.

.
.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

2.ª Div. Nac.: FC Famalicão, 0 - AD Fafe, 2




Texto e fotos: João Carlos Lopes

João Miguel tinha a solução

- Claque levou um autocarro e foi incansável 
.
A AD Fafe foi a Famalicão, um campo tradicionalmente difícil, vencer por 2-0 e deixar os famalicenses, sedentos de pontos, à beira de um ataque de nervos. A habitual troca de galhardetes entre claques obrigou a escolta policial do autocarro da claque fafense para chegar ao estádio e ainda para a saída, com esta a ser complicada mas os agentes da PSP de Famalicão a fazerem um trabalho louvável a todos os níveis, conseguindo tirar os fafenses do estádio em segurança evitando que o autocarro fosse também vandalizado. Foi mesmo extraordinária a forma como a Polícia conseguiu gerir com maestria uma situação de perigo eminente escoltando o autocarro dos adeptos fafenses até à entrada da auto-estrada com toda a segurança. De resto os fafenses da claque, munidos de camisolas e cachecóis foram incansáveis no apoio à sua equipa. Tirando um ou dois cânticos que seriam escusados e estariam perfeitos no apoio à AD Fafe que fazem com muito amor e dedicação.
O Fafe fez um jogo sem precipitações, gerindo o tempo e o resultado porque a pressão estava do lado da equipa famalicense. O segredo estava no banco e chama-se João Miguel, o jovem da formação fafense fez o passe para o 1-0 e matou o jogo ao apontar o segundo golo, o seu primeiro nos seniores, prometendo fazer muitos mais.
Aos 21 minutos, o primeiro lance de verdadeiro perigo, com João Carneiro a cruzar na esquerda e Sequeira a surgir na área a cabecear ao lado.
O outro lance de perigo na primeira parte foi para o Famalicão e precedeu o apito para o descanso. Cruzamento de Cafú na esquerda, com Bere a aparecer ao segundo poste, já com Ricardo fora do lance, a atirar ao lado.  
Na segunda parte a equipa da casa surgiu com mais arreganho junto da área do Fafe o que fez durante dez minutos, tendo nesse período criado pouco perigo, sem nunca colocar Ricardo á prova.
Aos 61 minutos, Elísio colocou em Filipe e este por pouco não encaixou a bola na baliza, junto ao poste mais distante.
O Fafe deu a iniciativa de jogo ao Famalicão, esteve concentrado na defesa e explorou o contra-ataque.
Aos 80 minutos, Cafú conseguiu entrar na área mas a experiência de Zé Manel permitiu-lhe anular o perigo, cedendo canto.
Aos 86 minutos, o Fafe chegou ao primeiro golo. João Miguel que tinha substituído Filipe aos 70 minutos, isolou Sequeira e este, já bastante esgotado do muito trabalho que teve conseguiu aguentar a pressão de um adversário e à saída de Paiva atirou para o fundo das malhas. Delírio da mais de meia centena de fafenses que foi assumidamente ver este jogo, bem como em toda a equipa do Fafe, que festejou junto ao seu banco.
Com pouco tempo para recuperar o Famalicão quase nem reagiu e seria o Fafe, no segundo dos quatro minutos de compensação a fazer o 2-0. Desta vez foi Sequeira a entrar na área do Famalicão pela esquerda, a levantar a cabeça e cruzar rasteiro para João Miguel encostar perto do primeiro poste, antecipando-se ao defesa famalicense. Foi o primeiro golo do ex-júnior da AD Fafe que fez 20 minutos inesquecíveis e resolveu um jogo que parecia condenado ao empate sem golos. A AD Fafe tem aqui um avançado para o futuro que com mais maturidade vai ser um finalizador nato, ao nível do que fez nos muitos anos de camadas jovens, em que marcou golos a perder de vista.    
De salientar que Agostinho Bento convocou para este jogo sete fafenses: Filipe, Mike e Ferrinho foram titulares, João Miguel entrou aos 70 e Marçal, Pedro Castro e Brochado ficaram no banco. De recordar que a equipa costuma ter mais dois, Xavi e João Nogueira, indisponíveis para este jogo.  
Jogo realizado no Municipal 22 de Junho, em Famalicão.
Árbitro, Paulo Ferreira (CA Braga), auxiliado por Fernando Pereira e Eduardo Miranda.
FC FAMALICÃO: Paiva; Jorginho, Bere, Palheiras, Fina, Pedro Silva, Claro (Pedrinho, 82), Talocha, Tiago Silva (Gomis, 57), Flávio Igor e Cafú. Treinador, Micael Sequeira.
AD FAFE: Ricardo; Mike, Zé Manel, Miguel Mendes e João Carneiro; Bijou (Bruno Pereira, 74), André e Ferrinho (Mokas, 46), Elísio, Filipe (João Miguel, 70) e Sequeira. Treinador, Agostinho Bento.
DISCIPLINA: Amarelos: Bijou, 41; Fina, 42; Filipe Igor, 64; Miguel Mendes, 66; Mike, 73; Claro, 81 e João Miguel, 93.
MARCADOES: Sequeira, 86 e João Miguel, 92.

.

Sem comentários: