.

.
.

domingo, 14 de outubro de 2012

Nac. 2.ª Div. B: AD Fafe, 1 - Varzim SC, 0


Texto e fotos: João Carlos Lopes e Tiago João Lopes
.
Ele Xavi(a) toda
- Sete fafenses na equipa titular  
.
O Fafe recebeu o Varzim SC que detinha a defesa a menos batida do campeonato e venceu por uma bola a zero, com um golo do defesa central Xavi apontado aos 14 minutos de jogo, na sequência de um pontapé de canto. Não é a primeira vez que este central formado na AD Fafe festeja o golo, pois tal como o companheiro Zé Manel, sobe muitas vezes à área adversária na sequência de bolas paradas. É a experiência ao serviço da AD Fafe que por vezes também dá frutos no ataque através de quem está habituado a defender.
Antes de mais saliente-se que Agostinho Bento teve que fazer adaptações na equipa, porquanto André e Silvestre, habituais titulares, se encontravam lesionados. Ferrinho ocupou a posição de defesa esquerdo e João Carneiro ocupou a vaga deixada por Silvestre no meio campo. Tanto um como outro estiveram à altura dos novos cargos com especial destaque para o fafense Ferrinho que dez uma exibição de encher o olho com a raça e a garra que lhe são reconhecidas.
Outro dado importante neste jogo teve a ver com o facto de Agostinho Bento apresentar sete fafenses no onze inicial: João Nogueira, Filipe, Ferrinho, Xavi, Mike, Bruno Monteiro e Tiago André. Pedro Castro também entrou na partida aos 72 minutos para substituir o conterrâneo Filipe. Os defensores de uma equipa com a maioria dos jogadores da terra não se podem queixar. Só por isto já valia a pena ver o jogo que resultou em vitória para os fafenses.
A primeira parte valeu pelo golo apontado pelos fafenses que se começou a desenhar num livre frontal, quase sobre a linha da meia-lua. Tiago André bateu o livre e em primeira instância a bola bateu na barreira, regressou ao remetente que, em segunda instância, obrigou Miguel a voar para ceder canto. Na sequência do canto, cobrado aos 14 minutos, por Filipe, a bola chegou ao segundo poste onde Xavi, de cabeça, atirou para a baliza.
O Fafe continuou a trocar bem a bola e praticamente não se viu a reacção do Varzim até ao intervalo, com os guarda-redes a terem uma primeira parte praticamente tranquila.
No segundo tempo aumentou a intensidade e as oportunidades de golo sucederam-se de um lado e do outro.
Aos 50 minutos, cruzamento tenso de Tiago Valente, Miguel Largou a bola e só por pouco Mike não fez golo; respondeu o Varizm, aos 52, com Zé Diogo a ganhar espaço e a servir Nelsinho com este a desperdiçar o golo quase certo; Cinco minutos depois, Telmo, sozinho na área, atirou de cabeça, por cima da trave depois de cruzamento perfeito de Rui Figueiredo.
O Fafe teve um contra-ataque aos 58 minutos, com cinco fafenses para dois poveiros, mas que acabou desperdiçado devido à velocidade com que João Carneiro endossou a bola a Ricardo Valente. Dois minutos depois Filipe apareceu a cabecear na área para defesa espectacular de Miguel e, na recarga João Carneiro voltou a fazer brilhar o guardião varzinista.
Reagiu de novo o Varzim, com Nelsinho, antigo jogador da ADF, a levar muito perigo à área do Fafe, aos 62 minutos. Aos 64 Nélson serviu Capixava e este rematou à malha lateral da baliza de Pedro Freitas. O Varzim voltou a mostrar intenção de marcar aos 73 minutos com Nelsinho, em jeito a fazer a bola bater na parte de cima da barra da baliza fafense. Dois minutos depois valeu Ferrinho a negar as intenções a Nelsón Campos. Mais dois minutos e Ferrinho novamente em acção a limpar a zona de rigor. Aos 83 minutos, Nelson Campos rematou de primeira ao segundo poste com a bola a sobrevoar a baliza do Fafe.
Até final, incluindo os quatro minutos de compensação, o Fafe controlou o jogo e afastou o perigo da sua área, pois os poveiros queriam a todo o custo evitar a primeira derrota, o que não conseguiram.
No próximo Domingo o Fafe vai a Santa Maria da Feira para jogar com o Feirense para a 3.ª Eliminatória da taça de Portugal.  
 
Jogo realizado no Parque Municipal de Desportos, em Fafe.
Árbitro, Pedro Pereira (CA Braga), auxiliado por Fernando Pereira e Paulo Miranda.
AD FAFE: Pedro Freitas; Mike, Zé Manel, Xavi e Ferrinho; Bruno Monteiro, João Nogueira e João Carneiro, Ricardo Valente (Badará, 85), Filipe (Pedro Castro, 72) e Tiago André (Traquina, 61). Treinador, Agostinho Bento.
VARZIM SC: Miguel; Tiago Lopes, Hugo Basto, Telmo, Nélson Agra, Nelsinho, Vasco (Capixava, 63), Rui Figueiredo (Nani, 70), Zé Diogo, Nélson Campos e André Pires (Pato, 81). Treinador, Octávio Moreira.
DISCIPLINA: Amarelos: Tiago André, 19; Telmo, 42; Ricardo Valente, 44; Filipe, 65; Nani, 80; Traquina, 89; Zé Diogo, 90+1 e Nélson Agra, 92.
MARCADOR: Xavi, 14.

Sem comentários: