.

.
.

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Formação | AD Fafe e OFC Antime entre as 23 entidades formadoras da AF Braga certificadas em 2019/20

REDAÇÃO

Só duas entidades certificadas com 5 estrelas  

Associação de Futebol de Braga termina Processo de Certificação 2019/2020 com 23 entidades formadoras certificadas, um crescimento de 190% face à Época anterior.

Já são conhecidos os resultados finais da segunda época do novo modelo de certificação de entidades formadoras, implementado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em estreita colaboração com as Associações Distritais e Regionais (ADR). O impacto deste processo, a nível nacional, reflete-se claramente na evolução dos números, já que as 339 entidades certificadas na temporada que agora terminou (2019/2020) representam um aumento de 128% face aos números registados na época 2018/2019. 

No distrito de Braga o crescimento nesta época é de 190% com 23 entidades certificadas. Na época 2018/2019 tinham sido certificadas 8 entidades.

No futebol masculino, Sporting Clube de Braga - Futebol SAD e Vitória Sport Clube - Futebol SAD foram classificados como Entidade Formadora 5 Estrelas; Futebol Clube de Famalicão, Moreirense Futebol Clube, Gil Vicente Futebol Clube e Merelinense Futebol Clube foram classificados como Entidade Formadora 4 Estrelas; Associação Desportiva de Fafe, Operário Futebol Clube de Antime, Dumiense CJP Futebol SAD, Clube Desportivo de Lousado, Grupo Desportivo União Torcatense, Grupo Desportivo de Joane e Centro Cultural e Desportivo de Santa Eulália de Vizela foram classificados como Entidade Formadora 3 Estrelas; Ruivanense Atlético Clube, Grupo Desportivo de Prado, Brito Sport Clube e Os Regadinhas de Freiriz ADC foram classificados como Entidade Formadora 2 Estrelas; o Santa Maria Futebol Clube foi classificado como Centro Básico de Formação de Futebol e Futsal (CBFF). No futebol feminino, Os Regadinhas de Freiriz ADC foram classificados como Entidade Formadora 2 Estrelas. No futsal masculino, a Associação Desportivo Jorge Antunes foi classificada como Entidade Formadora 4 estrelas; a Associação Santo Tirso Futsal e ADC São Mateus foram classificados como Entidade Formadora 3 Estrelas. No futsal feminino, o GTEAM Guimarães Football Club foi classificado como Entidade Formadora 3 Estrelas. 

A nível nacional, apesar de ser a primeira época de certificação do futebol l feminino, foi possível 23 Clubes obterem um determinado nível de certificação ou o reconhecimento como CBFF, que fica muito acima das nossas melhores expetativas (Grupo Trabalho), tendo em consideração o nível de organização destes Clubes e todas as dificuldades existentes na pirâmide desportiva do feminino.

 De igual forma, sendo também a primeira época de certificação do futsal feminino, foi possível 9 Entidades obterem um determinado nível de certificação ou o reconhecimento como CBFF, que também supera as nossas melhores expetativas (Grupo de Trabalho), até porque, convém recordar que em 2015/2016, primeiro ano do processo de certificação, no conjunto dos Clubes da 1ª e 2ª Liga Profissional, e alguns do CP, ficaram apenas 12 Clubes certificados.

Confira aqui as listagens de relatório finais 2019-2020 aprovados pela Comissão Nacional de Certificação.

Sem comentários: