.

.
.

domingo, 13 de maio de 2012

Futsal: Santo Ovídio vence Taça nos penaltis


.
Texto e fotos: João Carlos Lopes / Tiago João Lopes
.
1.º Troféu da ARCO S. Ovídio foi apimentado
.
- Gesto nobre da equipa vencida: aplaudiu o vencedor   
.
A final da edição 2011/2012 da Taça da Associação de Futsal de Fafe teve como vencedor a ARCO Santo Ovídio, com esta equipa a vencer o Desportivo Ases de S. Jorge na marcação de grandes penalidades depois de um empate a dois no tempo regulamentar que se manteve no prolongamento. De salientar que no final os jogadores do Ases de S. Jorge bateram palmas aos vencedores, num gesto nobre que enaltece e dignifica a modalidade. Foi deveras bonito ver o fair-play no final da partida.  
.
Os Ases de S. Jorge apresentaram-se muito desfalcados para esta partida, com apenas oito jogadores, sendo um deles um dos habituais guarda-redes. Contudo, a equipa de Daniel Morais discutiu o troféu até chegarem á “roleta russa” onde o guarda-redes do Santo Ovídio, Pimenta foi decisivo ao defender a grande penalidade que deu o troféu à sua equipa. Seria injusto não destacar aqui o guarda-redes dos Ases, Filipe que durante o jogo foi um verdadeiro herói ao fazer defesas espectaculares tendo inclusive travado um verdadeiro duelo com o artilheiro da ARCO Artur Costa, tendo sofrido dois golos deste jogador mas negou-lhes muitos outros pares de tentos.
.
Pimenta - Guarda-redes
Santo Ovídio
Com o Santo Ovídio a arriscar sempre mais os Ases fecharam-lhe as linhas de passe, jogando na contenção e espreitando o contra-ataque. Aos 19 minutos, Maurício Russo fez uso da sua boa técnica, aliando á velocidade e furou pela defesa do Santo Ovídio, tirando toda a gente do caminho, incluindo Pimenta, para inaugurar o marcador.
.
O Santo Ovídio tentava chegar ao golo de todas as maneiras e feitos mas nem os remates de Ricardo Ceiras, Toni, Hugo ou Artur conseguiram entrar na baliza recolhendo as equipas para o descanso com os Ases na frente do marcador.    
.
No segundo tempo o Santo Ovídio voltou a entrar pressionante e depois de Hugo ter falhado na cara de Filipe com este a negar-lhe o golo, pouco depois, aos seis minutos, Artur Costa fez o empate e dedicou o golo à filha à qual foi dar um beijo.
.
O melhor marcador do campeonato da época passada, Artur, voltou a estar em destaque aos 17 minutos, quando fez o 2-1, depois de se ter desenvencilhado com maestria dos jogadores contrário bateu Filipe sem apelo nem agravo.
.
Os Ases não tinham nada a perder e passou a arriscar mais. Ainda aos 17 minutos Pimenta negou o golo a Giggs e no minuto seguinte voltou a negá-lo a Maurício Russo.

Aos 21 minutos foi Filipe a negar mais um golo a Artur. O Ases voltaram a pressionar e, aos 22 minutos, na sequência de um livre, Talocha repôs a igualdade.
.
Ainda antes de terminar o tempo regulamentar Filipe voltou a estar em grande ao negar de novo o golo a Artur, com mais uma grande defesa.
.
No prolongamento Artur e Filipe foram os protagonistas do jogo, um rematava de todas as formas e o outro negava-lhe o golo.
.
Vieram os penaltis e ambas as equipas marcaram os dois primeiros e falharam os dois seguintes, voltando a marcar ambos o último penalti da série de cinco. A seguir era o mata-mata. Papoila converteu para o Santo Ovídio e Giggs apesar de marcar bem o penalti viu Pimenta voar como um gato e negar-lhe o golo, dando a vitória à equipa treinada por Pandilha.
 .

Sem comentários: