.

.
.

terça-feira, 15 de março de 2016

400 pessoas abrilhantaram a Caminhada da Primavera 2016

Texto e fotos: João Carlos Lopes 



Festa perfeita de boas vindas à Primavera 



A Caminhada da Primavera 2016, iniciativa promovida pela Bolota Campestre em parceria com a Fafe Runners para a prova Fafe Trail Run, contou com 400 caminheiros oriundos de várias localidades que ficaram encantados com o percurso e deslumbrados coma a belas paisagens existentes nos montes e vales de Fafe, onde se inclui a sumptuosa Barragem de Queimadela, com os seus recantos, e a cascata. 

O percurso de 8 Km com acentuada inclinação percorreu a União de Freguesias de Monte e Queimadela com partida e chegada para convívio na Barragem da Queimadela. Iniciou-se no pontão da barragem, passou pela mesma em direcção à cascata onde se iniciou a subida, sob o som encantador da natureza que a força das águas a contornar as pedras do leito dos rios e riachos sempre proporciona, numa simbiose perfeita para o corpo e para a alma.

Os caminheiros passaram pela magnífica Aldeia Turística do Pontido, em direcção à pode de Queimadela, onde voltaram a contornar o Rio Vizela agora de uma perspectiva mais elevada. Seguiu-se um longo percurso até à antiga freguesia de Monte, quase sempre em subida acentuada mas por entre o verde da natureza, para descer novamente em direcção à Barragem que foi contornada desde a "casa da pesca" até à praia fluvial, que era o epicentro de toda as actividades do Fafe Trail Rain. 

Esta foi a segunda iniciativa da Associação Bolota Campestre e tem como objectivo promover a natureza do norte do concelho de Fafe e mostrar às gentes, como se pode explorar o que a mesma de melhor tem a conviver em perfeita harmonia e com respeito pelo meio ambiente. 

A mascote "Bolota" deu cor brilho que funcionou como um incentivo adicional a quem precisava de motivação. A organização esteve irrepreensível desde o início da caminhada até ao final, não se ouvindo qualquer motivo de queixa, bem pelo contrário sobraram elogios, quer pelo percurso, quer pela marcação do mesmo que não deixava dúvidas para qualquer engano, quer pela afabilidade dos organizadores. Quando é assim as pessoas voltam de certeza porque foi tudo perfeito e S. Pedro Contribuiu com um lindo dia de sol. Foi a festa desejada de boas vindas à Primavera.

Sem comentários: