.

.
.

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Ciclismo | Benigno Marques e Hélder Lemos (UDARQ) concluíram a aventura na EN2

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR

Um sonho tornado realidade


Os ciclistas da União Desportiva Amigos da Roda de Quinchães (UDARQ), Benigno Marques e Hélder Lemos, terminaram, na última quarta feira, a sua aventura de percorrer a Estrada Nacional 2 (EN2) ao completarem em dois dias as três etapas que estavam previstas fazer em três, após terem realizado as duas primeiras em datas separadas. Assim, os 738 km da estrada mais comprida da Europa, entre Chaves e Faro, foram feitos em quatro dias e em três fases distintas. 



A penúltima etapa foi realizada na terça feira, com início na Sertã e em que a chuva acompanhou os ciclista de forma muito certinha nos primeiros 50 km. Depois, tiveram dificuldade para arranjar almoço porque na zona de Mora, devido ao surto do Covid 19, está tudo encerrado. Só o viriam a conseguir almoçar em Montemor-o-Novo já por volta das 14:30 horas.

O dia na estrada acabou por ser longo tendo chegam a Ferreira do Alentejo pouco depois das 18:00 horas e após terem rolado cerca de 240 km. 

Na quarta feira saíram de Ferreira do Alentejo também acompanhados de chuva durante uma hora, tendo, depois, vindo a bonança, porque tiveram sempre bom tempo e na Serra do Caldeirão encontraram, inclusive, temperaturas elevadas.

Nesse dia chegaram ao destino, a Faro, junto do marco que assinala os 738 km entre Chaves e esta localidade algarvia, por volta das 14:00 horas, tendo percorrido cerca de 140 km, dando assim por concluída a aventura que estava prevista para ser em cinco dias mas acabou por ser em quatro. 

A primeira etapa desta aventura tinha sido cumprida já no dia 30 de Junho, entre Chaves e Viseu, na distância de cerca de 168 km. 

A segunda foi feita no dia 12 de Julho na distância de cerca de 170 km entre Viseu e a Sertã, onde enfrentaram condições atmosférica adversas com temperaturas elevadas que chegaram a atingir 42 graus e percorreram os últimos 40 quilómetros debaixo de muita chuva e trovoada.

O carro de apoio da UDARQ, foi conduzido por António Leite que pedalou por fora, mas com o mesmo entusiasmo, não fosse ele também um praticante de cicloturismo de longa data, o qual prestou um apoio constante e muito precioso, nesta aventura velocipédica.

Após concluírem esta jornada de ciclismo e lazer os ciclistas da UDARQ, apesar de reconhecerem que não é fácil fazer tantos quilómetros  em apenas quatro dias, considerando até duro, recomendam a aventura mas para ser feita com calma e descontracção, sem pressa, para se poder apreciar o que de belo há de Norte a Sul do país. O que deve ser feito sempre com as devidas cautelas, respeitando as sinalizações de trânsito e as prioridades, bem como as travessias de peões.    

Sem comentários: