.

.
.

sábado, 5 de março de 2016

Taça Portugal Futsal Fem.: Nun´Álvares está nos 1/4 final (3-2 ao Golpilheira)

Texto e Fotos: João Carlos Lopes

Quartos com vista para a final four

A equipa feminina de Futsal do Grupo Nun'Álvares está nos quartos de final da Taça de Portugal depois de bater a equipa leiriense do Gulpilheira, que está a jogar para o título no nacional da prim eira divisão por 3-2, num jogo muito intenso, com as fafenses a mostrarem muita atitude positiva neste jogo mas sobretudo com um grande posicionamento táctico e muitos argumentos técnicos. João Nuno Sousa apenas tinha três jogadoras suplente neste jogo, uma vez que tanto Telma como Joana Melo e Catinha se encontram ao serviço da Selecção Distrital de Braga. 

A favor das fafenses esteve o facto de terem marcado dois golos logo nos primeiros cinco minutos e colocar as adversária a correr atrás do resultado. O primeiro golo pertenceu a Nadia que foi assistida por Liana, jogadora que obteve o segundo golo das fafenses depois de arrancar do meio campo e bater a guarda-redes forasteira. 

A formação do Golpilheira mostrou ter muita qualidade, num futsal assente em boas transições e muita mobilidade dentro do campo mas encontrou pela frente uma formação determinada e que teve em ultima instância uma guarda-redes, Joana Pereira, sempre muito atenta na leitura do jogo e a negar por várias vezes o golo às forasteiras. 

Na primeira parte as equipas remataram muito, com maior ascendente para a equipa de Leiria mas o resultado manteve-se inalterado. 


Na segunda parte as jogadoras do Nun'Álvares mantiveram a postura, com muita agressividade sobre a bola sem dar muito espaço de manobra às meninas da Cidade do Liz que tentavam por todos os meios chegar ao golo. Porém, quer em jogadas apoiadas, quer em contra-ataque a verdade é que as fafenses também tiveram mais situações de golo que por um ou outro motivo não concretizaram.

Quando faltavam 7', 36'', para terminar a partida o Golpilheira arriscou no 5x4 mas foi a formação do GNA a chegar ao 3-0, com Ana Loira a aproveitar a baliza deserta para marcar quase de um extremo ao outro do recinto de jogo. 

Não desarmou a equipa de Leiria que continuou a jogar no 5x4 e acabou por reduzir para 3-1 quando faltavam cerca de três minutos de jogo e conseguiu aproximar-se no marcador a 2',10'' do final, relançado o jogo. Porém, a garra e determinação das jogadoras do GNA foi preponderante, até porque fizeram tudo o que deviam fazer para manter a bola longe da sua baliza e na sua posse. Assim foram gerindo o tempo o que lhes veio a permitir festejar efusivamente no final do jogo. 

Uma vitória que o treinador João Nuno Sousa diz ter sido merecida, desejando agora que lhe caiba em sorte uma equipa acessível e em casa para acalentar o sonho de poder estar na final four da competição, o que seria um prémio justo para aquilo que as suas atletas têm vindo a fazer ao longo dos anos. Não calhando uma equipa acessível então preferia que fosse o Sporting e também e casa.

NUN'ÁLVARES: Joana Pereira; Nadia, Cindy, Ana Loira e Liana. Pisco, Cátia Coelho e Belinha. Treinador, João Nuno Sousa. 

Sem comentários: