1000 habitantes, separa os concelhos acima mencionados do concelho de Fafe. Serafão teve anteriormente as designações de Calafaao, Calafãao, Celafano,Celafao, Cellafano, Cerafãao, Cerafiãao e Cerofano.

Serafão tem como grande destaque os seus monumentos religiosos onde se destacam a igreja de S. Julião de Serafão que tem origem românica, capela de Santo António, capela de Nossa Senhora da Cabeça, a capela de São Gonçalo, capela de Nossa Senhora do Rosário e capela de Nossa Senhora de Lurdes.

Agrela é a menor das duas antigas freguesias com cerca de duzentos habitantes. O seu nome deriva de “Ager“, que em latim, significa campo.

Lenda do Penedo

Em Agrela, o primeiro fim de semana de Agosto venera-se Santa Cristina de Agrela e segundo a lenda, num penedo no alto do monte aconteceu a aparição da Santa. Há ainda relatos da existência de uma pegada neste penedo, local onde a santa terá pousado o seu pezinho. Dizem ainda haver uma capela, que nos dias de hoje devido aos factores da natureza só é visível a estrutura em pedras.

Grupo Desportivo e Cultural de Serafão

Fundado em 1987, o Grupo Desportivo e Cultural de Serafão que tem a alcunha de Chafarica é um dos principais dinamizadores da freguesia de Serafão. Com cinco equipas em competição, o futebol é o ponto alto do grupo, mas agora lança-se na organização de eventos diferenciados e o Trail da Chafarica é disso exemplo. Numa postura sincera, o grupo espera que este primeiro evento seja sobretudo de aprendizagem, mas que nada falte para o ano elevarmos a fasquia com mais distâncias.

Trail da Chafarica - Trilho dos Moinhos

O Trail da Chafarica irá ter como principal percurso o trilho dos Moinhos que promete apresentar a todos os atletas locais de enorme beleza. A compor o trilho estarão passagens por entre os vários moinhos que estão ao longos dos rios que marcam a zona.

Vários Prémios e Escalões em disputa no Trail da Chafarica

O Trail da Chafarica irá ter vários prémios em disputa. Para além dos classificados à geral, a prova terá ainda vencedores por escalão. No total serão quatro escalões tanto na competição masculina como feminina.

A compor os prémios estarão ainda as premiações colectivas com prémios para as três primeiras equipas.

Sem comentários: