.

.
.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Natação - Meeting de Coimbra: Tiago Teixeira consegue míninos de acesso à Taça Comen



Texto e foto: adf-Natação
.
GO! FAFE GO!
Aos seus lugares, Go!
.
A ADF – Natação (equipa absoluta), participou no passado fim de semana (26 e 27 de maio), em mais uma edição do Meeting Internacional Cidade de Coimbra, disputado na Piscina Olímpico de Coimbra (um verdadeiro coliseu da natação). A delegação da ADF presente foi constituída pelos nadadores Carlos Costa (capitão de equipa), Tiago Teixeira, Paulo Magalhães e Paulo Miranda, e pelo técnico António Reis. Esta competição internacional contou com a participação de 47 clubes portugueses e 6 estrangeiros (Rússia, Kuwait, Espanha, Austrália, Grécia, Israel), num total de 239 nadadores.
.
A participação dos nadadores de Fafe neste evento internacional tinha globalmente 3 objetivos: a) dar experiência ao mais alto nível aos jovens nadadores fafenses; b) ganhar experiência competitiva em piscina de 50 m como forma de preparação do ciclo intenso de competições que se avizinha; e c) permitir ao nadador internacional de Fafe, Tiago Teixeira, tentar fazer mínimos que lhe permitam a aspiração de vir a integrar, pela segunda vez esta época, a seleção nacional jovem que representará Portugal na Taça Comen (Espanha) no último fim de semana de Junho.
.
Quanto ao primeiro objetivo ele foi integralmente atingido, tendo o conjunto dos nadadores da ADF demonstrado desempenhos corajosos e de grande qualidade, desde logo por terem sido realizados com atletas quase sempre mais velhos e de nível competitivo internacional de valor reconhecido, sendo que, em média, os nossos jovens nadadores classificaram-se na 10ª posição – o que demostra bem o nível de elevada qualidade apresentada pelos mesmos.
.
No que se refere à necessidade de ganhar andamento em piscina de 50 m, o objetivo foi igualmente atingido na medida em que os nossos nadadores melhoraram, em quase todas as provas nadadas os seus tempos pessoais em piscina de 50 m, tendo inclusive atingido 3 finais, e onde a classificação nas mesmas foi em termos médios o 7º lugar absoluto (conjunto de todas as idades).
.
Quanto ao terceiro objetivo, há a realçar a prestação de qualidade superior do Tiago Teixeira, que para além de ter sido primeiro classificado da sua idade em todas as provas que nadou foi, ainda, o primeiro nadador jovem presente no Meeting a conseguir mínimos de acesso à Taça Comen – pelo que em princípio, se tudo correr dentro do expectável, merecerá mais uma vez a confiança dos selecionadores nacionais, foi o 2º classificado absoluto (só atrás de um nadador mais velho do Kuwait) e primeiro de todos os portugueses nas eliminatórias dos 100 m costas, e foi, ainda, o único nadador jovem que foi capaz de nadar por duas vezes abaixo do tempo mínimo exigido para a Taça Comen.
.
Para além dos objetivos alcançados estas provas confirmaram, estamos em crer, o “regresso” em pleno de um jovem talentoso nadador, Paulo Magalhães, a um nível competitivo superior, bem como, demonstraram igualmente, mais uma vez, o valor e a fibra de que é feito o jovem Paulo Miranda, e ainda a maturidade, inteligência e sentido de responsabilidade, do nosso capitão Carlos Costa que tão bem soube auxiliar o seu técnico no acompanhamento dos seus colegas mais novos.
Finda esta etapa em Coimbra, e entre gritos roucos e clics de cronómetros, os nadadores da ADF, já se preparam para a fase seguinte que passará pela confirmação, assim o esperam, dos seus bons desempenhos, agora na piscina de Campanhã – Porto, no próximo fim de semana, no 30º Meeting Internacional do Porto. Neste Meeting, para além da participação dos nadadores presentes em Coimbra participarão ainda as nossas nadadoras jovens, Inês Bastos e Ana Meireles.
.

Sem comentários: