.

.
.

domingo, 7 de outubro de 2012

Andebol: 1.ª Div. Nac.: AC Fafe, 23 - FC Porto, 38

Texto e foto: João Carlos Lopes
.
Boa 1.ª parte e a vez dos mais novos na 2.ª 
 .
O Andebol Clube de Fafe perdeu com o FC Porto por 38-23 mas este jogo teve muito mais do que aquilo que o resultado possa evidenciar, com o treinador fafense, Nuno Santos, a meter todos os jogadores mais novos quando viu que já não valia a pena lutar contra este colosso do Andebol Nacional, isto é, depois de duas das suas unidades mais experientes de campo estarem condicionadas para ajudar os restantes companheiros.
 .
A exemplo do que tinha acontecido com o Benfica o AC Fafe entrou com concentração total na partida e isso obrigou o Porto a suar para lutar pelo resultado. Tanto mais que durante o primeiro quarto de hora de jogo a equipa orientada por Nuno Santos esteve sempre na frente do marcador e teve até uma vantagem de três golos com possibilidade de serem quatro.
.
O Porto conseguiu passar para a frente mas o AC Fafe ainda deu luta tendo igualado novamente e até dado espectáculo no andebol que praticava, chegando ao intervalo a perder por 16-14 mas podia ter ido com um parcial melhor não fosse a falta de contenção em momentos chave da partida, com a ansiedade de marcar a atrapalhar o discernimento e o Porto a aproveitar para operar mortíferos contra-ataques.
.
No segundo tempo uma desconcentração da equipa fafense originou que o Porto ganhasse muita margem de vantagem desde muito cedo. O ACF ainda recuperou entre os cinco e os dez minutos mas depois viria a ceder novamente. Foi aí que Nuno Santos resolveu dar experiência aos jogadores mais novos introduzindo em campo Os gémeos Mário e Luís Pereira, Vladimiro Pires e Rui Costa e até o guarda-redes Pedro Sousa que substituiu Miguel Marinho. Ouviram-se aplausos por esta atitude e muitos destes jogadores rejubilaram com a oportunidade que lhes foi dada e alguns até marcaram golos.
.
É verdade que o Porto aproveitou para ampliar o marcador mas o resultado por números elevados acabou por ser facilitado pela introdução dos jovens jogadores do AC Fafe.
.
Mais um pavilhão cheio para ver este jogo, com o AC Fafe a demonstrar no primeiro tempo que tem equipa para ganhar várias partidas esta temporada. Esta época tem feito lembrar os velhos tempos do Andebol em Fafe, na altura ainda com o nome de AD Fafe. Pelo muito público que tem comparecido e pelo plantel maioritariamente fafense não é arriscado dizer que o andebol está na moda outra vez. O treinador Nuno Santos tem contribuído para tal. 
.

Sem comentários: