.

.
.

domingo, 15 de abril de 2012

Futsal feminino: Golães é o campeão 2011/2012



Texto e fotos: João Carlos Lopes
.

Golães em peso para ver as campeãs
.
O Grupo Desportivo Cultural e Recreativo de Golães é o novo campeão de Futsal Feminino, organizado pela Associação de Futebol Popular de Fafe, depois de ter ganho o jogo da última jornada, frente à formação do Grupo Desportivo de Paços por 7-0, sucedendo, assim à equipa do Armil que esteve na luta pela revalidação do título até à última jornada, ficando a apenas dois pontos do líder.
.
Com o Pavilhão Multiusos de Fafe com uma grande moldura humana, na sua maioria afecta ao Golães, as comandadas de José Miguel Martins partiam para a última jornada com alguma tranquilidade mas a saber que só a vitória lhe daria o primeiro título na competição.
Neste derradeiro jogo, as golanenses adiantaram-se cedo no marcador perante uma formação do Paços mais verde e com poucas atletas no banco para rodar. O técnico pacense, António Cardoso, tem uma formação jovem e ainda a dar os primeiros passos na competição mas não deixou de valorizar o jogo com entrega e luta, não querendo ser o bombo da festa, o que em certa parte foi alcançado.
.
Os dois primeiros golos do Golães pertenceram a Joana carvalho que marcou aos dois e quatro minutos. Depois, foi a vez de Cátia Batista bisar, ao marcar dois golos de rajada, aos oito e nove minutos. A melhor marcadora do Golães, Ana Pires, conhecida por Loira, também teve direito a bis, marcando aos 15 e 19 minutos. 
A expressão no marcador traduzia a supremacia golanense perante um Paços que de vez em quando tentava a sua sorte, como o fez através de um remate de Jéssica e de Cláudia Martins.
No segundo tempo as golanenses quiseram fazer mais festa mas, ou por ineficácia na hora do remate ou porque Ana Castro, a guardião do Paços defendia tudo, o sétimo golo foi sendo adiado.
Aos cinco minutos, Loira atirou com estrondo ao poste. Aos dez uma jogada que merece ser recordada: Cátia Alves dominou a bola na sua defesa de calcanhar, entregou a Loira, esta fez o esférico passar por cima de uma adversária e entregou a Joana Oliveira que a parou no peito para rematar e ver Ana castro negar-lhe o golo. Só por esta jogada, que até nem deu golo, já estava o tempo dado por bem empregue.
Aos 11 minutos Joana Oliveira também acertou no poste e aos 14 novamente Loira a acertar noutro poste, parecendo que a baliza estava fechada a sete chaves.
O Golães só haveria de ampliar a vantagem aos 18 minutos mas para tal contou com a infelicidade de uma jogadora pacense que fez um autogolo depois de remate de Cátia.
.
No final da partida houve festa. Aliás estavam decorridos sete minutos da segunda parte quando foi descerrado, na varanda do último piso do Multiusos um grande painel com os dizeres: “Nós somos campeões. Obrigado Golães.”  
Jogo realizado no Pavilhão Multiusos de Fafe.
Árbitros: José Costa, Paulo Pereira e Carlos Freitas (mesa).
GDCR GOLÃES: Bárbara Alves, Ana Marina, Tánia Melo, Sónia, Cátia Alves, Lisandra Silva, Andreia Eiras, Ana Pires, Cátia Batista, Joana Carvalho, Joana Oliveira e Cátia Cardoso. Treinador, José Miguel Martins.
.
GD PAÇOS: Ana Castro, Daniela Cardoso, Lina Ribeiro, Paula Gonçalves, Catarina Castro, Ana carvalho, Cláudia Martins e Jéssica Fernandes. Treinador, António Cardoso.
.

Sem comentários: