.

.
.

sexta-feira, 25 de março de 2016

CPP - FASE SUBIDA: CD Estarreja, 0 - AD Fafe, 0 (1.º lugar seguro)

Texto e fotos: João Carlos Lopes


Dois cofres muito bem guardados 



No jogo que marcou o regresso de Agostinho Bento ao banco do Fafe, os fafenses empataram em Estarreja sem golos num jogo muito dividido e em que os cofres das duas equipas estiveram sempre muito bem guardados.

Num terreno com as dimensões mínimas a proporcionar pouco espaço aos jogadores e a jogadas rápidas, a primeira parte foi equilibrada com ambas as equipas a chegar com facilidade à baliza, a tentarem o remate, com os pés e a cabeça mas sem que os guarda-redes tivessem que se aplicar para intervir na partida. 

A segunda parte foi jogada na mesma toada, com as equipas a tentarem ao golo mas a não o conseguirem nem em futebol corrido nem de bola parada.

1.ª PARTE 

O jogo foi precedido de um minuto de silêncio pelas vítimas do atentado na Bélgica e ainda pela morte do árbitro Joaquim Campos.


30'' - Primeira abordagem da equipa da casa à baliza de Marçal com a equipa do Estarreja a estar muito perto de criar perigo.


3' livre de Carela do lado direito para Gustavo cabeceara ao lado da baliza do Fafe.

6' - Remate de Marmelo saiu fácil para Marçal. 

7' - Livre perto da linha lateral para para o Fafe por falta sobre Jorge Gonçalves. Bateu João Nogueira, cabeceou André por cima da trave. 

10' - Depois de início mais prometedor do Estarreja, Fafe já reequilibrou mas 

11' - Cruzamento de Marquinhos para Silvestre cabecear na área para defesa fácil de André. 

14' - Jogo interrompido para assistência a João Nogueira.

17' - Livre perto da quina da área apontado por Jorge Gonçalves, por cima da trave. 

19' Grande jogada do Fafe a começar em João Nogueira, a passar por Silvestre para desmarcação de Ferrinho, que cruzou ao segundo poste onde Marquinhos cabeceou por cima. 

20' - Campo com as dimensões mínimas a proporcionar um jogo muito aberto, com a bola a chegar com facilidade às duas áreas. 

23' - Jorge Gonçalves lançado por Ferrinho a rematar contra as pernas dos adversários. Na insistências Allan a cabecear com oposição. 

24' - Livre para o Estarreja acabou nas mãos de Marçal. 

26' - Livre de Carela a originar uma jogada de insistência do Estarreja na área do Fafe com vários cruzamentos.

29' - Bola lá, bola cá com Agostinho Bento muito interventivo.

30' - Jogada do Estarreja na área do Fafe levar ao bruá nas bancadas. Tentou o Fafe sair em contra-ataque mas Jorge Gonçalves não conseguiu entregar em condições a Allan que depois levou com a bola e ficou no chão a sangrar.  

34' - Bola continua a chegar com rapidez às duas áreas numa partida que ainda não teve qualquer pontapé de canto. 

36' - Primeiro amarelo do jogo para Tiago Melo por falta sobre Ferrinho a meio campo. Livre de Landinho saiu curto e a bola foi rechaçada pela defesa local. 

38' - Livre lateral para o Estarreja a meio da linha e da área, bateu Carela, a bola foi à cara de João Nogueira.

42' - Últimos minutos jogados na zona do meio campo.

43' - Marçal tirou a bola da cabeça de um homem da casa após cruzamento de Carela. 

44' - Primeiro canto do jogo para o Estarreja que não trouxe perigo mas depois de um remate muito por alto a bola a recuar e o perigo a aparecer junto da baliza de Marçal. 

2.ª PARTE  


46' - Segunda parte iniciou-se sem alterações mas o Fafe joga agora contra o vento. Willams, Zé Diogo e Ricardo Fernandes começaram a aquecer no início da segunda parte. Do lado do Estarreja ainda ninguém se levantou do banco para o efeito. 

50' - Livre lateral próxima da linha da área, lado direito, Silvestre tocou para trás para Landinho a bola subiu longe da baliza. 

53' - Livre para o Estarreja ainda longe, bola metida para a área, a ser devolvida para um remate muito por cima dos homens da casa. 

56' - Cruzamento de Allan da direita a chegar a Marquinhos e depois a Silvestre, com o primeiro a poder fazer muito melhor ma a perder tempo de acção e depois a ser bem coberto pelos homens da casa, ainda a solicitar Silvestre mas a jogada de perigo a perder-se. 

56' - Cartão amarelo para Jorge Gonçalves. 

59' - André tinha uma bola controlada, tentou evitar canto deixou à mercê de Allan que cruzou mas Carcela evitou que resultasse em golo do Fafe. 

60' - Remate de longe de Landinho a sair fácil para André. 

63' - Xavi a ceder canto para o Esterreja. 

64' - Saiu Marquinhos e entrou Willams no Fafe. 

65' - Saiu Tiago Melo e entrou André Silva no Estarreja.


66' - Equipas muito concentradas defensivamente num jogo que pode zser decidido num pormenor. 


67' - Jogada do lado esquerdo do ataque do Estarreja a terminar num cruzamento/remate para fora. 


69' - Canto para o Estarreja, batido ao segundo poste com Ferrinho a ceder novo canto do lado contrário, agora lado direito com o Fafe a resolver.

71' - Cartão amarelo para Allan. 


72' - Canto para o Fafe ganho por Jorge Gonçalves. Bateu Silvestre, André tirou da cabeça de Allan, a jogada prosseguiu para remate de Silvestre e defesa fácil de André.

74' - Livre para o Estarreja, na linha da área junto à linha lateral, cobrado com insistência mas sem consequências.

77' - Cartão amarelo para Landinho e livre para o Estarreja, bateu Carela, sobrou para Alex com um grande remate de primeira sobre a baliza de Marçal.

78' - Saiu Silvestre e entrou Ricardo Fernandes no Fafe. 

80' - Livre de Marquinhos do lado esquerdo saiu muito por cima da baliza. 

82' - Ferrinho a aparecer pela esquerda a insistir e a ganhar canto, que nada resultou e quase dava contra-ataque do Estarreja. 

84' - Fafe assume as despesas do jogo nesta altura.

85' - Jorge Gonçalves ganhou canto a favor do Fafe. João nogueira Marcou mas em nada resultou.  

86' - Cartão amarelo para André da AD Fafe. 


87' - Cartão amarelo para André Silva por travar João Nogueira que se preparava para lançar o ataque do Fafe. 

89' - Livre lateral para o Estarreja, já no enfiamento da área, bateu Cacela aliviou Xavi. 


LANÇAMENTO DO JOGO

Dois jogos depois de sofrer um enfarte do miocárdio Agostinho Bento está de regresso ao banco da AD Fafe, porquanto já esteve a falar com o treinador da equipa do Estarreja com a braçadeira de treinador no braço.

O Fafe desloca-se a Estarreja na condição de líder, com 14 pontos, mas vai jogar com o terceiro classificado, com os mesmos do segundo, FC Vizela, que têm 11 pontos. Se o Fafe vencer dá um safanão positivo nas suas aspirações rumo á subida. Caso o Estarreja vença, pode ocorrer que também em caso de vitória do Vizela foquem três equipas com 14 pontos. Já o empate deixará sempre o Fafe na frente.

O Fafe vem de uma vitória caseira de uma bola a zero sobre o Pedras Rubras, enquanto o Estarreja empatou a uma bola no terreno do Bragança, que é o quarto Clube com aspirações de alcançar um dos dois primeiros lugares.

Em campo vai estar a melhor defesa do CPP, a do Fafe, com apenas um golo sofrido, tendo marcado seis golos. Já o Estarreja marcou sete e sofreu cinco nos seis jogos já disputados.

Este é o primeiro jogo oficial entre as duas equipas.

Fecha-se nesta jornada a primeira volta e o Fafe, com um calendário mais favorável na segunda, pode dar aqui um passo de gigante rumo à subida.

Jogo no Estádio Dr. Tavares da Silva, em Estarreja.

Árbitro, Nuno Roque, auxiliado por Fábio Monteiro e João Martins (AF Coimbra).

CD ESTARREJA: André; Tiago Melo (André Silva, 65'), Cancela, Gustavo, Vítor Hugo, Moedas, Gaby, Fredy, Carela, Alex e Marmelo. Treinador, Sandro Botte.

AD FAFE: Marçal; Vasco Cruz, André, Xavi, Ferrinho, Silvestre (Ricardo Fernandes, 78') João Nogueira, Marquinhos (Willams, 64'), Landinho, Jorge Gonçalves e Allan Júnior. Treinador, Agostinho Bento.

DISCIPLINA: Cartões amarelos: Tiago Melo, 36'; Gustavo, 50'; Jorge Gonçalves, 56'; Allan Júnior, 71'; João Nogueira, 74'; Landinho, 77'; André (ADF), 86'; André Silva, 87' e Ferrinho, 90+1'.

Sem comentários: