.

.
.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Futsal - entrevista: Manuela Trigo é a timoneira das campeãs do Nun'Álvares

Manuela Trigo vive
e sente o desporto 
Texto: João Carlos Lopes / Fotos Beatriz Mendes 



"É um grupo fantástico e unido"

Manuela Trigo, Elsa Costa, Beatriz Mendes e Filipe Mendes são os responsáveis pela equipa feminina de Juniores do GNA. Falamos com Manuela Trigo, grande entusiasta da modalidade que nos abriu um pouco o coração numa breve entrevista. É uma pessoa que já deu muito ao deporto como se pode ver pelo seu currículo. 

Maria Manuela do Paço Trigo, tem 43 anos e é licenciada em Educação Física e Desporto com a opção de Natação, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, desde 1997. Tirou o Mestrado em Estudos da Criança na área de especialização em Educação Física e Lazer, pela Universidade do Minho em 2006 e tem ainda formação de: Curso de Monitores de 4º grau (Andebol) 2002; Curso de Árbitros de Futebol, 1995 pela Associação de Árbitros de Futebol de Vila Real; Curso de treinador de Futebol - I Nível , 2002 - na Associação de Futebol de Braga. É Professora de Educação Física desde 1996/97 e Professora Responsável pelo Grupo/Equipa de Futsal Feminino no Desporto Escolar: desde 2000/2001 na Escola Secundária de Fafe.e Escola E.B. 2,3 Professor Carlos Teixeira, em vários escalões onde acumulou inúmeros títulos de campeões regionais/Distritais e vice-campeões nacionais. Colaborou na organização do torneio de futebol juvenil da Câmara Municipal de Fafe: Desde 1999 até 2007. Tem levado as suas educandas a participar em dezenas de Torneios no Norte do país. Foi treinadora de Futsal da equipa sénior do Grupo Cultural e Recreativo Nun´Alvares de 2009 a 2012 e em 2013 iniciou o projecto da equipa e Juniores no mesmo Clube que agora levou a campeão Distrital. Além da sua actividade escolar e no GNA. A sua incursão no desporto é sobejamente conhecida, primeiro como jogadora de futebol, no Centro desportivo de Vinhós e depois como monitora e treinadora. Pelo menos desde o ano 2000 que treina equipas desportivas e isso faz dela um caso raro de longevidade e de sucesso ao serviço do desporto, com grande destaque para o Futsal, constantemente a fabricar campeãs. 


Como decorreu a temporada?

M.T. - Decorreu bastante bem, dentro do possível, pois foi um campeonato atípico, com apenas três equipas. Os jogos começaram muito tarde, já todas as equipas dos outros escalões tinham iniciado o campeonato e as minhas atletas ainda não sabiam se ia haver campeonato. E por isso estavam muitíssimo ansiosas. Uma semana antes de começar fiquei sem a minha guarda-redes (a única que tinha), por desistência dela, e até hoje ainda não sei o motivo real. Tivemos que improvisar no primeiro jogo. Depois, resolvemos em parte esse problema. Tivemos também algumas lesões, não foram muitas, nem muito graves, graças a Deus. Como tinha poucos jogos, tentei arranjar jogos amigáveis, para os muitos fins-de-semana que estávamos paradas e nem sempre o consegui. 

O que sente ao conquistar um campeonato Distrital, o feminino primeiro da história do GNA?


Gente feliz: Da esq. para a dir.
Beatriz Mendes, Elsa Costa, Gerhard Seidler,
Filipe Mendes e Manuela Trigo 
M.T. - Sinto que foi o prémio muito merecido, pelo empenho e o esforço das minhas jogadoras e de toda a equipa técnica. Apesar de acabarmos com os mesmos pontos do Outeirense. Fomos sem dúvida a melhor equipa, com mais golos marcados, com menos golos sofridos. Neste último jogo não podemos usar todas as nossas jogadoras, pois algumas tiveram jogo pela equipa sénior. A equipa adversária usou todas as artimanhas, de maneira a que a hora e o dia do nosso jogo coincidisse com o jogo da nossa equipa sénior. E assim foi. Não conseguimos vencer o jogo, como pretendíamos, por muito mérito da guarda-redes adversária que defendeu muito bem. Mas controlamos bem o jogo para não perdermos por uma diferença de cinco golos e assim vencer o “pequeníssimo” Campeonato. Tenho um enorme orgulho de pertencer a este Clube, que me acolheu com os braços bem abertos quando iniciamos o Futsal Feminino. Espero que nos continuem a apoiar. 

O que dizer deste grupo de atletas? 

MT - É um grupo fantástico, unido, espero que continuem assim, e que não desistam. Temos atletas que ainda não são Juniores e já estão a jogar pelas juniores. Espero que continuem a treinar ainda com com mais vontade para melhorarem ainda mais. Neste momento temos cinco atletas do GNA que estão a treinar na seleção da AF Braga. E acho que futuramente poderão ser mais ainda.

Se tivesse que dedicar este campeonato a alguém a quem o dedicava?

Dedicava em primeiro lugar ao “Patrão” (Gerhard Seidler), pois está sempre pronto a ajudar em tudo. É realmente uma pessoa fantástica. Dedico às nossas famílias, pois deixamos de estar com elas para virmos para os treinos e para os jogos.

Quer destacar os pontos altos e baixos do campeonato?

M.T. - Pontos altos – foram todos os golos que marcamos, todas as vitórias que conseguimos, com muita dedicação e esforço. Pontos baixos - é estar muito tempo sem jogar e termos que estar sempre a jogar com as mesmas equipas. 

Que esperar da próxima época?

M.T. - Agora vamos tentar participar em torneios. Já que a Taça do Minho para as Juniores ficou só no papel. Estamos a pensar já na próxima época e vamos fazer captações no início de Julho. Espero que apareçam mais talentos do Futsal nessa altura. Espero também que a AF Braga pense bem na forma como vai organizar o campeonato de Juniores para a próxima época, para que este seja mais competitivo e não vá nas cantigas de alguns clubes ou de alguns treinadores/dirigentes. Espero que não aconteça como este ano que tivemos jogos de mês a mês. E o que estas meninas precisam é de muitos jogos nas pernas para ganharem experiência para futuramente jogarem na equipa sénior.


CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA DE JUNIORES FEMININOS DO GNA

JOGADORAS: Vânia, Loira, Ana Luísa, Telma, Guida, Cardosa, Anita, Eduarda Gonçalves, Joana (Rata), Liana, Rute, Paulinha, Joana, Eduarda Martins, Ivone, Catinha e Vanessa. 

EQUIPA TÉCNICA: Manuela Trigo, Elsa Costa, Beatriz Mendes e Filipe Mendes


AGRADECIMENTOS

Quero agradecer a todos os que colaboraram com a nossa equipa, os nossos patrocinadores e colaboradores: SOG, E.Leclerc, Fafecidade, Piscol, Fimatex, Impocolor, Transnos, Supercorte, Profato, FiscoFafe, Yield Saúde, Jornal Notícias de Fafe, Montelongo Desportivo, Magiadofutsal e Studio D. Aos pais das jogadoras que colaboraram e apoiaram a equipa nos jogos. Espero que para a próxima época que apoiem e colaborem mais ainda.
.

Sem comentários: