.

.
.

sábado, 28 de abril de 2012

Pedestrianismo: XII Marcha da Liberdade teve muitos forasteiros






Texto e fotos: João Carlos Lopes
Pela saúde e pelo prazer, marchar! marchar!
Numa organização conjunta das Secções de Pedestrianismo dos Restauradores da Granja e da Adefacec a “XII Marcha da Liberdade trilhou mais uma vez os habituais caminhos de Abril, pelas serranias de Fafe, prosseguindo a visita a todas as freguesias de Fafe, com o aparte de freguesia de chegada de um ano ser o ponto de partida no ano seguinte. 
Desta vez a caminhada iniciou-se em Moreira do Rei, junto à igreja daquela freguesia e estendeu-se inicialmente por caminhos rurais, seguindo linhas de água e atalhos para as gentes da lavoura. Durante a primeira metade do percurso a chuva caiu de forma abundante o que impediu os caminheiros, na sua maioria forasteiros, de vislumbrar as bonitas paisagens que os nossos montes oferecem.

Já em terrenos pertencentes à freguesia de destino, S. Gens, foi possível observar uma Necrópole Medieval, localizada na Bouça do Castanhal.  

Já na parte urbana da freguesia foi possível visitar o exterior da casa do Capitão de Real, onde se viu uma miscelânea de objectos que nos fez lembrar um santuário, pela forma como estavam expostos, bem como outros existentes naquelas imediações. 

Apesar do tempo assustador à hora do início do percurso, os “resistentes de Abril” não desistiram de caminhar e conviver transportando nos sítios possíveis os cravos vermelhos que a organização fez questão de entregar.  Afinal era 25 de Abril e o povo saiu à rua para caminhar em liberdade sem que ninguém estranho lhe aparecesse ao caminho. 

No final a junta de Freguesia de S. Gens serviu de porto de abrigo para o convívio gastronómico onde se misturam os sabores e os sabres de cada um no que a petiscos diz respeito.

Como não há 25 de Abril sem música, a convidada, Celina Tavares, deu o mote e brindou os presentes com a sua bela voz e com as canções que fizeram a revolução e perduram no tempo.

No final, todos animados já ninguém se lembrava dos 11 quilómetros do trajecto feitos em grande parte debaixo de chuva e que tinham um grau de dificuldade médio.
.

Sem comentários: