.

.
.

sábado, 5 de maio de 2012

Andebol - 1.ª Div. Nac.: AC Fafe, 25 - Ismai, 26

Texto e fotos: João Carlos Lopes / Tiago João Lopes

Desolação total  mas ainda
resta uma ténue esperança

O público compareceu em massa no pavilhão Municipal de Desportos em Fafe, o apoio foi inequívoco mas no final, o semblante carregado e a tristeza tinham um ar de revolta, depois de ver o AC Fafe a perder com o Ismai por 26-25 e praticamente dizer adeus á 1.ª Divisão. Mas ainda há uma réstia de esperança, matematicamente ainda está na primeira divisão, só que agora vai ter que vencer os dois jogos que restam: o Sporting da Horta em Fafe e o Xixo Andebol, em Guimarães. Se o fizer, continua neste escalão. Já o Ismai recebe o Xico Andebol e desloca-se ao S. bernardo no último jogo.

Foi um jogo com pouca história porque foi demasiado repetitivo e faltou algo mais para alterar o rumo aos acontecimentos. Notou-se algum nervosismo, ansiedade e falta de uma mão pesada para gerir o jogo e contrariar a táctica do adversário.
A equipa maiata entrou bem na partida, melhor que os fafenses e esteve sempre por cima no jogo até aos 19 minutos, altura em que os fafenses passaram para a frente no marcador (12-11), mas seria sol de pouca dura, pelos erros do costume, desperdício no ataque e falta de uma boa gestão.

Luís Nunes estava embalado para mais uma grande exibição, até que o treinador do Ismai, Paulo Sá ordenou que lhe fosse feita marcação individual por José Veloso, a qual se veio a revelar eficaz, pois o AC Fafe passou a ter menos soluções atacantes, sem que surgisse alguma alternativa táctica para contrariar esta situação.

Mesmo assim, perto do intervalo o AC Fafe conseguiu passar de novo para a frente (16-15) mas viria a permitir o empate a 16 bolas antes do intervalo.

Na segunda parte voltou a entrar melhor o Ismai mas o AC Fafe deu a volta e chegou a estar várias vezes na frente do marcador, porém, nunca conseguiu ao longo de todo o jogo ganhar uma vantagem superior a um golo, apesar de ter tido muitas oportunidades para o fazer e isso veio a revelar-se fatal.

A segunda parte foi, igualmente muito equilibrada e a decisão ficou para os intantes finais. O AC Fafe chegou a estar em vantagem por 25-24 e com possibilidade de matar o jogo mas mais uma vez não conseguiu ampliar a vantagem, umas vezes por ineficácia na hora do remata outras porque o guradião maiato, Tiago Silva, fez uma grande exibição. Também na baliza do AC Fafe  Pedro Sousa voltou a brilhar mas as suas defesas foram muito mal aproveitadas pelos seus companheiros que se precipitaram algumas vezes com a ansiedade de querer fazer tudo de pressa e bem.

O AC Fafe não só não conseguiu ampliar a vantagem como permitiu o empate a 25 golos e, depois com a possibilidade de passar de novo para a frente nos segundos finais, permitiu nova defesa de Tiago Silva e foi surpreendido nos últimos quatro segundos com o golo da vitória dos maiatos. Foi a desolação total não só para os jogadores como para o público, parecia que o tecto do pavilhão tinha desabado. Do outro lado, o Ismai festejava a sua continuidade neste escalão. De recordar que os fafenses lhes tinham ganho os dois jogos na fase regular e tinham empatado a 27 golos na primeira volta desta fase.

É imcompreensível como o AC F consegue vencer em Fafe o Belenenses e empatar em Belém e perder com equipas mais acessíveis como o S. Bernardo, o Xico Andebol e o Ismai. o Pior de tudo é que o AC Fafe tem uma boa equipa.

Sem comentários: